Na última terça-feira (24), começou a temporada 2023/24 da principal Liga de basquete do mundo, a NBA. Dessa maneira, o coração dos fãs de esportes que esperavam ansiosamente o início da disputa, podem bater calmamente. Neste sentido, as pessoas sempre tentam prever quem serão os melhores ou piores profissionais da temporada.
Como uma equipe não é formada apenas pelos seus jogadores, o cérebro da operação acabam sendo os técnicos das franquias. Sendo assim, a página Pisou na Linha fez uma pesquisa e selecionou os melhores e piores treinadores da NBA para temporada 2023/24. Confira!
A temporada 2023/24 da NBA
Na última edição da Liga estadunidense de basquete, o campeão foi o Denver Nuggets, comando por Nicola Jokic e companhia. A defesa do troféu de campeão da equipe começou oficialmente nesta terça-feira (24) com o inicio da temporada regular da temporada 2023/24. A saber, está vai ser a 78ª temporada da NBA.
O formato da competição conta com três etapas: a temporada regular, play-in e playoffs. Desse modo, a primeira fase ocorre entre 24 de outubro de 2023 e 14 de abril de 2024. Em seguida, o play-in acontece entre os dias 16 e 19 de abril, e os playoffs estão programados para começar em 20 de abril. Por fim, a final da NBA vai ser entre 6 e 23 de junho, se chegar ao jogo 7.
Assim também, a temporada regular marca a disputa de um torneio entre 3 de novembro e 9 de dezembro, com todos os jogos, exceto a final, contando para a classificação da temporada regular. Já o All-Star Game da NBA 2024 está programado para o dia 18 de fevereiro de 2024, no Gainbridge Fieldhouse, em Indianápolis.
Ver essa foto no Instagram
Erik Spoelstra o melhor técnico da NBA 2023/24
Obviamente, o desempenho dos jogadores dentro de quadra é que levam uma franquia ao título da NBA. Porém, do lado de fora fica o grande estrategista e quem planeja os planos de atuação do time ao longo do campeonato, estamos falando do treinador, o responsável por gerir tudo ao seu redor.
Com o intuito de analisar e avaliar os comandantes das equipes da principal liga de basquete do mundo, o Pisou na Linha realizou uma pesquisa com mais de 80 especialistas para eleger os melhores e piores do cargo.
Sendo assim, após a votação, a conclusão final foi que Erik Spoelstra, treinador do Miami Heat, é o melhor da função na NBA. Além disso, o comandante da equipe da Flórida foi escolhido como quem melhor faz ajustes em sua equipe dentro de uma partida. O treinador foi responsável por guiar Heat ao vice-campeonato da NBA.
Na temporada regular, o Miami ficou em 7º na conferencia leste, após ganhar 44 dos 82 jogos. No play-in, o Heat avançou para o playoff depois de derrotar o Chicago Bulls. Na sequência eliminou: o Milwaukee Bucks, por 4 x 1, New York Knicks, por 4 x 2, Boston Celtics, por 4 x 3, e perderam a final da NBA para o Denver Nuggets por 1 x 4.
ERIK SPOELSTRA É GÊNIO
Na nossa sessão técnicos, domínio para Erik Spoelstra nos dois rankings positivos.
Após a incrível campanha as finais do último ano, o bicampeão da NBA foi ainda mais reconhecido como um dos grandes treinadores de nossos tempos na liga.
Dos 80 votantes,… pic.twitter.com/PDlIOP4SBr
— Pisou Na Linha ??? (@pisounalinha) October 23, 2023
O pior treinador da NBA 2023/24
Em contrapartida, a votação também escolheu os piores técnicos na Liga e também quem mais balança na função. As duas votações tiveram resultados diferentes, já que a de pior treinador geralmente vai para quem menos contribui para o impacto no time, e a de balanço depende da expectativa gerada.
Sendo assim, o comandante que mais balança no cargo é Billy Donovan, do Chicago Bulls. A falta do desenvolvimento coletivo foi uma das justificativas usadas, o Bulls ficou em 10º na temporada regular, com 40 vitórias em 82 jogos. No play-in foram eliminados pelo Miami Heat. Na segunda posição ficou Jason Kidd, que levou o Dallas Mavericks para o 11º lugar na conferencia oeste, ficando fora dos mata-matas.
Por outro lado, a disputa para o pior o comandante foi acirrada, sendo dividida por um voto. Os escolhidos foram: Chauncey Billups, do Portland Trail Blazers, Kidd, do Dallas, e Steve Clifford, do Charlotte Hornets. O treinador do Blazers venceu com 19 votos, contra 18 de Kidd e 17 de Clifford.
Para efeito de comparação, Billups ao lado de seus comandados no Blazers venceram 33 jogos e perderam 49, assim ficaram na 13ª colocação do oeste. Como dito anteriormente, Kidd ficou com o Dallas na 11ª posição, com 38 triunfos e 44 revezes. Já Clifford comandou o Hornets em 27 vitórias e 55 derrotas, ficando na 14º lugar.
CORDA BAMBA
Se temos Spoelstra no topo, quem está na lama entre os 30 treinadores da liga?
Para 31 dos 80 votantes, o treinador que mais balança no cargo chegando para a temporada é Billy Donovan do Chicago Bulls!
Em meio aos problemas de desenvolvimento coletivo da equipe no… pic.twitter.com/jXXkLyJI05
— Pisou Na Linha ??? (@pisounalinha) October 23, 2023
Siga no mundo do Basquete e confira mais conteúdos sobre a modalidade.
- Descubra os 49 jogadores considerados estrelas da NBA
- ON FIRE! Confira os 15 jogadores mais hypados da NBA 2023/24
- Botafogo acerta com americano que rivalizou com Giannis Antetokounmpo e Rudy Gobert
- Noah Nyles tinha razão? O título da NBA não é mundial?
- Oscar Schmidt faz pedido inusitado para LeBron James