A paixão global por velocidade e automobilismo é indiscutível. Com a evolução dos anos e a entrada dos jogos eletrônicos na equação, essa atração se estendeu a um público mais amplo. Consequentemente, à medida que a tecnologia avançava, os jogos também progrediam, dando origem a uma nova categoria esportiva: o e-sports.
O Brasil conta com um destacado representante na modalidade, João Piana, um piloto profissional de F1 virtual com 23 anos de idade, mais de uma década dedicada ao mundo automobilístico. Desde 2018, ele tem orgulhosamente representado o Brasil na F1 Esports Series, acumulando um impressionante currículo de títulos nacionais em jogos como F1, Automobilista e Assetto Corsa.
Durante a Brasil Game Show 2023, também conhecida como BGS 2023, a maior feira de jogos da América Latina, o Esportelândia teve a chance de conduzir uma entrevista exclusiva com João Piana. No evento, o piloto revelou a sua rotina de preparação para o esporte virtual e a sua importância. Confira!
Ainda dá tempo de curtir a #BGS23!
Temos ingressos disponíveis para o domingo e Ingressos camarote e passaporte!? https://t.co/1mAE1K3FB6
? Evite golpes! Adquira ingressos apenas pelos canais oficiais da BGS! pic.twitter.com/VL0KFCCxQm
— Brasil Game Show (@BrasilGameShow) October 13, 2023
A BGS 2023 e seu convidado João Piana
A Brasil Game Show tem como propósito difundir amplamente a cultura gamer no Brasil. Com essa finalidade, o evento reúne profissionais da área, empresas, entusiastas, entretenimento e oportunidades de aprendizado. Além disso, dispõe de variadas estruturas para o público, que oferecem experiências através dos simuladores de corrida para os aficionados.
Nesse contexto, uma das oportunidades disponíveis para os visitantes é a utilização do simulador de corridas da F1, proporcionando a sensação de estar realmente nas pistas. Nessa empreitada, um dos colaboradores é João Piana, um dos principais expoentes brasileiros na categoria virtual do automobilismo.
A 14ª edição da BGS acontecerá entre os dias 11 e 15 de outubro, no Expo Center Norte, em São Paulo. O evento se consolida como uma festividade dedicada ao universo gamer, oferecendo uma ampla variedade de atrações, incluindo a presença de convidados internacionais, lançamentos, competições de e-sports e concursos de cosplay.
A rotina de preparação de João Piana
Para muitas pessoas os jogos eletrônicos são vistos como lazer. Desse modo, não se precisaria de uma preparação ou uma rotina para a realização do mesmo. Por outro lado, os atletas profissionais geralmente seguem uma rotina de treino e preparação, já que não é apenas uma diversão para eles.
Com essa mudança no cenário esportivo, Carlos Soares perguntou para João Piana qual era a rotina de preparação dele. Além disso, se havia uma especificidade diferente de outras. O piloto logo apontou o seu foco e a sequencia de atividades que faz para evitar problemas com lesão:
Existe sim, um exemplo mais próximo do automobilismo virtual que nós podemos ver, são os pilotos das equipes reais de Fórmula 1 virtual. Eles passam o dia inteiro treinando, ou seja, acordam às 7h da manhã, como as pessoas que iam para à escola, vão para à academia e fazem o preparo físico.
Fazem fisioterapia, porque é muito importante, pois é um esforço que a gente faz repetidas vezes durante o dia inteiro, para não desenvolver nenhuma lesão”.
A importância do treinamento psicológico no esporte
João Piana também pontuou outro fator muitas vezes desdenhado pelas pessoas: o lado mental, o psicológico da pessoa. Para Carlos Soares, o piloto abriu o jogo sobre como são os estudos dos games, da rotina e sua importância para o vida do atleta:
O Preparo mental, psicológico, é o mais importante e isso tem que ser trabalhado também. A nossa rotina não é apenas jogar videogame, não é igual uma pessoa que chegam em casa 6h, 7h da noite, apenas liga o videogames e joga. É real, é esporte, é atleta você acorda de manhã, você treina, você estuda o jogo, você entende que quando você tem que parar, quando você tem que andar”.
Por fim, João completou se posicionando sobre as pessoas que acham que o e-sport não possui estudo, treino, rotina, preparação e que o virtual é muito real:
Não é apenas ligar e jogar, existe todo um estudo por trás de como um atleta faz, como uma equipe faz. É um esporte real, é virtual porque a gente joga no videogame, mas é um esporte que precisa ter uma preparação real também”.
Ver essa foto no Instagram
Aproveite para se aprofundar ainda mais no esporte com nossos outros conteúdos:
- BGS 2023: tudo o que você precisa saber sobre o evento
- Jefão Pai do Nobru crava os objetivos da Fluxo em sua presença na BGS
- Brasil ganha destaque no EA Sports FC 24 e deixa países grandes para trás – Entenda mais
- Here We Go! Jornalista é confirmado no EA Sports FC 24 – Entenda sua função no jogo
- Na BGS 2023, Cerol revela segredo para sucesso no mundo dos games