Os Jogos Olímpicos de E-Sports estão em grande discussão após o Comitê Olímpico Brasileiro (COB) ter oferecido a proposta da sua criação.
Com o objetivo de incluir modalidades competitivas dos jogos eletrônicos mais populares, os Jogos Olímpicos de e-Sports estão em evidência no mercado.
Entretanto, nem todos os jogos se encaixam bem nesse cenário olímpico. Seja por questões de popularidade, relevância competitiva ou problemas técnicos, alguns títulos provavelmente ficarão de fora.
11 games que não devem estar nos Jogos Olímpicos de e-Sports
Aqui estão 10 jogos que não devem estar presentes nos Jogos Olímpicos de e-Sports, com as razões para suas exclusões.
1. Minecraft
Motivo: Modos relacionados ao PVP caíram em desuso
Minecraft é um dos jogos mais jogados e populares do mundo, porém, seus modos Player versus Player (PVP), que são essenciais para uma competição de e-sports, não têm a mesma relevância de antes.
A maioria dos jogadores se concentra mais nos aspectos criativos e de construção do jogo, deixando o PVP em segundo plano. Assim, Minecraft pode não ser a escolha ideal para um evento como os Jogos Olímpicos de e-Sports.
2. Apex Legends
Motivo: Dificuldade de incluir um terceiro Battle Royale
Apex Legends é um jogo de Battle Royale com uma base de jogadores gigante e um cenário competitivo ativo.
Contudo, com PUBG e Fortnite já estabelecidos como os principais jogos de Battle Royale, adicionar um terceiro título do mesmo gênero poderia saturar os Jogos Olímpicos de e-Sports.
3. Hearthstone
Motivo: Jogos de cartas caíram em desuso
Hearthstone, o popular jogo de cartas da Blizzard, tem uma comunidade gigante e uma cena competitiva bem definida.
Mas os jogos de cartas digitais, em geral, têm perdido popularidade entre os gamers nos últimos anos. O gênero não atrai tanto interesse quanto outros estilos de jogo, o que poderia limitar o apelo do evento.
4. Among Us
Motivo: Sistema competitivo não engatou
Among Us ganhou enorme popularidade como um jogo social, onde os jogadores trabalham juntos para descobrir impostores entre eles.
Apesar de seu sucesso como jogo casual, Among Us não conseguiu se firmar como um título competitivo por conta do seu foco em diversão.
5. COD Warzone
Motivo: Preferência por PVP tradicional em vez de Battle Royale
Ver essa foto no Instagram
Call of Duty: Warzone é a versão Battle Royale do popular jogo de tiro em primeira pessoa. Embora o modo online de Battle Royale tenha uma grande base de jogadores, é provável que Call of Duty seja representado em um formato mais tradicional de PVP nos Jogos Olímpicos de e-Sports.
6. Free Fire
Motivo: Jogo muito nichado no Brasil
Free Fire, desenvolvido pela Garena, é um jogo de Battle Royale extremamente popular no Brasil e em alguns outros mercados específicos.
Assim, sua popularidade global não se compara a outros jogos de Battle Royale como Fortnite ou PUBG, o que acaba impedindo sua presença nos Jogos Olímpicos de e-Sports.
7. Roblox
Motivo: Não oferece grandes partidas competitivas
Roblox é uma plataforma de jogos que permite aos usuários criar e jogar jogos feitos por outros gamers.
Apesar de sua imensa popularidade e a criatividade que promove, Roblox não é conhecido por suas competições de alto nível.
8. World of Tanks
Motivo: Não há grande comunidade ativa
World of Tanks é um jogo de combate de tanques com uma grande base de jogadores em todo o mundo. Por outro lado, quando comparado com outros games online, sua comunidade não é tão ativa ou grande.
A diminuição do interesse ao longo dos anos e a falta de um cenário competitivo robusto limitam suas chances de ser incluído nos Jogos Olímpicos de e-Sports.
9. CrossFire
Motivo: Presença forte de CS como representante de FPS
CrossFire é um jogo de tiro em primeira pessoa que tem uma presença enorme em alguns mercados, especialmente na Ásia.
Porém, com Counter-Strike: Global Offensive (CS) já estabelecido como o principal representante do gênero FPS nos e-sports, a inclusão de CrossFire seria redundante.
10. Battlefield
Motivo: Popularidade decrescente e falta de novos sucessos
Battlefield é uma série de jogos de tiro em primeira pessoa conhecida por suas grandes batalhas e cenários realistas.
Após o sucesso de Battlefield 4, a franquia teve dificuldades em manter sua popularidade, com lançamentos recebendo respostas negativas.
A falta de títulos recentes de sucesso e a diminuição do interesse tornam improvável sua inclusão nos Jogos Olímpicos de E-Sports, onde a relevância atual é essencial.
11. NBA 2K
Motivo: Modo online bugado e instável
NBA 2K é a principal série de jogos de basquete que consegue colocar uma experiência realista do esporte nos games.
Por outro lado, o modo online de NBA 2K tem sido criticado por problemas técnicos, incluindo bugs e instabilidade.
Esses problemas comprometem a experiência competitiva, essencial para um evento de e-sports de alto nível.
Veja também: Jogos Olímpicos de e-Sports: 15 modalidades que podem estrear o torneio