Neste sábado (22), Minas se consagrou como o campeão da Copa Super 8 Sky, após vitória inédita contra o São Paulo. Ao final do duelo, que terminou com o acirrado placar de 78×77, o ala Gui Deodato recebeu o título de MVP (em inglês, King Of The Cup). Como o próprio nome já anuncia, o prêmio é conferido ao jogador mais valioso da temporada – ou seja, aquele que teve maior destaque e atuação no decorrer da competição.

Em suma, na final contra os paulistas, Gui Deodato computou, ao todo, 25 pontos, sete rebotes, duas assistências e 26 de eficiência. Além disso, suas médias nos demais jogos do campeonato também impressionam e justificam tamanha força dentro de quadra: são 21 pontos, 6,6 rebotes, 3,3 assistências e 22 de eficiência.

Contudo, não é de hoje que o atleta se destaca no basquete nacional. Em 2012 e 2013, chegou a receber o apelido de Batman após ser campeão do Torneio de Enterradas do Jogo das Estrelas. Assim, quase 10 anos depois, Deodato continua impressionando em cada partida que participa, seja no Minas ou na Seleção Brasileira, na qual Deodato voltou a compor em novembro de 2021.

Além de Gui Deodato: as estrelas que receberam o MVP

O título de MVP, oferecido pela Budweiser, é conferido anualmente, ao final da Copa Super 8 SKY, criada em 2018, para referenciar o atleta que terminou o campeonato com médias excepcionais. Desde então, outros três atletas também receberam o prêmio de jogador mais valioso da competição: Olivinha, Hettsheimeir e Marquinhos.

Jogador Posição Equipe Edição
Gui Deodato Ala 123 Minas 2022
Olivinha Ala/pivô Flamengo 2020/2021
Rafael Hettsheimeir Pivô Sesi Franca Basquete 2019/2020
Marquinhos Ala Flamengo 2018

Depois do título: os próximos passos do Minas na NBB

Antes de mais nada, o título inédito recebido pela Tempestade é reflexo de uma temporada de ótimos resultados e uma campanha de alto nível rumo à vitória. No que se refere ao primeiro turno do Novo Basquete Brasil (NBB), Minas terminou em terceiro lugar, com 13 vitórias em 16 jogos e 29 pontos totalizados.

Por outro lado, o primeiro e segundo colocado foram, respectivamente, Sesi Franca, com 16 vitórias em 16 jogos e 32 pontos, e Flamengo, com 14 vitórias em 16 jogos e 30 pontos. Dessa forma, com o acirramento das partidas em meio a nova temporada, nada impede que os desempenhos desses três gigantes levem a uma mudanças no pódio do NBB 2022.

Depois da conquista de seu primeiro título nacional, é de se esperar que a equipe continue o bom desempenho no NBB, se fortalecendo como um adversário que não vem para perder. Portanto, os mineiros enfrentam o Caxias, novamente na Arena Minas Tênis Clube, nesta quinta-feira (17), às 19h (horário de Brasília).

Foto: Divulgação/João Pires/LNB