O técnico Helinho, do SESI Franca, é uma das principais peças de sucesso da equipe nos últimos anos. O treinador, de 48 anos, carrega no currículo títulos importantes como dois campeonatos de NBB, duas Copas Super 8 e uma Champions League das Américas.

Agora, Helinho pode conquistar um título que ainda não tem no currículo: a Copa Intercontinental de Basquete. A equipe do SESI Franca já está presente em Singapura para a disputa da competição.

Técnico do Franca avalia trocas no time e manutenção do DNA vencedor para o Mundial
Divulgação/ Franca

O time faz sua estreia nesta sexta-feira (22), contra o campeão da África, o Al Ahly. A bola laranja sobe a partir das 4h (horário de Brasília). Em seguida, o próximo compromisso do time do SESI Franca vai ser contra o NBA G League Ignite.

O representante dos Estados Unidos estreou com derrota para o Al Ahly por 82 x 76. A comissão técnica, incluindo o treinador Helinho e alguns jogadores, estiveram presentes no Singapore Indoor Stadium acompanhando a partida.

Em entrevista para a Liga Nacional de Basquete (LNB), Helinho comentou que a equipe de scout do Franca tem ficado de olho nos dois primeiros adversários na Copa Intercontinental. Além disso, citou o nome de Norris Cole do Al Ahly, jogador que já jogou na NBA e foi bicampeão pelo Miami Heat com LeBron James.

Claro, estamos “scouteando” os adversários. A equipe do Egito é uma equipe que conta com vários jogadores que jogaram a Copa do Mundo pelo Egito, além do Norris Cole que eles contrataram para essa disputa do Mundial. Contratação importante, jogador que já jogou na NBA (campeão no Miami Heat ao lado de Lebron James e Dwyane Wade).

A comissão técnica está procurando fazer uma análise mais completa para que dentro daquilo que temos como repertório, minimizar as ações deles. A equipe do Ignite é uma equipe bem mesclada.

Conta com alguns jogadores experientes e alguns jovens que devem estar entre os 10 melhores do próximo Draft da NBA. Alguns são mais experimentados, caso do armador Stockton (filho do John Stockton) que jogou várias janelas da Copa do Mundo FIBA pela seleção americana.

É uma equipe bastante versátil e diversificada, mas estamos procurando “scoutear” as duas equipes como sempre fazemos. Temos boas informações vindas de treinadores que acompanham essas Ligas e tanto o Pablo (Pablo Costa, assistente técnico) como eu temos bom relacionamento e pudemos apurar bem.

Na partida, Morris Cole terminou com 13 pontos e também nove assistências.