Dentro de um novo conceito, os organizadores dos Jogos Olímpicos Paris 2024 estão querendo fazer diferente. Na última década o número de tochas nas Olimpíadas teve uma média de 10 mil exemplares, tendo em Londres 2012 o menor número com 8 mil portadores. Confira mais a seguir.
Por que Paris 2024 terá menos tochas na cerimônia de abertura?
Os organizadores estão planejando não usar tochas individuais para cada um dos portadores.
Eles estão planejando produzir menos e os motivos citados são preocupações com a sustentabilidade. — informou o veículo britânico Reuters.
Em outras palavras, a diminuição dos números de exemplares deve afetar o total de portadores e isso também diminui a quantidade de pessoas que terão a honra de guardar uma tocha na sua galeria ou prateleira.
Na verdade, a tendência é que os portadores não fiquem com as tochas como recordação. O motivo é simples e louvável: sustentabilidade. Em prol desta, os organizadores estão pensando em manobras para trazer um evento olímpico prezando ao máximo a sustentabilidade. Nesse sentido, a conta parou nos portadores também.
Segundo a Reuters, os organizadores não definiram a quantidade de tochas que serão entregues para os portadores realizarem a tradição em cada cidade do roteiro. O que se sabe é que esta medida ajudará a diminuir o número de gases misturados em cada exemplar que são queimados pelas ruas.
Bom lembrar que até a última Olimpíada, os portadores podiam comprar a tocha para guardar de recordação. Diante dessa nova medida, a possibilidade é incerta.
Enfim, a cerimônia começará após o acendimento da tocha em seu lugar de origem, em Olímpia, Grécia, que ainda não definiu data para tal.
Paris 2024 terá menos tochas que em Londres 2012?
Visando reduzir nosso impacto ambiental, estamos pensando em outro modelo para que todos possam guardar uma lembrança deste momento único e compartilhá-lo com sua comitiva e o maior número de pessoas. — informou a Reuters.
Como dito, dentre os últimos jogos, uma média de 10 mil circularam pelas ruas. Em Tóquio 2021 tiveram 10 mil exemplares, enquanto no Rio 2016 12 mil portadores estiveram nas ruas. Apenas em Londres 2012 que o número não chegou a 10 mil, com um total de 8 mil portadores na cerimônia.
Enfim, os organizadores de Paris 2024 ainda definem algumas medidas e não confirmaram a quantidade exata de tochas para sua abertura, somente informaram ser um trabalho em andamento que será uma Olimpíada mais sustentável.
+ confira também: O maior filme de surfe do universo ganha seu primeiro trailer; confira
Foto destaque: Divulgação/CBS News