Um péssima notícia para os fãs de basquete, o clube espanhol CB Clavijo informou o falecimento do brasileiro e ex-jogador de basquete, Sidão Santana, neste domingo (3), na cidade de Logroño, na Espanha.

Segundo as informações do time, o jogador de 40 anos não resistiu a um ataque cardíaco e acabou falecendo. Sidão era um dos grande ídolos do clube, depois de sua passagem por lá como jogador. 

Carreira

Sidão Santana nasceu em Salvador (BA), em 27 de julho de 1983. Ao todo, forma 16 anos de carreira dentro do basquete profissional, de 2003 até 2019. Defendeu as cores do ASBAC, Bauru, Mogi, Sport e São Paulo. Além disso, também fez carreira internacionalmente tendo passagem por dois continentes: África (República Dominicana, Angola, Lunda) e Europa (Espanha).

Equipes como Bauru e Sport prestaram homenagem ao ex-jogador:

Na Espanha, defendeu as cores de equipes como Guadalajara, Baloncesto Plasencia, Cáceres, Tarragona, Caja Rioja (ajudou a equipe a subir para a primeira divisão) e Clavijo. A conexão com o país Ibérico era tão grande que o jogador se naturalizou espanhol e passou também a morar no país, mesmo depois de se aposentar.

Em uma entrevista concedida para o site ibahia em 2011, Sidão admitiu que tinha mais vontade de jogar vestindo a camisa espanhola do que a brasileira:

Nunca me valorizaram como esportista aqui. Você acaba crizando raízes onde está. Deve ser por isso, disse Sidão para o ibahia em 2011. 

Na mesma entrevista, Sidão admite grande sonho de um dia poder jogar na NBA, a liga norte-americana e mais famosa do mundo. Contudo, o jogador infelizmente não conseguiu concretizar o desejo.