Em uma recente entrevista a Stephen A. Smith, da ESPN americana, o jogador de basquete Jaylen Brown, estrela do Boston Celtics, definiu qual é o atleta que ele mais admira em todos os esportes, incluindo a própria NBA.

Em uma declaração surpreendente, o MVP das finais de 2023/24 escolheu Vinicius Júnior, jogador do Real Madrid. O jogador enfatizou que a luta do craque da Seleção Brasileira transcende as barreiras do esporte.

A admiração de Brown por Vini Jr. vai além do futebol e reflete uma amizade construída também pelo respeito e pela luta contra o racismo, um dos maiores desafios enfrentados pelo atleta brasileiro, ao qual Jaylen se espelha.

Jaylen Brown, do Boston Celtics, revela sua admiração por Vinicius Júnior, do Real Madrid

Jaylen Brown não escondeu sua admiração por Vinicius Júnior quando perguntado qual atleta ele mais admira, independente do esporte, fazendo questão de destacar o papel do jogador brasileiro tanto dentro quanto fora dos campos.

Alguém que admiro? Um dos meus bons amigos é o Vini Jr., o jogador de futebol. Ele não fala inglês tão bem, mas neste verão eu pude ir ao Brasil para vivenciar um pouco da cultura dele e entender como é ser ele, sabe?

A luta de Vinicius Júnior contra o racismo no futebol europeu é inspiração para Jaylen Brown

Durante a entrevista, Jaylen Brown também abordou o impacto que o racismo tem na carreira de Vini Jr., principalmente no contexto de sua atuação no futebol europeu.

Ele joga no Real Madrid, da Espanha, e enfrenta muitos dos mesmos problemas que acontecem nos Estados Unidos, como questões de racismo e coisas assim.

O jogador brasileiro, que nasceu no Rio de Janeiro, tem se tornado um dos principais alvos de ataques racistas em estádios espanhóis, lutando arduamente contra isso, uma dor que Jaylen se compadece e também é ativo em Boston.

Ele vindo do Brasil, da região de onde ele vem, e tem conseguido representar não apenas seu país, mas também a América do Sul… e eu acho que ele tem feito isso com classe. Eu tenho sido mosca na parede acompanhando sua jornada.

Jaylen Brown no Brasil

Jaylen Brown veio ao Brasil em julho de 2024 e participou de um leilão beneficente no Instituto Vini Jr., no Rio de Janeiro, o que proporcionou uma vivência mais profunda da realidade de vida do povo brasileiro.

O craque dos Celtics visitou o Museu de Arte Contemporânea de Niterói e viu especialmente o que diz respeito aos desafios culturais e sociais que o jogador do Real Madrid enfrentou.

Durante sua estadia, Brown foi capaz de entender melhor o impacto que a origem de Vini Jr. tem na sua jornada, tanto como pessoa quanto como atleta de alto nível. O americano explicou o nascimento dessa amizade, mesmo com a barreira do idioma.

Vini e eu viramos amigos porque temos uma vontade semelhante de tentar ajudar nossa comunidade e defendemos as mesmas causas.

Eu amo ver os caras fazendo grandes coisas em suas comunidades e tentando fazer do mundo um lugar melhor. É a mesma coisa que estou tentando fazer nos Estados Unidos, em Boston.

Siga no mundo do basquete e da NBA e confira também mais algumas notícias aqui no Esportelândia: