O basquete é uma modalidade esportiva amplamente adorada e praticada em todo o mundo, e o Brasil não é exceção. Desde a reestruturação do cenário do basquete brasileiro em 2009, o Novo Basquete Brasil (NBB) estabeleceu-se como a principal competição da categoria no país.

Neste sentido, está quarta-feira (11), marcou o evento de apresentação da 16ª edição do NBB, que está programada para iniciar em outubro, prometendo uma competição acirrada e repleta de emoções.

O Esportelândia marcou presença no evento e entrevistou Miguel Palmier, treinador do Botafogo Basquete. O comandante alvinegro abriu o jogo sobre as expectativas da equipe para a temporada da principal competição nacional e prometeu grandes performances. Confira!

A temporada 2023/2024 do NBB

O principal campeonato do basquete brasileiro promete agitar as torcidas brasileiras espalhadas pelo território nacional. A 16ª edição da competição vai contar com a participação de 19 equipes: Bauru, Botafogo, Brasília, Caxias do Sul, Cerrado, Corinthians, Flamengo, Fortaleza B. C., Franca, MINAS, Mogi, Pato Basquete, Paulistano, Pinheiros, São José, São Paulo, União Corinthians, Unifacisa e Vasco da Gama.

A fórmula de disputa mudou em relação a última edição. Os 19 times vão se enfrentar duas vezes, uma partida na casa de cada rival, assim vão ser disputadas 36 rodadas na primeira fase. Ao término da fase classificatória, vem os play-offs, fase disputada em modo eliminatório.

Dessa maneira, 16 equipes avançarão para as oitavas de final. As séries das oitavas de final são jogadas em melhor de três partidas. Entretanto, as quartas, semi e a final são em melhor de cinco. A saber, a Copa Super 8 será disputada em janeiro de 2024, o torneio de intertemporada conta com as oito equipes mais bem classificadas na fase regular.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por NBB CAIXA (@nbb)

Miguel Palmier promete Botafogo surpreendendo no NBB

Após sanar os problemas de dívida e a pendências com um ex-atleta do clube, o Botafogo retornou a elite do basquete brasileiro. Sendo assim, a equipe alvinegra quer voltar com tudo, no evento de lançamento da competição, Miguel Palmier conversou com Carlos Soares, repórter do Esportelândia.

Quando perguntado sobre as expectativas para a disputa, Palmier cravou que o foco é os play-offs. Assim também, prometeu um time muito aguerrido dentro de quadra e com muita vibração:

A expectativa maior do Botafogo era retornar ao NBB. Isso nós já conseguimos e a gente vai fazer o máximo para chegar aos Playoffs. É uma equipe muito jovem, que não vai faltar a vibração, a garra que a torcida do Botafogo espera”.

Mesmo sendo um time tradicional do basquete brasileiro, atualmente o Botafogo possui o status de azarão. Porém, Miguel Palmier não coloca isso como impeditivo para ir longe no torneio e poder competir de igual para igual com o Sesi Franca, São Paulo ou outra grande equipe:

A gente sempre entra na quadra bem estudado dos adversários e tenta surpreender. Mas de qualquer forma são investimentos muito maiores do que o nosso, porém a gente vai tentar uma forma de surpreender”.

Que tal se aprofundar mais ainda no Basquete? Confira mais na Esportelândia: