Com apenas 19 anos, a jovem Lorena Paola foi destaque novamente em competições de powerlifting. A mineira iniciou no esporte profissionalmente este ano e já soma conquistas e recordes no Campeonato Mineiro e Carioca 2023. Após o torneio, Lorena falou com o site Esportelândia sobre boa fase em ano de estreia.
Lorena Paola vive estreia dos sonhos no profissional
Aquela famosa frase “se fosse fácil, qualquer um fazia” poderia ser atribuída ao início da mineira. Com apenas 19 anos, Lorena Paola começou sua trajetória no powerlifting este ano de 2023 e já conta com alguns destaques.
Só para ilustrar, nesse Campeonato Carioca de Powerlifting a jovem quebrou recorde no agachamento, supino e levantamento terra pela categoria Teen até 56 kg.
- Agachamento 105 kg;
- Supino 45 kg;
- Levantamento terra 105 kg;
Início e inspiração da jovem
Comecei em fevereiro desse ano (no profissional). Essa é minha segunda competição. A primeira foi lá em Paracatu pelo Campeonato Mineiro.
Questionada de onde veio essa vontade de competir no profissional, a campeã mineira e carioca de powerlifting apontou com um sorriso no rosto para o líder da Equipe Sparta, David Santos.
Na verdade, eu assistia muito o David. Aí surgiu uma vontade e um amigo meu que trabalha lá conosco no estúdio (Centro de Treinamento Sparta) também incentivou a competir.
David Santos, mais do que um líder

David foi um caso a parte no Carioca de Powerlifting. De longe, o que mais vibrou pelo Time Sparta. Se na história existem os “300 de Esparta”, no último final de semana o público pôde assistir à torcida inflamada de um espartano. Sozinho, David conseguia duplicar o volume da torcida.
Inspiração da Lorena e líder da Equipe Sparta, David Santos não ficou apenas na torcida. O atleta faturou ótimo desempenho no Carioca ao se sagrar campeão da categoria Open até 82,5 kg e do coeficiente da categoria Open geral. David conseguiu façanhas como:
- Agachamento 260 kg;
- Supino 160 kg;
- Levantamento Terra 270 kg.
Próximos passos de Lorena Paola no profissional
A jovem não nega a vontade de seguir como profissional de powerlifting. Atualmente estuda Educação Física, assim como David um dia fez antes de obter a pós-graduação em Musculação e Ginásticas de Academia. Lorena vê a possibilidade de viver do powerlifting como uma questão de tempo e aprimoramento de técnicas.
No entanto, o esporte ainda está em desenvolvimento no âmbito da valorização profissional. Assim, como Lorena ou David, muitos estudam e trabalham para buscar outros meios de renda. Dentro disso, não são todos que tem a oportunidade de receber patrocínios e ajuda de custos das prefeituras.
É um esporte ainda desvalorizado, porque a gente gasta muito. Não é todo lugar que é perto de onde moramos. Às vezes, mesmo com a ajuda da prefeitura, a gente acaba gastando um pouco mais.
A atleta Teen gosta de competir, mas confessa ser cansativa a dupla jornada. Contudo, como uma boa espartana, Lorena Paola explica que a coragem é um fator-chave para quem deseja começar no esporte.
Não ter medo… do que os outros vão falar… não ter medo. E principalmente ter coragem. Ter coragem e sempre seguir em frente.

+ [Entrevista] Wolfgang Strongman explica sucesso no Campeonato Carioca de Powerlifting 2023