Decerto, a seleção brasileira de basquete masculino (CBB) está indo bem nas eliminatórias para a Copa do Mundo de Basquete. Liderando com 11 pontos, um ponto de vantagem do Uruguai, o grupo se mantém na primeira posição, porém em breve tem competição para disputar.

Últimas das eliminatórias para a Copa

A seleção masculina de basquete do Brasil seguia invicta nas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2023. O Brasil venceu o Uruguai fora de casa por 73 a 60, chegando a cinco vitórias.

O último período começou com vantagem de 20 pontos para o Brasil. O Uruguai ensaiou uma reação, conseguindo uma sequência de cinco pontos no início do quarto, mas logo o técnico Gustavo Conti parou o jogo e esfriou os uruguaios. O comandante da seleção brasileira aproveitou para rodar o time nos minutos finais, com o banco ajudando o Brasil a conseguir a vitória por 13 pontos

O melhor atleta do Brasil em quadra foi Rafa Mineiro. Ele fez 15 pontos e também teve sete rebotes no jogo. Rafa Luz (13) e Marcelinho Huertas (12) também chegaram nos dois dígitos. Já nos rebotes, o destaque brasileiro foi Lucas Dias com dez.

Fim dos 100%

Depois de duas prorrogações, a Colômbia surpreendeu o Brasil, em Barranquilla, e venceu por 104 a 98. Com o resultado, o time da casa acabou com a invencibilidade da seleção brasileira na competição e garantiu a classificação para a segunda fase das Eliminatórias para a Copa do Mundo de basquete masculino. Com a vitória do Uruguai sobre o Chile por 75 a 65, os colombianos ultrapassaram os chilenos e ficaram com a terceira vaga do Grupo B para a próxima etapa.

O veterano Juan Tello, de 37 anos, foi o destaque da Colômbia com 26 pontos e dez rebotes. Apesar da derrota, teve também duplo-duplo do lado do Brasil com 22 pontos e dez rebotes de Bruno Caboclo. O cestinha do lado brasileiro foi Marcelinho Huertas com 27 pontos.

Próximos compromissos da seleção brasileira

A saber, o Brasil só entra em quadra agora no mês de agosto, pois terá dois jogos nas Eliminatórias da Copa do Mundo diante de Porto Rico (25/08), fora de casa, e México (29/08), em casa. Na sequência ficará por aqui mesmo, pois dia 2 de setembro começa a FIBA AmeriCup.
O Brasil já teve a oportunidade de ganhar quatro vezes esta competição em: 1984, 1989, 2005 e 2009. Esta será a segunda vez que o Brasil sediará o torneio. Dito isto, por ser em casa, a seleção pode conquistar sua quinta taça neste torneio com a chancela da FIBA.
A saber, em novembro a seleção volta com seus compromissos pelas eliminatórias. Em resumo, terá os jogos contra Estados Unidos (11/11) e México (14/11), ambos fora de casa. Por fim, recebe em casa pelas eliminatórias Porto Rico (23/02/23) e Estados Unidos (26/02/23) apenas em fevereiro de 2023.
Foto destaque: Divulgação/lasexta.com