Nesta sexta-feira (24) começa a Copa do Mundo de Basquete. Mas o Grupo do Brasil começará no sábado (25). As partidas terão transmissão pela ESPN no Star+. Serão 32 seleções competindo nas Filipinas, Indonésia e Japão. O torneio dará vagas nos Jogos Olímpicos de Paris e terá a presença de alguns dos principais jogadores do planeta.

Os Estados Unidos não irão completos, sem LeBron James, Stephen Curry e companhia, mas ainda são os favoritos ao título, junto com a Espanha, atual campeã, que está no Grupo do Brasil.

Veja a análise do grupo do Brasil na Copa do Mundo de Basquete 2023

O grupo do Brasil, possui a atual campeã, Espanha, a seleção brasileira chega para a Copa do Mundo em um bom momento. A Espanha não conta com estrelas como Pau Gasol, mas ainda é uma equipe bastante sólida. Com nomes experientes como Sergio Llull, os espanhóis podem complicar a vida de qualquer um.

A seleção europeia será o adversário mais complicado do grupo do Brasil. Mesmo com duas seleções mais fracas (Irã e Costa do Marfim), o time brasileiro necessita de atenção nesses confrontos, pois são dois países em que o basquete está em crescimento.

Grupo do Brasil na Copa do Mundo de Basquete – Divulgação/CBB
Jogos da seleção na Copa do Mundo de Basquete – Divulgação/CBB

Nos amistosos preparatórios, foram três vitórias e duas derrotas, uma delas para a Sérvia. A vitória mais expressiva foi contra a Austrália, em que o Brasil bateu os donos da casa, por 90 x 86. O Brasil terá uma mescla de jogadores experientes com futuros nomes do basquete brasileiro. Entre os convocados, destaque para Marcelinho Huertas, Raulzinho e Bruno Caboclo como os mais experientes e já provados. Porém, conta também com Yago Mateus e Gui Santos.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Basquete Brasil – CBB (@basquetecbb)

O formato da Copa do Mundo

As 32 equipes participantes foram divididas em oito grupos, com quatro seleções cada. Os grupos foram divididos em três regiões, com A, B, C e D jogando em Manila, nas Filipinas, o E e F em Okinawa, no Japão, e G e H em Jakarta, na Indonésia.

Os dois mais bem colocados de cada grupo vão para a segunda fase, que também será disputada em formato de grupos, na mesma região, em quatro grupos de quatro. Os dois mais bem colocados de cada um desses novos grupos irão para as quartas de final. O mata-mata é disputado em jogos únicos de eliminação.

As vagas na Olimpíada ficarão para as duas melhores equipes da América e da Europa e as melhores de cada um entre África, Ásia e Oceania, além da já classificada, França, dona da casa nos Jogos Olímpicos.