O mundo dos jogos eletrônicos conquistou vários fãs ao longos dos anos por causa de seu entretenimento proporcionado. Além disso, para muitos já virou uma categoria esportiva, sendo denominada por e-sports. Desse modo, com a a popularização dos games veio também as dos eventos que celebram a categoria.
Neste sentido, entre os dias 11 e 15 de outubro, em São Paulo, acontece a Brasil Game Show, também chamado por BGS 2023. O evento reúne jogadores profissionais, empresas do ramo e fãs, sendo a maior feira de games do país. Como não poderia ser diferente, o Esportelândia cobriu o evento para trazer a melhor cobertura possível para você.
Desse modo, Raphael Almeida, repórter do Esportelândia, entrevistou Lúcio “Cerol”, pró-player de Free Fire e um dos principais criadores de conteúdo do ramo. O jogador confidenciou como vê o cenário dos games atualmente. Além disso, contou o segredo do sucesso para se ter uma boa equipe. Confira!
Cada vez mais perto do maior evento gamer do Brasil!! Eu já tô animado pra encontrar com vocês na @BrasilGameShow, então bora no site https://t.co/CpvqD0CuBI pra adquirir seu ingresso!! ?
— Cerol (@CEROLZERA) October 11, 2023
A BGS 2023
A Brasil Game Show (BGS) é a maior feira de games da América Latina, atraindo jogadores de todo o Brasil. Realizada anualmente desde 2009, a BGS é um dos maiores eventos de games do mundo, tanto em público quanto em área ocupada. A feira ocorre no Expo Center Norte, em São Paulo, e reúne as principais empresas do setor, sendo palco de grandes lançamentos e atraindo personalidades da indústria de jogos eletrônicos, além de dar espaço a estúdios independentes.
A BGS também tem um forte caráter social, tendo arrecadado e doado mais de 450 toneladas de alimentos ao longo de suas 13 edições. A 14ª edição da BGS está marcada para acontecer entre os dias 11 e 15 de outubro, no Expo Center Norte, São Paulo. O evento é uma celebração do universo gamer e oferece diversas atrações, incluindo convidados internacionais, lançamentos, competições de eSports e concursos de cosplay.
O cenário dos Games no Brasil
Uma das grandes presenças na BGS 2023 foi a de Lúcio Silva, também conhecido como Cerol, um dos principais gamers do país e eleito o Melhor Streamer do Brasil, em 2019. O profissional possui uma canal no Youtube e gerencia a Fluxo, uma das principais equipes do ramo do e-sports do Brasil.
Neste sentido, por Cerol ser uma das referências do Brasil no assunto, Raphael Almeida o questionou como está o cenário dos games no país. Visto que, os jogos cresceram, mas deu uma estagnada durante a pandemia. O streamer cravou que o mercado proporciona grandes oportunidades, porém necessita de esforço e pode ser vivido profissionalmente:
É um é um mercado que tem muita oportunidade, que depende muito de talento e esforço. O cara que tem aptidão para jogar e se esforça, em algum momento ele vai ser reconhecido independente do jogo e os games surgem a todo momento. Hoje você está aqui de boa e amanhã surge um jogo novo e depois outro jogo.
Então, talvez às vezes você não encaixou em algum tipo de modalidade, você pode pular para outra para que você possa ter um reconhecimento. Então, viver do jogo é difícil, mas se conseguir, é um excelente mercado para que você possa está feliz em uma profissão”.
Ver essa foto no Instagram
A fórmula do sucesso de Cerol
Além da carreira como criador de conteúdo do mercado de games e do entretenimento, Lúcio Silva também gerencia a sua equipe profissional de jogadores, a Fluxo. Desse modo, é responsável pelo recrutamento de novos talentos do Free Fire.
Sendo assim, Raphael Almeida perguntou a Cerol quais são as qualidades que o jogador precisa ter para ser selecionado. O CEO prontamente afirmou que algumas coisas fogem do seu controle, mas também entregou a sua fórmula do sucesso:
Assim, claro, tem coisas que fogem do meu alcance e saem do meu conhecimento. Então, o principal hoje que eu foco é ter uma equipe totalmente capacitada e responsável, para que possa montar cenários em todas as lives e entender a função de cada jogador, a função de cada pessoa para que possa se dedicar e dar o seu máximo no time.
Principalmente eu busco o desempenho pessoal, onde o cara se cobra, onde ele tem a vontade de vencer. Se ele tiver essa vontade mais a oportunidade, penso que é a fábrica do sucesso”.
A importância das parcerias e de eventos como o BGS 2023
O mundo dos e-sports tem atraído cada vez mais empresas que buscam parcerias e expansão de seu mercado. Recentemente, a empresa de Cerol firmou negócio com a LG, beneficiando os dois lados.
Assim, Raphael Almeida questionou o jogador sobre a importância das parcerias e como elas ocorrem. Prontamente, Cerol apontou a visibilidade e a qualidade como os principais diferenciais:
A gente consegue através das nossas mídias dar muita visibilidade para LG, que é um produto excelente. Então, quando juntamos a qualidade do produto, mais a visibilidade que a gente pode trazer, são resultados como o próprio CEO da LG falou, as vendas aumentaram em 10%, 30% desde que fechou parceria com a gente”.
Além disso, Cerol mostrou sua felicidade em conseguir proporcionar boas entregas para o seu público e vislumbrou o crescimento do mercado através de mais patrocínios e eventos como o BGS 2023:
Então, eu fico feliz com as entregas, de poder mostrar para o público um produto de qualidade. E fico feliz também porque a gente também necessita dos patrocínio dos games para que possamos crescer cada vez mais”.
Ver essa foto no Instagram
Aproveite para se aprofundar ainda mais no esporte com nossos outros conteúdos:
- BGS 2023: tudo o que você precisa saber sobre o evento
- Como montar um setup gamer? Veja tudo o que é necessário
- Brasil ganha destaque no EA Sports FC 24 e deixa países grandes para trás – Entenda mais
- Here We Go! Jornalista é confirmado no EA Sports FC 24 – Entenda sua função no jogo
- 1ª pessoa, modo história, mentalidade – Todas as novidades do EA Sports FC 24