Neste sábado (15), um grande acidente envolvendo 30 ciclistas marcou a etapa do Tour de France, na 14ª etapa da competição. A prova ficou parada por cerca de 30 minutos, devido ao grande engavetamento na parte de trás do pelotão. O acidente ocorreu próximo à cidade de Annemasse. A corrida foi reiniciada, na sequência, com carros de apoio. Nenhum dos líderes gerais se envolveu no incidente.
?Huge crash at the back of the peloton. The race is neutralized
?Grosse chute à l'arrière du peloton. La course est neutralisée#TDF2023 pic.twitter.com/nVWVUga0N9
— Tour de France™ (@LeTour) July 15, 2023
O acidente aconteceu em uma parte escorregadia e de descida da pista, faltando 146 km para o final. Destaques como o espanhol Antonio Pedrero, o sul-africano Louis Meintjes e o colombiano Esteban Chaves, estavam envolvidos no engavetamento. Logo após 10km, o francês Romain Bardet e o britânico James Shaw caíram em em outra rápida descida e também foram forçados a abandonar a etapa.
O ciclista da equipe INEOS Grenadiers, Carlos Rodríguez, concluiu os 152km de montanha da etapa com um tempo de 3h58min45s, cruzando sozinho a linha de chegada. Os dois líderes da competição duelaram pelo pódio. Tadej Pogacar (UAE Team Emirates) foi o segundo e o dinamarquês Jonas Vingegaard (Jumbo-Visma) foi o terceiro, ambos a cinco segundos do primeiro colocado.

O jovem ciclista espanhol de 22 anos faz sua estreia na Grande Volta. Em 2022, Rodríguez competiu na Volta à Espanha e foi o sétimo colocado na classificação final.
Já na classificação geral nada mudou: Jonas Vingegaard segue com a camisa amarela da liderança, agora com um tempo total de 57h47min28s. Tadej Pogacar é o segundo, agora com dez segundos de diferença. Carlos Rodríguez assumiu a terceira colocação com 4min43s atrás.

A disputa pelo título da Grande Volta em 2023 está imperdível. Além de contar pontos para o ranking que determinará os classificados aos Jogos Olímpicos Paris 2024, os últimos campeões despontam como favoritos novamente, incluindo o colombiano Egan Bernal (campeão em 2019), o esloveno Tadej Pogacar (2020 e 2021) e o dinamarquês Jonas Vingegaard (2022).
Os atletas seguem a disputa do Tour de France 2023. Neste domingo (16), acontece a 15ª etapa com o percurso de montanha com 179km entre Les Gets les Portes du Soleil e Saint-Gervais Mont-Blanc.
Esta é o segundo Grand Tour do ciclismo de estrada neste ano, que reúne as três principais competições da modalidade. Em maio, o esloveno Primož Roglič (Jumbo-Visma) conquistou o título do Giro d’Italia 2023. Depois, entre agosto e setembro, ocorre a Volta à Espanha.