A Copa do Mundo de basquete acabou para o Brasil na segunda fase da competição. Neste domingo (3), a seleção terminou sendo eliminada do torneio para a Letônia por 104 a 84 pelo Grupo L.
Mesmo fora da Copa do Mundo, o Brasil ainda tinha chances de conseguir a classificação direta para disputa dos Jogos Olímpicos de Paris em 2024. Entretanto, com a virada histórica do Canadá pra cima da Espanha, a seleção brasileira acabou não conseguindo a vaga via Mundial.
Dessa forma, vai disputar o Pré-olímpico que acontece no ano que vem, valendo uma única vaga para ingressar nas Olimpíadas de Paris.
Yago Santos top 3 da Copa do Mundo
Apesar da eliminação brasileira, um dos principais nomes da equipe, o armador Yago Santos encerrou sua participação na Copa do Mundo com o terceiro lugar de maior média de assistências da competição.
Bruno Caboclo também foi outro grande destaque da seleção brasileira no torneio. O jogador de 2,08m fez 20 pontos contra a Letônia, 19 contra o Canadá, 12 na Costa do Marfim, 15 contra a Espanha e por fim, 16 contra o Irã. Além de ser bastante consistente nas partidas.
?? Bruno Caboclo e Yago dos Santos comandaram a campanha do Brasil na Copa do Mundo de 2023!
– Bruno Caboclo ??:
16.4 PTS
9.2 REB
1.2 BLK
57% FG
31% 3PT– Yago dos Santos ??:
14.8 PTS
4.0 REB
7.2 AST
49% FG
45% 3PTDupla que traz esperança à seleção brasileira! ? pic.twitter.com/yoW32wEZLx
— Diegão (@DiegaoM25) September 3, 2023
Quartas de Finais da Copa do Mundo
Do grupo do Brasil, Canadá e Letônia foram quem avançaram para a fase quartas de final. Os confrontos já estão definidos, com a eliminação da Espanha, teremos um novo campeão da competição:
The Quarter-Finals are set ?#FIBAWC #WinForAll pic.twitter.com/ePfcfQuZoN
— FIBA Basketball World Cup 2023 ? (@FIBAWC) September 3, 2023
Histórico das seleções em Copas
Somente os Estados Unidos possuem títulos em Copas do Mundo dos times que estão nas quartas de finais. A equipe dirigida pelo técnico do Golden State Warriors, Steve Kerr, vai tentar buscar o hexacampeonato.
A seleção norte-americana venceu a competição pela última vez no ano de 2014. Na ocasião, derrotou a Sérvia na decisão. A equipe europeia além desse vice-campeonato, tem também uma 4ª colocação alcançada em 2010. As seleções restantes nunca disputaram nenhuma final de Copa do Mundo.