A NBA é a maior liga de basquete do mundo e reúne os melhores jogadores. Todos os anos, os times competem em uma temporada emocionante para tentar ganhar o título.
Após 16 anos sem vencer, o Boston Celtics teve uma grande temporada em 2023/24 e voltou a ser campeão. Agora, o time é o maior vencedor da NBA, com 18 títulos.
Quer entender mais sobre a NBA e acompanhar essa jornada incrível no mundo do basquete? Vamos juntos nessa aventura!
- Receba as notícias em primeira mão em nosso Grupo de WhatsApp, Grupo do Telegram ou Canal de Transmissão!
- Siga o Esportelândia nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram, Bluesky, Threads e LinkedIn.
O que é NBA?
A sigla NBA significa National Basketball Association (Associação Nacional de Basquetebol), que é a maior liga de basquete do mundo. O campeonato conta com 30 equipes, 29 dos Estados Unidos e uma do Canadá, o Toronto Raptors.
História da NBA
A NBA foi criada em 1946, originalmente chamada de Basketball Association of America (BAA), com 11 equipes: Boston Celtics, Chicago Stags, Cleveland Rebels, Detroit Falcons, New York Knickerbockers, Philadelphia Warriors, Pittsburgh Ironmen, Providence Steamrollers, St. Louis Bombers, Toronto Huskies e Washington Capitols.
O primeiro jogo da NBA aconteceu no dia 1º de novembro de 1946, em Ontário, no Canadá, entre o Toronto Huskies e o New York Knicks. O Philadelphia Warriors foi o primeiro campeão, vencendo o Chicago Stags por 4 a 1 na série final.
Em 1949, a liga passou a se chamar National Basketball Association (NBA), após a BAA incorporar times da National Basketball League (NBL), outra liga de basquete dos EUA.
A NBA, então, tinha 17 times, mas o número foi reduzido até chegar a 8 na temporada de 1953-54: New York Knicks, Boston Celtics, Philadelphia Warriors, Minneapolis Lakers, Rochester Royals, Fort Wayne Pistons, Tri-Cities Blackhawks e Syracuse Nationals.
Dessas equipes, todas ainda fazem parte da NBA, embora apenas os Knicks e Celtics permaneçam nas mesmas cidades.
Com o passar dos anos, a NBA se expandiu gradualmente, até alcançar o formato atual de 30 equipes.
Como funciona a NBA?
Os 30 times da NBA são organizados em duas conferências: Leste e Oeste, com base na localização geográfica das equipes.
Cada conferência possui 15 times, que são divididos em três divisões, e cada divisão contém cinco equipes. Essa estrutura ajuda a equilibrar a competição ao longo da temporada.
Conferência Leste
A Conferência Leste da NBA conta com a Divisão do Atlântico, a Divisão Central e a Divisão Sudeste. As 15 equipes dessa conferência são divididas da seguinte forma:
Divisão do Atlântico
- Boston Celtics
- Brooklyn Nets
- New York Knicks
- Philadelphia 76ers
- Toronto Raptors
Divisão Central
Divisão Sudeste
- Atlanta Hawks
- Charlotte Hornets
- Miami Heat
- Orlando Magic
- Washington Wizards
Conferência Oeste
Na Conferência Oeste da NBA, estão as equipes da Divisão Noroeste, Divisão do Pacífico e Divisão Sudoeste.
Divisão Noroeste
- Denver Nuggets
- Minnesota Timberwolves
- Portland Trail Blazers
- Oklahoma City Thunder
- Utah Jazz
Divisão do Pacífico
- Golden State Warriors
- Los Angeles Clippers
- Los Angeles Lakers
- Phoenix Suns
- Sacramento Kings
Divisão Sudoeste
Qual a forma de disputa da NBA?
Para conquistar o título da NBA, o time campeão enfrenta um longo percurso. Na temporada regular, as 30 equipes jogam 82 partidas cada.
Em seguida, 16 times avançam para os playoffs, onde se enfrentam em uma série eliminatória.
O torneio culmina nas finais da NBA, com o confronto entre os campeões da Conferência Oeste e da Conferência Leste.
![Tudo sobre NBA [2024]: história, equipes, campeões, regras e drafts](https://www.esportelandia.com.br/app/uploads/2023/10/Boston-Celtics-scaled.jpg)
Como funciona a temporada regular da NBA?
Cada uma das 30 equipes da NBA joga duas vezes contra os times da outra Conferência e enfrenta três ou quatro vezes os times de sua própria Conferência.
Após os 82 jogos da temporada regular, os oito melhores times de cada Conferência avançam para os playoffs, onde competem em séries eliminatórias até a final.
Como funcionam os playoffs da NBA?
Nos playoffs da NBA, os times se enfrentam inicialmente dentro de suas respectivas conferências — equipes do Oeste e do Leste só se encontram nas finais.
O time com a melhor campanha da conferência joga contra o oitavo colocado, o segundo enfrenta o sétimo, o terceiro enfrenta o sexto, e o quarto enfrenta o quinto.
Nas semifinais de conferência, o vencedor entre o 1º e o 8º lugar joga contra quem passar entre o 4º e o 5º, enquanto o ganhador do confronto entre 3º e 6º enfrenta o vencedor do duelo entre 2º e 7º.
Depois, os campeões dessas semifinais disputam a final da conferência. O time com a melhor campanha na temporada regular tem a vantagem de jogar mais partidas em casa.
Todas as três fases dos playoffs são disputadas em séries de melhor de sete jogos.
A criação do Play-In
A partir da temporada de 2020, a NBA introduziu o torneio “play-in” para definir as últimas vagas dos playoffs.
Nesse sistema, o sétimo colocado joga contra o oitavo, e o vencedor dessa partida garante a sétima vaga nos playoffs.
Enquanto isso, o nono colocado enfrenta o décimo. O vencedor desse confronto disputa uma última partida contra o perdedor do jogo entre o sétimo e o oitavo. Quem vencer essa segunda partida fica com a oitava e última vaga nos playoffs.
NBA Cup: torneio estreia na temporada 2023/24
A Emirates NBA Cup, disputada pela primeira vez na temporada 2023-24, é um torneio de meio de temporada da NBA. O Los Angeles Lakers se tornou o primeiro campeão dessa competição.
O torneio envolve todas as 30 equipes da liga, que são divididas em seis grupos de cinco times. As equipes jogam entre si em formato round-robin (todos contra todos), e as quatro melhores de cada grupo avançam para os playoffs.
Nessa fase, os jogos são eliminatórios, com as equipes disputando séries de melhor de sete partidas.
![Tudo sobre NBA ([auto_last_update format="Y" before=""]): história, equipes, campeões, regras e drafts](https://www.esportelandia.com.br/app/uploads/2024/03/16x9-19-2-784x441-1.jpg)
O campeão do NBA Cup ganha um troféu e um prêmio em dinheiro. Além disso, o torneio influencia a classificação da temporada regular, já que as equipes que chegam às finais do NBA Cup recebem um bônus de vitórias na temporada regular.
Aqui está um resumo do formato do NBA Cup:
- Fase de grupos:
- Cada equipe joga contra as outras quatro equipes de seu grupo uma vez.
As quatro melhores equipes de cada grupo avançam para os playoffs.
- Cada equipe joga contra as outras quatro equipes de seu grupo uma vez.
- Playoffs:
- As equipes jogam em séries de melhor de sete partidas. O vencedor de cada série avança para a próxima fase.
- Final:
- O vencedor da final é o campeão do NBA Cup.
Como funcionam as finais da NBA?
As finais da NBA são jogadas entre os campeões das Conferências Leste e Oeste, em uma série de até 7 jogos.
O time com a melhor campanha na temporada regular tem direito a quatro jogos em casa. O primeiro a vencer quatro partidas se torna o campeão da NBA.
Como funcionam as franquias na NBA?
Na NBA, as equipes são chamadas de franquias e possuem proprietários. Esses donos podem decidir mudar as equipes para outras cidades, geralmente por razões financeiras.
Ao longo da história, várias equipes mudaram de sede e, consequentemente, de nome. Por exemplo, o Los Angeles Lakers era conhecido como Minneapolis Lakers até 1960, quando conquistou seus primeiros cinco títulos.
Da mesma forma, o Golden State Warriors já foi chamado de Philadelphia e San Francisco Warriors.
Times da NBA que mudaram de sede e de nome
- Detroit Pistons foi Fort Wayne Pistons até 1957
- Los Angeles Lakers foi Minneapolis Lakers até 1960
- Golden State Warriors era, inicialmente, Philadelphia Warriors. Em 1962, a equipe se mudou para San Francisco. O nome Golden State Warriors foi adotado em 1971
- Philadelphia 76ers foi Syracuse Nationals até 1963
- Atlanta Hawks foi St. Louis Hawks até 1968
- Utah Jazz foi New Orleans Jazz até 1974
- Sacramento Kings foi Rochester Royals até 1976
- Washington Wizards foi chamado Washington Bullets entre 1974 e 1997. Anteriormente, recebeu vários nomes: Chicago Packers (1961-1962), Chicago Zephyrs (1962-1963), Baltimore Bullets (1963-1972) e Capital Bullets (1973-1974)
- Los Angeles Clippers foi fundado como Buffalo Braves em 1970 e seguiu com esse nome até 1978, quando se tornou San Diego Clippers. Em 1984, a franquia chegou a Los Angeles
- Memphis Grizzlies foi Vancouver Grizzlies até 2001
- Oklahoma City Thunder foi Seattle SuperSonics até 2009
- Brooklyn Nets foi New Jersey Nets até 2012
- New Orleans Pelicans nasceu como New Orleans Hornets (antigo Charlotte Hornets) em 2002. Entre 2005 e 2007, foi o Oklahoma City Hornets, por consequência do furacão Katrina em Charlotte. O nome New Orleans Pelicans foi adotado em 2013
- O atual Charlotte Hornets passou a adotar o nome em 2014. No entanto, a equipe foi fundada como Charlotte Bobcats em 2003. O primeiro Charlotte Hornets é hoje o New Orleans Pelicans
Como funciona o draft da NBA?
No draft da NBA, as equipes escolhem novos talentos que se destacaram em universidades ou em ligas internacionais. O evento acontece anualmente, e a ordem das escolhas é determinada com base no desempenho das equipes na temporada anterior.
As equipes com as piores campanhas têm prioridades maiores nas escolhas, o que ajuda a equilibrar a liga.
Além do draft, as franquias também podem contratar jogadores através de trocas, free agency (agência livre) e contratos com jogadores que estão fora do mercado. Isso cria um cenário dinâmico de movimentações e oportunidades para as equipes montarem seus elencos.
O que é o draft da NBA?
O draft da NBA é um evento anual no qual os 30 times podem recrutar jogadores que são elegíveis para ingressar na liga, sejam eles universitários ou estrangeiros. Nesse processo, são selecionados 60 atletas, divididos em duas rodadas.
Para promover o equilíbrio entre as equipes, as primeiras escolhas do draft ficam com as equipes de pior campanha na temporada anterior. A definição da ordem de escolha é feita por meio de um sorteio, conhecido como Draft Lottery, ou loteria do draft.
Como é definida a ordem de escolha do draft da NBA?
No sorteio da Draft lottery, participam os 14 times que não se classificam para os playoffs. Os demais 16 ficam com as escolhas seguintes do draft, seguindo uma ordem de acordo com as campanhas na temporada regular (os playoffs são desconsiderados).
O sorteio define a ordem das 4 primeiras escolhas. Entre a quinta e a 14ª escolhas, a ordem também segue a classificação na temporada regular.
Mas, afinal, como funciona a definição da ordem de escolha?
Os 14 times que participam do sorteio recebem números com combinações de 4 dígitos. As três equipes com piores campanhas na temporada anterior recebem 140 combinações entre 1.000 combinações possíveis. Já o 14º fica apenas com 50.
Dessa forma, os três times com piores campanhas têm 14% de chances de ter a primeira escolha, enquanto o 14º tem somente 0,5% de chances. Então é realizado um sorteio que define quais times terão as 3 primeiras escolhas do draft.
Porém, as equipes podem negociar as suas escolhas no draft. Além disso, há a possibilidade de os jogadores selecionados serem trocados logo em seguida com outros times. Por exemplo, o brasileiro Nenê foi “draftado” pelo New York Knicks na sétima escolha, mas foi negociado com o Denver Nuggets.
Curiosamente, Michael Jordan, considerado o melhor jogador de todos os tempos, foi apenas a terceira escolha do draft de 1984. Antes de o Chicago Bulls selecioná-lo, o Houston Rockets recrutou Hakeem Olajuwon e o Portland Trail Blazers escolheu Sam Bowie.
Caso queira entender como funciona o Draft em outras ligas, veja como são as regras na NFL.
Campeões
- Boston Celtics:
- 18 títulos: 1956-57, 1958-59, 1959-60, 1960-61, 1961-62, 1962-63, 1963-64, 1964-65, 1965-66, 1967-68, 1968-69, 1973-74, 1975-76, 1980-81, 1983-84, 1985-86, 2007-08 e 2023-24
- Los Angeles Lakers Lakers:
- 17 títulos: 1948-49, 1949-50, 1951-52, 1952-53, 1953-54, 1971-72, 1979-80, 1981-82, 1984-85, 1986-87, 1987-88, 1999-00, 2000-01, 2001-02, 2008-09, 2009-10, 2019-20.
- Golden State Warriors:
- 7 títulos: 1946-47, 1955-56, 1974-75, 2014-15, 2016-17, 2017-18, 2021-22
- Chicago Bulls:
- 6 títulos: 1990-91, 1991-92, 1992-93, 1995-96, 1996-97, 1997-98
- San Antonio Spurs:
- 5 títulos: 1998-99, 2002-03, 2004-05, 2006-07, 2013-14
- Detroit Pistons:
- 3 títulos: 1988-89, 1989-90, 2003-04
- Philadelhia 76ers:
- 3 títulos: 1954-55, 1966-67, 1982-83
- Miami Heat:
- 3 títulos: 2005-06, 2011-12, 2012-13
- Milwaukee Bucks:
- 2 títulos: 1970-71, 2020-21
- New York Knicks:
- 2 títulos: 1969-70, 1972-73
- Huston Rockets:
- 2 títulos: 1993-94, 1994-95
- Cleveland Cavaliers:
- 1 título: 2015-16
- Dallas Mavericks:
- 1 título: 2010-11
- Supersonics ( (Oklahoma City Thunder):
- 1 título: 1978-79
- Washington Wizards:
- 1 título: 1977-78
- Portland Trail Blazers:
- 1 título: 1976-77
- Atlanta Hawks:
- 1 título: 1957-58
- Sacramento Kings:
- 1 título: 1950-51
- Baltimore Bullets:
- 1 título: 1947-48
- Toronto Raptors:
- 1 título: 2018-19
- Denver Nuggets:
- 1 título: 2022–23
O que é MVP da NBA?
MVP significa Most Valuable Player (jogador mais valioso). Essa premiação, que começou na temporada 1955/1956, é entregue ao jogador que se destacou na temporada regular, recebendo o troféu Maurice Podoloff, em homenagem ao primeiro comissário da liga.
A votação ocorre após a temporada regular e não considera os jogos dos playoffs. No entanto, há também um prêmio de MVP das finais, que leva em conta as partidas da série entre os campeões das conferências Oeste e Leste.
Desde 1980, a escolha do MVP da NBA é feita por jornalistas americanos e canadenses credenciados. Antes, eram os próprios jogadores que definiam o vencedor.
Stephen Curry é o único jogador a ter sido escolhido MVP de forma unânime. Outros jogadores notáveis incluem Hakeem Olajuwon, Steve Nash, Dirk Nowitzki, Tim Duncan e Giannis Antetokounmpo, que são os únicos estrangeiros a receberem a premiação.
Kareem Abdul-Jabbar detém o recorde com 6 títulos de MVP. Michael Jordan e Bill Russell foram escolhidos 5 vezes, enquanto Wilt Chamberlain e LeBron James foram MVPs 4 vezes, uma a mais que Magic Johnson, Larry Bird e Moses Malone.
![Tudo sobre NBA [2024]: história, equipes, campeões, regras e drafts](https://www.esportelandia.com.br/app/uploads/2024/03/ICONSPORT_156672_0058-scaled.jpg)
Lista de todos os MVPs da história da NBA ano a ano
- 1955-56 – Bob Pettit (St. Louis Hawks)
- 1956-57 – Bob Cousy (Boston Celtics)
- 1957-58 – Bill Russell (Boston Celtics)
- 1958-59 – Bob Pettit (St. Louis Hawks)
- 1959-60 – Wilt Chamberlain (Philadelphia Warriors)
- 1960-61 – Bill Russell (Boston Celtics)
- 1961-62 – Bill Russell (Boston Celtics)
- 1962-63 – Bill Russell (Boston Celtics)
- 1963-64 – Oscar Robertson (Cincinnati Royals)
- 1964-65 – Bill Russell (Boston Celtics)
- 1965-66 – Wilt Chamberlain (Philadelphia 76ers)
- 1966-67 – Wilt Chamberlain (Philadelphia 76ers)
- 1967-68 – Wilt Chamberlain (Philadelphia 76ers)
- 1968-69 – Wes Unseld (Baltimore Bullets)
- 1969-70 – Willis Reed (New York Knicks)
- 1970-71 – Lew Alcindor (Milwaukee Bucks)
- 1971-72 – Kareem Abdul-Jabbar (Milwaukee Bucks)
- 1972-73 – Dave Cowens (Boston Celtics)
- 1973-74 – Kareem Abdul-Jabbar (Milwaukee Bucks)
- 1974-75 – Bob McAdoo (Buffalo Braves)
- 1975-76 – Kareem Abdul-Jabbar (Los Angeles Lakers)
- 1976-77 – Kareem Abdul-Jabbar (Los Angeles Lakers)
- 1977-78 – Bill Walton (Portland Trail Blazers)
- 1978-79 – Moses Malone (Houston Rockets)
- 1979-80 – Kareem Abdul-Jabbar (Los Angeles Lakers)
- 1980-81 – Julius Erving (Philadelphia 76ers)
- 1981-82 – Moses Malone (Houston Rockets)
- 1982-83 – Moses Malone (Philadelphia 76ers)
- 1983-84 – Larry Bird (Boston Celtics)
- 1984-85 – Larry Bird (Boston Celtics)
- 1985-86 – Larry Bird (Boston Celtics)
- 1986-87 – Magic Johnson (Los Angeles Lakers)
- 1987-88 – Michael Jordan (Chicago Bulls)
- 1988-89 – Magic Johnson (Los Angeles Lakers)
- 1989-90 – Magic Johnson (Los Angeles Lakers)
- 1990-91 – Michael Jordan (Chicago Bulls)
- 1991-92 – Michael Jordan (Chicago Bulls)
- 1992-93 – Charles Barkley (Phoenix Suns)
- 1993-94 – Hakeem Olajuwon (Houston Rockets)
- 1994-95 – David Robinson (San Antonio Spurs)
- 1995-96 – Michael Jordan (Chicago Bulls)
- 1996-97 – Karl Malone (Utah Jazz)
- 1997-98 – Michael Jordan (Chicago Bulls)
- 1998-99 – Karl Malone (Utah Jazz)
- 1999-00 – Shaquille O’Neal (Los Angeles Lakers)
- 2000-01 – Allen Iverson (Philadelphia 76ers)
- 2001-02 – Tim Duncan (San Antonio Spurs)
- 2002-03 – Tim Duncan (San Antonio Spurs)
- 2003-04 – Kevin Garnett (Minnesota Timberwolves)
- 2004-05 – Steve Nash (Phoenix Suns)
- 2005-06 – Steve Nash (Phoenix Suns)
- 2006-07 – Dirk Nowitzki (Dallas Mavericks)
- 2007-08 – Kobe Bryant (Los Angeles Lakers)
- 2008-09 – LeBron James (Cleveland Cavaliers)
- 2009-10 – LeBron James (Cleveland Cavaliers)
- 2010-11 – Derrick Rose (Chicago Bulls)
- 2011-12 – LeBron James (Miami Heat)
- 2012-13 – LeBron James (Miami Heat)
- 2013-14 – Kevin Durant (Oklahoma City Thunder)
- 2014-15 – Stephen Curry (Golden State Warriors)
- 2015-16 – Stephen Curry (Golden State Warriors)
- 2016-17 – Russell Westbrook (Oklahoma City Thunder)
- 2017-18 – James Harden (Houston Rockets)
- 2018-19 – Giannis Antetokounmpo (Milwaukee Bucks)
- 2019-20 – Giannis Antetokounmpo (Milwaukee Bucks)
- 2020-21 – Nikola Jokic (Denver Nuggets)
- 2021-22 – Nikola Jokic (Denver Nuggets)
- 2022-23 – Joel Embiid (Philadelphia 76ers)
- 2023-24 – Nikola Jokic (Denver Nuggets)
MVP das finais da NBA
Desde 1969, a NBA premia também o MVP das finais. O jogador mais valioso do confronto entre os campeões das conferências Oeste e Leste recebe o prêmio Bill Russell, ex-jogador que foi campeão da NBA 11 vezes, jogando pelo Boston Celtics.
O maior vencedor do “Bill Russell NBA Finals Most Valuable Player Award” é Michael Jordan. O maior jogador de todos os tempos foi o mais valioso em todas as 6 finais da NBA que disputou em sua carreira.
LeBron James foi o MVP das Finais em quatro temporadas, enquanto Magic Johnson, Shaquille O’Neal, Tim Duncan e LeBron James receberam três vezes a premiação.
Lista de todos os MVPs das finais da NBA ano a ano
- 1969 – Jerry West (Los Angeles Lakers)
- 1970 – Willis Reed (New York Knicks)
- 1971 – Kareem Abdul-Jabbar (Milwaukee Bucks)
- 1972 – Wilt Chamberlain (Los Angeles Lakers)
- 1973 – Willis Reed (New York Knicks)
- 1974 – John Havlicek (Boston Celtics)
- 1975 – Rick Barry (Golden State Warriors)
- 1976 – Jo Jo White (Boston Celtics)
- 1977 – Bill Walton (Portland Trail Blazers)
- 1978 – Wes Unseld (Washington Bullets)
- 1979 – Dennis Johnson (Seattle SuperSonics)
- 1980 – Magic Johnson (Los Angeles Lakers)
- 1981 – Cedric Maxwell (Boston Celtics)
- 1982 – Magic Johnson (Los Angeles Lakers)
- 1983 – Moses Malone (Philadelphia 76ers)
- 1984 – Larry Bird (Boston Celtics)
- 1985 – Kareem Abdul-Jabbar (Los Angeles Lakers)
- 1986 – Larry Bird (Boston Celtics)
- 1987 – Magic Johnson (Los Angeles Lakers)
- 1988 – James Worthy (Los Angeles Lakers)
- 1989 – Joe Dumars (Detroit Pistons)
- 1990 – Isiah Thomas (Detroit Pistons)
- 1991 – Michael Jordan (Chicago Bulls)
- 1992 – Michael Jordan (Chicago Bulls)
- 1993 – Michael Jordan (Chicago Bulls)
- 1994 – Hakeem Olajuwon (Houston Rockets)
- 1995 – Hakeem Olajuwon (Houston Rockets)
- 1996 – Michael Jordan (Chicago Bulls)
- 1997 – Michael Jordan (Chicago Bulls)
- 1998 – Michael Jordan (Chicago Bulls)
- 1999 – Tim Duncan (San Antonio Spurs)
- 2000 – Shaquille O’Neal (Los Angeles Lakers)
- 2001 – Shaquille O’Neal (Los Angeles Lakers)
- 2002 – Shaquille O’Neal (Los Angeles Lakers)
- 2003 – Tim Duncan (San Antonio Spurs)
- 2004 – Chauncey Billups (Detroit Pistons)
- 2005 – Tim Duncan (San Antonio Spurs)
- 2006 – Dwyane Wade (Miami Heat)
- 2007 – Tony Parker (San Antonio Spurs)
- 2008 – Paul Pierce (Boston Celtics)
- 2009 – Kobe Bryant (Los Angeles Lakers)
- 2010 – Kobe Bryant (Los Angeles Lakers)
- 2011 – Dirk Nowitzki (Dallas Mavericks)
- 2012 – LeBron James (Miami Heat)
- 2013 – LeBron James (Miami Heat)
- 2014 – Kawhi Leonard (San Antonio Spurs)
- 2015 – Andre Iguodala (Golden State Warriors)
- 2016 – LeBron James (Cleveland Cavaliers)
- 2017 – Kevin Durant (Golden State Warriors)
- 2018 – Kevin Durant (Golden State Warriors)
- 2019 – Kawhi Leonard (Toronto Raptors)
- 2020 – LeBron James (Los Angeles Lakers)
- 2021 – Giannis Antetokounmpo (Milwaukee Bucks)
- 2022 – Stephen Curry (Golden State Warriors)
- 2023 – Nikola Jokic (Denver Nuggets)
- 2024 – Jaylen Brown (Boston Celtics)
Quais são as principais regras da NBA?
As regras do basquete da NBA não são exatamente as mesmas usadas em outras ligas, como as organizadas pela Fiba, que também são seguidas no NBB e nas Olimpíadas.
Uma das principais diferenças é que os jogos da NBA têm 48 minutos de duração, enquanto nas competições internacionais são apenas 40 minutos. Além disso, a linha de arremesso de 3 pontos na NBA é mais distante do que nas outras ligas.
Diferenças entre regras da NBA e da Fiba
Regras | NBA | FIBA |
Tamanho da Quadra | 28,65m x 15,24m | 28m x 15m |
Distância da linha de 3 pontos | 7,24m | 6,75m |
Tempo de jogo | 4 quartos de 12 minutos | 4 quartos de 10 minutos |
Duração da Prorrogação | 5 minutos | 5 minutos |
Quantidade permitida de tempos ao longo do jogo | 6 | 2 no primeiro tempo e outros 3 no segundo tempo |
Quantidade permitida de tempos na prorrogação | 3 | 1 |
Quem pode pedir tempos | Jogador/Treinador | Treinador |
Duração do tempo | 1:40 | 1:00 |
Quantidade de tempos de 20 segundos | 1 por quarto | Não é previsto |
Relógio de arremesso | 24 segundos | 24 segundos |
Faltas individuais permitidas por jogo | 6 | 5 |
Lance livre por limite de faltas | Quinta falta do time | Quarta falta do time |
Número de arremessos por causa de falta técnica | 1 | 2 lances livres, além da posse de bola para o adversário |
Tempo para arremessar um lance livre | 10 segundos | 5 segundos |
Substituição entre lances livres | Permitido | Não é permitido |
Reposição de jogadores expulsos | 30 segundos | 1 minuto |
Agora que você já viu tudo sobre a NBA, se especialize ainda mais em basquete com nossos outros conteúdos:
- Copa do Mundo de Basquete Feminino: história e maiores campeãs
- Copa do Mundo de Basquete Masculino: resultados e estatísticas
- NBB: a história e como funciona a liga nacional de basquete
- Saiba tudo sobre os times do NBB e conheça os maiores vencedores
- Os melhores tênis para jogar basquete em 2019, escolha o seu!
–