Em 2022, a Confederação Brasileira de Basketball (CBB) decidiu por retirar da LNB (Liga Nacional de Basquete) a chancela de organizar o campeonato nacional, o Novo Basquete Brasil (NBB).

Após a ação, a CBB decidiu por ela mesma organizar uma nova competição nacional e também o oferecimento de vagas para os times competirem em torneios internacionais. No entanto, poucas equipes aceitaram participar.

A grande maioria preferiu permanecer nos moldes impostos pela LNB. Diante isso, a FIBA decidiu por intervir nesse impasse entre CBB e LNB. A Federação Internacional de Basquetebol propôs que o NBB permanecesse com o Campeonato Brasileiro e tendo a chancela da CBB.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por NBB CAIXA (@nbb)

Você ama outros esportes além de Basquete? Aqui no Esportelândia também falamos sobre:

Além de também a própria confederação estabelecer uma Copa, da mesma maneira como é o futebol brasileiro. A existência de um Campeonato Brasileiro e também a de uma Copa do Brasil.

Segundo informações do jornal O Globo, a FIBA já enviou a proposta para a CBB e a LNB. Até então, a CBB já entrou de acordo com a proposta. Do lado da Liga Nacional de Basquete, o presidente, Rodrigo Montoro, só irá analisar a proposta quando chegar de uma viagem que fez ao exterior.

Em outubro deste mês, Rodrigo Montoro concedeu entrevista exclusiva para o Esportelândia em que conversou sobre a importância do NBB para o desenvolvimento do basquete nacional.

O desenvolvimento do basquete passa também pelo NBB, o Campeonato Brasileiro de Basquete. A Liga se preocupa também com a formação do atleta, com a Liga de Desenvolvimento, com os jovens de até 21 anos, tem todo investimento nas categorias de base.

Mas de fato, você elevar o nível do basquete nacional, é uma ferramenta que também ajuda no desenvolvimento do basquete, aumenta a qualidade dos jogadores e preparam isso para representar o basquete nacional tanto nos clubes, como o Franca agora, que venceu o Mundial, como também representar o Brasil na seleção brasileira.  

Que tal se aprofundar mais ainda no Basquete? Confira mais na Esportelândia:

 

Gabriel Queiroz

Nascido em São Luís do Maranhão, com formação em jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB). Amante dos esportes e da escrita.