Em uma das piores apresentações do Flamengo na temporada, com uma péssima partida coletiva do Flamengo nos  três primeiros quartos. Faltou intensidade, muitos erros bobos, falha na conclusão das jogadas ofensivas e uma desconcentração em grande parte do jogo. Diante, um adversário muito limitado e abaixo. Onde, se sentiu bem a vontade em quadra, de forma inesperada. Mas, o último quarto mostrou qualidade e vontade da equipe do Flamengo que conseguiu a vitória de forma épica buscando uma reação bem adversa em quadra e conseguindo uma virada histórica da BCLA por 88 a 86 e garantindo a vaga na semifinal da Champions das Américas, a ” Libertadores” do basquete.

Flamengo classificado

No primeiro quarto, a equipe do UDEC se portou de forma surpreendente, com o time chileno com enorme personalidade nos arremessos em quadra com os seus jogadores norte-americanos Jerry Evans e Miles Bowman sendo os melhores em quadra. Por outro lado, o Flamengo não teve um bom aproveitamento nos três pontos e viu seu ataque travar no primeiro quarto e demonstrar uma displicência e pareceu estar acomodado com o resultado.

O que parecia apenas um quarto abaixo, virou um drama para o Flamengo. A UDEC soube ter aproveitamento nos três pontos durante os minutos iniciais e teve uma vantagem de 20 pontos, tornando a vida do rubro-negro um pesadelo. E o Flamengo só conseguiu achar um certo equilíbrio ofensivo e reduziu a diferença. Após, Gui Deodato e Penka Aguirre converterem duas bolas de três.

No terceiro quarto, o Flamengo começou a esboçar uma reação e teve seu melhor desempenho ofensivo na partida até então no jogo. Com um excelente desempenho dos argentinos Martin Cuello e Penka Aguirre. Mas, a UDEC manteve boa regularidade com as jogadas próximas ao garrafão. O Flamengo conseguiu diminuir a distância para dez pontos.

O último quarto se tornou épico e uma noite memorável para o Flamengo e “inflamou” o seu torcedor em quadra.  Os pontos de Gabriel Jaú e Ricardo Fischer foram importantes para o Flamengo construir sua reação nos minutos finais da partida. Onde, no último segundo do jogo a cesta com falta em cima e Gabriel Jaú faltando 3 décimos garantiu a vitória para o Flamengo. Por outro lado, a partida do rubro-negro teve um desempenho muito abaixo do esperado.

Destaques do Flamengo

Ricardo Fischer – 19 pontos e 8 assistências

Gabriel Jaú – 18 pontos e 12 rebotes

Martin Cuello – 15 pontos

Penka Aguirre – 15 pontos