Nesta noite de sexta-feira (18), o NBB realizou os torneios no Jogo das Estrelas NBB 2022 na Arena Carioca 1, no Rio de Janeiro. O espetáculo possui três categorias individuais com jogadores distintos: Habilidades Betmotion, 3 pontos Budweiser e Enterradas Penalty.

A abertura oficial do Jogo das Estrelas 2022 ocorreu com o confronto entre Flamengo x Paulistano, válido pelo NBB 2021/22. Assim, o clássico do basquete brasileiro foi agitado desde o início e finalizou com o triunfo do clube rubro-negro.

Em seguida, os eventos individuais iniciaram às 21h (horário de Brasília). Com a transmissão ao vivo da emissora ESPN e do YouTube da NBB, cada torneio foi um sucesso para o público e entreteu os amantes do basquetebol brasileiro.

Como ocorreram os torneios no Jogo das Estrelas NBB 2022

Torneio de Habilidades Betmotion

Em primeiro lugar, o torneio de habilidades consiste na execução de um circuito com vários obstáculos. Dessa forma, os oito atletas competem para completar o percurso no menor tempo possível. É válido ressaltar que dois atletas disputam de modo eliminatório.

O circuito deve ser completado de acordo com uma certa ordem. Primeiramente, o atleta percorre um zigue-zague entre obstáculos. Em seguida, ele realiza um passe dentro de um arco e acelera para pontuar no lado oposto da quadra. Por fim, é necessário que se retorne à base e acerte um arremesso de três pontos.

Aliás, na edição de 2021, quem levantou o troféu foi Kevin Crescenzi. O ala do Unifacisa derrotou Luciano Parodi na final para vencer o torneio. Logo, Crescenzi disputa com outros sete atletas para permanecer com a coroa das habilidades.

Portanto, o vencedor foi o armador estadunidense Kyle Fuller, do Corinthians. Para tanto, o jogador alvinegro derrotou Betinho (Rio Claro) na primeira fase e o atual campeão Crescenzi na semifinal. Para vencer o atleta do Unifacisa, o camisa 2 teve de efetuar o circuito com perfeição.

Na final, o adversário foi o jovem Gui Abreu (Pinheiros). Apesar de não converter o primeiro arremesso de longa distância, o Zoom acertou a segunda tentativa e se sagrou campeão do torneio de habilidades Betmotion.

Torneio de 3 pontos Budweiser

O torneio de 3 pontos foi a segunda competição do Jogo das Estrelas NBB 2022. Em suma, os jogadores têm um minuto para arremessar 25 bolas de três disponíveis. Ou seja, elas são divididas em grupos de cinco em determinadas posições no perímetro. Cada bola vale um ponto, salvo as coloridas que pontuam dois.

Na primeira fase, classificaram-se o argentino Scala (SESI Franca) e Felipe Ruivo (Paulistano). Consequentemente, Lucas Mariano (SESI Franca) e Lucas Siewert (Corinthians) foram eliminados com um ponto a menos. Para passar à final, era necessário fazer 18 pontos e superar Felipe Ruivo.

Finalmente, quem iniciou a última parte foi o jogador do Paulistano, que fez 23 pontos e passou a pressão para o adversário. Entretanto, Scala não pareceu sentir desconforto, uma vez que fez 24 pontos para reinar no torneio de 3 pontos.

A pontuação do ala/armador igualou a pontuação recorde de Shamell na competição. Além disso, o aproveitamento de 100% nas bolas coloridas e as 14 cestas consecutivas deram o título à Scala. Ele foi o primeiro estrangeiro a vencer o torneio de 3 pontos Budweiser.

Torneio de Enterradas Penalty

Por sua vez, o torneio de enterradas Penalty fechou a noite de sexta-feira (18) com chave de ouro. Curiosamente, a bancada dos jurados era composta por cinco crianças com idades entre 9 e 12 anos. Os pequenos julgaram o atleticismo e a criatividade dos atletas.

Em síntese, o campeão da competição foi Túlio da Silva (Flamengo). De início, o camisa 7 venceu Alex Dória (São Paulo) com um windmill reverso na primeira tentativa. De forma unânime, Túlio passou de fase para enfrentar Márcio (SESI Franca).

Para chegar à final, o ala/pivô do Flamengo teve o auxílio da tabela para enterrar o segundo windmill. Na outra semifinal, Camargo (Pato Basquete) pulou sobre duas pessoas para finalizar a dunk e também se classificar.

Finalmente, o confronto decidiu quem seria coroado o Homem Highlight. O camisa 6 do Pato não conseguiu efetuar sua dunk. Então, Túlio da Silva fez uma enterrada reversa com dupla hesitação pelo espetáculo. De acordo com o jogador, esse foi um sonho realizado em sua carreira.

Foto destaque: Reprodução/Fotojump/LNB