O draft da NBA é um dos eventos mais esperados pelos fãs e dirigentes da liga, onde jovens promessas do basquete universitário e internacional são escolhidas pelas equipes.
Uma boa escolha pode transformar drasticamente o futuro de uma franquia, tornando o draft um momento decisivo para a temporada seguinte.
Revisitamos alguns dos melhores drafts da história da NBA, com base na quantidade de grandes estrelas que surgiram em cada um.
Embora classes lendárias como as de Wilt Chamberlain e Kareem Abdul-Jabbar não estejam na lista, destacamos os oito drafts mais memoráveis, organizados em ordem cronológica.
Os melhores drafts da NBA na história
- Draft de 1984
- Draft de 1985
- Draft de 1987
- Draft de 1996
- Draft de 1998
- Draft de 2003
- Draft de 2009
- Draft de 2011
Draft de 1984

- Primeira escolha: Hakeem Olajuwon (Houston Rockets)
- Outros destaques: Michael Jordan (3º), Charles Barkley (5º) e John Stockton (16º)
Michael Jordan não foi a primeira escolha do draft de 1984. Antes dele, o Houston Rockets selecionou Hakeem Olajuwon, e o Portland Trail Blazers optou por Sam Bowie. No entanto, a classe de 1984 não é lembrada apenas por Jordan, já que outros grandes nomes saíram desse draft.
Além de Jordan e Olajuwon, essa geração incluiu Charles Barkley e John Stockton, todos membros do Hall da Fama e do Dream Team dos Jogos Olímpicos de 1992.
Outros jogadores notáveis foram Alvin Robertson, Otis Thorpe e Kevin Willis, além do brasileiro Oscar Schmidt, que, apesar de nunca jogar na NBA, foi selecionado pelo New Jersey Nets.
Draft de 1985

- Primeira escolha: Patrick Ewing (New York Knicks)
- Outros destaques: Chris Mullin (7º) e Karl Malone (13º) Joe Dumars (18º)
O draft de 1985 também foi notável, pois trouxe três membros do Dream Team da Olimpíada de 1992. O primeiro escolhido foi Patrick Ewing, que se destacou como estrela do New York Knicks.
O Golden State Warriors recrutou Chris Mullin na sétima posição, enquanto Karl Malone, o segundo maior cestinha da NBA, foi selecionado em 13º pelo Utah Jazz.
Além desses grandes nomes, a classe de 1985 teve outros cinco jogadores que participaram do All-Star Game: Xavier McDaniel, Detlef Schrempf, Charles Oakley, Joe Dumars e A.C. Green.
Dumars se tornou membro do Hall da Fama, enquanto A.C. Green conquistou três títulos da NBA com o Los Angeles Lakers. Manute Bol, recrutado na posição 31, é conhecido por ser um dos jogadores mais altos da história da liga, ao lado de Gheorghe Mureșan.
Draft de 1987

- Primeira escolha: David Robinson (San Antonio Spurs)
- Outros destaques: Scottie Pippen (5º) e Reggie Miller (11º)
Em 1997, três grandes astros da NBA começaram suas carreiras na liga. O “Almirante” David Robinson foi a primeira escolha do draft, selecionado pelo San Antonio Spurs. Ele é considerado um dos melhores pivôs da história e fez parte do Dream Team de 1992.
O Chicago Bulls usou a quinta escolha para garantir Scottie Pippen, que se tornaria o principal parceiro de Michael Jordan. Reggie Miller, um dos maiores arremessadores de três da história, foi escolhido em 11º pelo Indiana Pacers.
Além desses ícones, a classe de 1997 contou com outros quatro jogadores que participaram do All-Star Game, como Kevin Johnson, Horace Grant, Mark Jackson e Reggie Lewis.
Kenny Smith, que se tornou jornalista, venceu dois títulos da NBA com o Houston Rockets, enquanto Horace Grant conquistou três títulos com os Bulls e um com os Lakers. Essa geração de talentos deixou uma marca significativa na história da liga.
Draft de 1996

- Primeira escolha: Allen Iverson (Philadelphia 76ers)
- Outros destaques: Ray Allen (5º), Kobe Bryant (13º) e Steve Nash (15º)
O draft de 1996 é famoso por trazer quatro grandes estrelas da NBA: Allen Iverson, Ray Allen, Kobe Bryant e Steve Nash.
Kobe foi selecionado pelo Charlotte Hornets, mas logo trocado pelo Los Angeles Lakers, destacando-se por vir diretamente da escola, sem passar pelo basquete universitário.
Além das estrelas, a classe contou com mais seis All-Stars, como Shareef Abdur-Rahim e Stephon Marbury.
Derek Fisher, que conquistou cinco títulos da NBA com os Lakers, também fez parte dessa geração, sendo importante em momentos decisivos. Essa safra é considerada uma das melhores da história da liga.
Draft de 1998
![Melhores drafts da NBA: as 8 principais classes da história ([auto_last_update format="Y" before=""])](https://www.esportelandia.com.br/app/uploads/2024/07/dirk_nowitzki_marquee_41_jpg.jpg)
- Primeira escolha: Michael Olowokandi (Los Angeles Clippers)
- Outros destaques: Vince Carter (5º), Dirk Nowitzki (9º) e Paul Pierce (10º)
O draft de 1998 é frequentemente menosprezado por conta da primeira escolha, Michael Olowokandi, considerado um dos maiores “busts” da história da NBA.
No entanto, essa classe trouxe grandes talentos, como Dirk Nowitzki, recrutado pelo Milwaukee Bucks e imediatamente trocado para o Dallas Mavericks, onde se tornou um dos melhores jogadores europeus da liga.
Além de Nowitzki, a classe de 1998 incluiu estrelas como Vince Carter e Paul Pierce. Antawn Jamison e Rashard Lewis também chegaram ao All-Star Game, enquanto jogadores como Jason Williams, campeão da NBA em 2006, e Mike Bibby, Tyronn Lue e Al Harrington tiveram carreiras duradouras e impactantes na liga.
Draft de 2003

- Primeira escolha: LeBron James (Cleveland Cavaliers)
- Outros destaques: Carmelo Anthony (3º), Chris Bosh (4º), Dwyane Wade (5º)
Um quarteto estelar foi selecionado no draft de 2003 da NBA. Antes mesmo de ter passado pelo basquete universitário, LeBron James foi a primeira escolha, recrutado pelo Cleveland Cavaliers.
Depois de King James, vieram três outros astros entre os seis primeiros escolhidos: Carmelo Anthony, Chris Bosh e Dwyane Wade.
Por sinal, o trio formado por James, Bosh e Wade disputou quatro finais consecutivas da NBA pelo Miami Heat e conquistou dois títulos.
No top 6 dos escolhidos de 2003, apenas o sérvio Darko Milicic, recrutado na segunda posição pelo Detroit Pistons, não se tornou um All-Star, embora tenha permanecido na liga entre 2003 e 2012.
Além do quarteto citado, chegaram ao Jogo das Estrelas: Chris Kaman (6º), David West (18º), Josh Howard (19º), Mo Williams (47º) e Kyle Korver (51º).
O brasileiro Leandrinho foi o 28º escolhido. Ele foi selecionado pelo San Antonio Spurs e trocado com o Phoenix Suns. O atleta foi eleito melhor 6º homem da liga e foi peça importante na equipe enquanto esteve em Phoenix. Foi campeão da NBA em 2015 com o Golden State Warriors.
Essa geração contou ainda com muitos estrangeiros importantes e que atuaram por algum tempo na liga. Entre eles estão, o argentino Carlos Delfino, os franceses Boris Diaw e Mickael Pietrus e o georgiano Zaza Pachulia.
Draft de 2009

- Primeira escolha: Blake Griffin (Los Angeles Clippers)
- Outros destaques: James Harden (3º), Stephen Curry (7º), DeMar DeRozan (9º)
As impressionantes enterradas do ala-pivô Blake Griffin impulsionaram a sua escolha na primeira posição do draft de 2009. No top 10 daquela turma, vieram outros três grandes estrelas.
MVP da NBA na temporada 2018, James Harden foi o terceiro escolhido, pelo Oklahoma City Thunder.
Na sétima escolha, o Golden State Warriors recrutou o sensacional arremessador de três e único MVP unânime da história da NBA Stephen Curry.
Já DeMar DeRozan foi o décimo escolhido, pelo Toronto Raptors.
Além dos quatro astros, dois outros membros do draft de 2009 chegaram ao All-Star Game: Jrue Holiday (17º) e Jeff Teague (19º).
Podemos citar ainda jogadores que tiveram boas carreiras na NBA, como Tyreke Evans (4º), Ricky Rubio (5º), Darren Collison (21º), Taj Gibson (26º), Sergio Llull (34º), Patrick Beverley (42º), Nando de Colo (53º) e Patty Mills (55º).
Draft de 2011

- Primeira escolha: Kyrie Irving (Cleveland Cavaliers)
- Outros destaques: Kemba Walker (9º), Klay Thompson (11º), Kawhi Leonard (15º) e Jimmy Butler (30º)
Algumas das principais estrelas a atuar na NBA nos últimos anos chegaram à liga no draft de 2011. Coube ao armador Kyrie Irving a honra de ser o primeiro escolhido numa classe recheada de talentos.
Campeão da NBA por San Antonio Spurs e Toronto Raptors e duas vezes MVP das Finais, Kawhi Leonard foi apenas o 15º escolhido.
Antes dele, foram selecionados Kemba Walker e Klay Thompson. Já Jimmy Butler foi o último recrutado da primeira rodada.
O pivô montenegrino Nikola Vucevic, selecionado na 16ª escolha pelo New York Knicks, também é um membro da classe de 2011 a já ter disputado um All-Star Game.
Podemos citar ainda alguns nomes que continuam atuando na liga e já tiveram algum destaque ou mesmo ainda tem. São eles: Enes Kanter (3º), Tristan Thompson (4º), Jonas Valanciunas (5º), Markieff (13º) e Marcus Morris (14º), Tobias Harris (19º), Nikola Mirotic (23º), Reggie Jackson (24º) e Bojan Bogdanovic (31º).
Com o draft de 2011, encerramos nossa lista dos 8 melhores de todos os tempos. Sentiu falta de alguma classe por aqui? Deixe sua opinião nos comentários!
E aproveite para conhecer todos os detalhes do draft da NBA e para acompanhar a próxima seleção sem nenhuma dúvida.
Confira também outras listas de basquete e veja se concorda com a gente: