Antes de tudo, o São Paulo superou o Bauru no primeiro jogo das quartas de final dos playoffs do NBB, na quinta-feira (28). No Ginásio do Morumbi, o estouro do cronômetro indiciou uma larga vitória para o Tricolor por 90 x 65, com destaque para o armador Elinho. No jogo 1, o camisa 5 anotou seu primeiro triplo-duplo da carreira e orquestrou a equipe em um triunfo essencial para uma campanha nessa fase decisiva da competição.
Primeiro triplo-duplo da carreira
Em primeiro lugar, o maestro Elinho contribuiu com 11 pontos, 10 rebotes e 10 assistências em uma majestosa atuação pelo SPFC, no jogo 1. É válido ressaltar que o armador foi o primeiro reforço do São Paulo para a temporada 2021/22, tendo defendido o Franca em 2020/21. Aliás, em fevereiro deste ano, o técnico da Seleção Brasileira, Gustavo de Conti, convocou o atleta para compor o elenco em dois jogos das Eliminatórias da Copa do Mundo de Basquete.
Logo, em seu primeiro jogo de playoffs vestindo o branco, vermelho e preto, Elinho comentou que fica marcado o primeiro triplo-duplo da carreira. “Estou muito feliz em ajudar (a equipe), comecei o jogo e eles me deram volume, então eu estava chutando. Aí tentei fazer de tudo pra poder ajudar em outros quesitos e deu certo.”
Elinho comenta sobre o Jogo 1 e o Bauru
Ademais, em relação ao embate, a vantagem na pontuação sobre o visitante no jogo 1 se deu, principalmente, devido ao ataque coletivo liderado por uma defesa comunicativa e presente na contenção do poder ofensivo do Bauru. Desse modo, Elinho afirmou ser necessário que o grupo esteja com “os pés no chão”.
“Vai ser uma série longa, a gente disputou com eles essa quarta posição (na tabela) no ano inteiro. Então, não tem uma diferença muito grande de equipe.”
Além disso, o armador reiterou a dificuldade de enfrentar o Dragão em Bauru: “na última vez que jogamos lá, a gente perdeu”, relembrou o segundo melhor assistente do NBB. “Então, temos que estar bem firme para ir lá e pelo menos tentar uma vitória.”
Quando questionado sobre a importância de vencer o primeiro jogo em casa contra o Bauru, sabendo que os próximos serão no Ginásio Panela de Pressão, ele destacou a força do formato de mando de quadra nos playoffs.
“É importantíssimo, acho que esse novo sistema em que o primeiro jogo tem o melhor colocado como mandante é justo. Nos outros anos, começávamos jogando fora (de casa), o que é muito difícil. Então, começar a série vencendo em casa por 1 a 0 pode mudar a série inteira.”
Por fim, Elinho ainda notou que o pivô bauruense, Rafael Hettsheimeir, não esteve presente na disputa inicial da série. Na segunda partida da série entre o Bauru e Pato Basquete, o camisa 30 sentiu uma lesão nas costas e não entrou em quadra no terceiro jogo. Portanto, contra o São Paulo, a expectativa é de retorno no jogo 2.
São Paulo x Bauru – Próximo jogo
A saber, diante da derrota no primeiro duelo, o Bauru recebe o São Paulo no Ginásio Panela de Pressão neste domingo (01), às 19h30.
Foto destaque: Divulgação/Arremesso Tricolor/Wellington Sarmento