Decerto, quem acompanhava o basquete do Flamengo em meados de 2013 e 2014 veria quase todos os jogos com um excelente público e casa cheia. Mas, não é isso que vem acontecendo nas últimas temporadas. Porém, o que afastou o torcedor rubro-negro dos ginásios?

Baixo público

Primeiramente, existem várias causas e é um debate amplo sobre o baixo público na temporada regular. Onde, o Maracanãzinho recebe poucos torcedores. Entretanto, falaremos do Maracanãzinho mais tarde.

Ao passo que, alguns utilizam como argumento os maus resultados da equipe no início da década no futebol. Em contrapartida, o basquete do Flamengo estava com ótimos resultados. Onde, ganhou o apelido de Orgulho da Nação. Assim, levando mais público. Agora, que o futebol vem dando resultado e a equipe conquiste títulos o torcedor voltou para o futebol. No entanto, será que isso faz realmente sentido?

Novidade no Flamengo

Inegavelmente, o basquete teve um crescimento nos últimos anos. Com isso, o esporte foi uma novidade. Juntamente com, o sucesso do NBB. Nesse ínterim, levando torcedores para acompanhar a modalidade. Dessa forma, o Flamengo contou com uma boa presença de público nos seus primeiros jogos na Arena Carioca 1 e Arena Carioca 2, na Barra da Tijuca.  Mas logo depois que a novidade perdeu o seu efeito, o público teve uma queda considerável nos jogos da equipe. Pois, as arenas olímpicas tem acesso ruim no Rio de Janeiro e poucos transportes públicos levando as arenas.

Vale ressaltar que, em algumas dessas temporadas que o clube mandou boa parte dos jogos na Arena Carioca 1, o time contava com o pivô Anderson Varejão, campeão pela NBA, e nem mesmo com ele em quadra na sua primeira temporada pelo Flamengo não elevou o público presente nos playoffs da temporada 2017/2018.

Tijuca Tênis Clube

Agora, nos jogos dos playoffs do NBB em que foi nos TTC e recebeu bom público. Igualmente, o Sesc-Flamengo no vôlei que tiveram ótimo público no Tijuca. Ao passo que, os jogos realizados no ginásio tem maior conexão com o torcedor.

Avatar de Alex Villar
Autor Alex Villar

Me chamo Alex Villar e curso jornalismo. Mas, minha verdadeira paixão sempre foi os esportes, como todos os apaixonados por esportes tentei me tornar atleta em diversas modalidades. Porém, não consegui. Agora, me encontrei através do jornalismo.