Depois do anúncio que pegou a todos de surpresa no começo do ano, a Red Bull decidiu oficializar a chegada de Lucas Pinheiro Braathen para a equipe de esportes de inverno do Brasil. Com evento de apresentação, a nação Amarelinha ganhou um novo ídolo.
Multicampeão como esquiador alpino, principalmente nas competições de slalom, o atleta agora vai participar dos eventos representando a bandeira brasileira. Em entrevista ao Esportelândia, Pedro Cavazzoni, CEO da Confederação Brasileira de Desportos na Neve (CBDN), falou da importância que a chegada de Lucas representa para o país.
Assista ao trecho da entrevista de Pedro Cavazzoni sobre a chegada de Lucas Pinheiro na CBDN
Quais são os esportes que você ama? Aqui no Esportelândia falamos sobre:
Lucas Pinheiro pode mudar o patamar do Brasil nos esportes de inverno
Em conversa exclusiva com o Esportelândia, Pedro Cavazzoni falou sobre a dificuldade que o Brasil enfrenta para conseguir promover os esportes de inverno para o seu público. Por não ter muito contato com a neve, existe um problema de identificação por parte dos brasileiros.
A gente brinca que a única dificuldade de fazer esporte de neve no Brasil é a neve (risos). É a única desculpa que a gente pode dar quando a gente faz alguma coisa diferente dos outros.
Claro que isso é uma dificuldade geográfica e climática do esporte de neve no Brasil, que sempre foi uma camada extra de trabalho e que a gente da Federação sempre entendeu que fazia parte do problema.

Pedro acredita que a chegada de Lucas Pinheiro ao Brasil pode potencializar a prática dos esportes de inverno, colocando até outros atletas brasileiros em evidência.
Isso é uma variável que já está dada e a gente não tem o que fazer. Procuramos formas de desenvolver projetos que sejam compatíveis com a realidade brasileira.
O Lucas vindo competir pelo Brasil, eu acho que vai ser muito bom para esses outros projetos, também porque o Brasil tem vários bons outros atletas de inverno.
A aquisição do Lucas Braathen é a maior "naturalização" de todos os tempos do esporte brasileiro!
Em aspas por que salvo exceções de algumas modalidades, o Brasil só trás atletas que tenham raízes ou relação com o país, como o caso do Lucas que tem dupla cidadania! ❤️❄️??⛷️ pic.twitter.com/wBYfQyPDkU
— Chapolins Olímpicos ? (@chbrasileiros) March 7, 2024
Um dos mais talentosos do mundo
Com Lucas Pinheiro chegando ao Brasil, a CBDN não ganha apenas mais um reforço, mas também alguém que tem uma visibilidade mundial, dono de um talento inigualável e que pode contribuir de forma significativa para o esporte nacional.
Durante a entrevista, Cavazzoni menciona que o atleta pode, inclusive, transcender a barreira do esporte, explorando a relação da prática esportiva com a sociedade em um contexto geral.
O Lucas é uma atleta muito diferenciado. Acho que o brasileiro vai começar a descobrir o que a gente já sabe há algum tempo.
Ele é o tipo daquela pessoa que pode transcender o esporte, porque ele é muito bom no que ele faz dentro das pistas, mas ele também é muito bom fora dela.
Ele entende a relação do que o esporte traz para a sociedade, ele entende como ele pode realmente ajudar a impactar seu país positivamente.

Pedro Cavazzoni espera que a chegada de Lucas Pinheiro ao Brasil possa reconfigurar a imagem que o público tem sobre os esportes de neve. Além disso, poderá dar maior visibilidade ao país no cenário internacional nesta modalidade.
A gente tem a plena certeza que ele vai não só ajudar o esqui alpino a ser mais conhecido, o esporte de neve a ser mais conhecido, mas também ele vai ajudar o Brasil a ser mais conhecido internacionalmente como uma nação multiesportiva, uma nação diversa, muito cultural, como a gente realmente é.
A CBDN está supercontente de ter um atleta que não é só um atleta, é uma pessoa muito diferenciada e que pode deixar um impacto muito grande no Brasil.
Ver essa foto no Instagram
Aproveite para se aprofundar ainda mais no esporte com nossos outros conteúdos:
- Lista do Bolsa Atleta bate número recorde de inscritos em 2024
- Vivendo cenário de Guerra, Palestina estará presente nas Olimpíadas de Paris 2024
- Aposentadoria? Galvão Bueno fala a verdade sobre o fim da carreira como narrador
- Confira todas as vagas do Brasil para as Olimpíadas de Paris 2024 até agora
- Ídolo do Flamengo, Zico será embaixador de programa do Brasil nas Olimpíadas
- Paris 2024 anuncia medalhas com pedaço da Torre Eiffel para as Olimpíadas
- Paris 2024 vai tomar medidas drásticas em relação à cerimônia de abertura no Rio Sena