O Flamengo teve excelente desempenho nos jogos no Rio de Janeiro na Champions League das Américas, a Libertadores de basquete e teve dois jogos brilhantes contra Penãrol e Instituto de Córdoba. Na sexta-feira [13] ganhou do Penãrol por 103 x 47. Contra o Instituto venceu por 91 x 46. Realizando uma incrível janela e praticamente classificando a equipe para fase de Mata-Mata.

Treinador do Flamengo destaca vitórias

Na janela anterior a equipe perdeu para o Instituto e teve uma vitória sobre suada sobre o Penãrol na Janela que aconteceu no Ururguai.

Em casa, no Tijuca Tênis Clube, tudo foi diferente e o Flamengo passeou nos dois jogos e só um milagre para a equipe sair desclassificada na fase de grupos.

Um dos fatores que mais chamou atenção foi o setor defensivo e os poucos pontos sofridos na partida. Ao ser perguntado se esse foi o maior mérito da equipe e o treinador do Flamengo, Gustavo de Conti e respondeu:

Foi, o principal. Pois, com certeza todo jogo vamos fazer mais de 46 pontos. Então se a gente sofrer 46 pontos todo jogo, vamos sair com a vitória. Não é tão simples assim. Mas, é mais ou menos isso. Nós dominamos a defesa, dominamos os rebotes, as cestas que eles fizeram foi mérito deles, não foi por nenhum erro nosso. A gente conseguiu fazer uma incrível defesa.

Na defesa zona, que não uma defesa que usamos muito. Mas, a gente treina e quando precisa colocamos e pratica e hoje deu certo.

Depois, ao ser perguntado sobre o excelente desempenho nos dois jogos. Gustavo respondeu:

É muito gratificante quando acontece isso, a gente não espera isso, não espera que aconteça isso uma diferença tão grande. São times muito parelhos, são times importantes. Dificilmente a gente vai ver na carreira dos jogadores que estão no Instituto uma derrota como essa. Então, eu como treinador não espero mas fico muito satisfeito, gostaria que acontecesse isso todo jogo. Enfim, cada jogo é uma história, a gente perdeu para eles lá e demos o troco aqui.

Também, analisou que a equipe está praticamente classificada:

Acho que não estamos matematicamente classificado. Mas se a gente perder os dois jogos empata todo mundo e se for depender do saldo, estamos muito bem nisso. Matematicamente não estamos. Vamos para lá para buscar o primeiro lugar, com uma vitória garantimos e é isso que a gente quer buscar.