Impossível falar de jogos online sem pensar, de cara, em League of Legends. O MOBA da Riot Games já atraiu milhões de fãs ao redor do mundo – e você pode ser o próximo! Como jogar LoL? Quais são as regras básicas do game? Te respondemos tudo por aqui.
Neste tutorial você aprenderá a dinâmica de League of Legends, conhecerá as posições dos jogadores, o funcionamento dos personagens, a importância dos itens e o papel das runas, assim como dicas valiosas para melhorar o desempenho dentro do jogo.
Vale ressaltar que este manual do LoL para iniciantes ensinará os principais conceitos das partidas 5v5 realizadas em Summoner’s Rift, pois é o modo de jogo mais popular da franquia. É nesta modalidade que você certamente passará a maior parte do seu tempo.
Está preparado? Então segue o fio!
Requisitos mínimos para jogar LoL

Antes de começarmos o nosso tutorial de LoL, vamos dar uma olhada nos requisitos mínimos para que você possa rodar o jogo no seu computador?
Dica valiosa: caso o game esteja travando e o FPS caindo, diminua todas as configurações gráficas do cliente para as opções mínimas. Quanto menos detalhes, mais leve, ou seja, o computador exigirá menos processamento.
Para criar uma conta em League of Legends, basta acessar o site oficial do jogo e clicar no botão ”jogue agora”. O game também pode ser baixado por lá.
Requisitos mínimos para jogar LoL no PC
- Processador de 3 GHz
- 2 GB de memória RAM
- 12 GB de espaço em disco disponível
- Placa de vídeo compatível com Shader versão 2.0b
- Resoluções de tela de até 1920×1080
- Suporte para DirectX v9.0c ou superior
- Windows 7, 8 ou 10
Requisitos mínimos para jogar LoL no Mac
- Processador de 3 GHz
- 2 GB de memória RAM
- 5 GB de espaço em disco disponível
- Placa de vídeo: NVIDIA GeForce 8600M GT/ATI Radeon HD 2600 ou melhor
- Resoluções de tela de até 1920×1080
- OS X 10.10 (Yosemite) até macOS 10.14 (Mojave)
Regras do LoL

Atenção iniciantes no League of Legends: para mandar bem no game, é preciso entender os principais objetivos do jogo. É assim que daremos início ao nosso tutorial ”Como jogar LoL”. Neste tópico, você entenderá as regras e mecânicas básicas do gênero MOBA.
MOBA, ou multiplayer online battle arena, é um tipo de jogo no qual grupos de players dividem-se em times e controlam personagens com habilidades únicas. O principal objetivo é derrubar a base adversária, que em League of Legends se chama ”nexus”.
No modo Summoner’s Rift, as partidas se dão entre duas equipes de cinco integrantes, ou seja, dez jogadores no total. Os players, portanto, se posicionam de forma estratégica no mapa, que é composto por três grandes divisões:
- Rota superior
- Rota inferior
- Rota central
- Selva
Cada rota é composta por três torres e um inibidor. Além disso, o nexus é protegido por mais outras duas torres. Essas estruturas são espécies de barreiras que os jogadores precisam derrubar para chegarem ao lado adversário.
Assim sendo, uma base é protegida por:
- 11 torres
- 3 inibidores
- 1 nexus
Cada jogador é responsável por controlar um personagem, popularmente conhecido como ”campeão”. Atualmente, existem 146 campeões disponíveis no LoL. Os personagens possuem habilidades e atributos únicos, isto é, são completamente diferentes entre si.
O tempo de jogo é ilimitado. Quem derrubar o nexus inimigo primeiro, vence. Estas são as regras básicas do League of Legends! Simples assim!
Agora que você entendeu o básico do game, destrincharemos, a seguir, os principais elementos de gameplay apresentados nesta introdução. Continue ligado!
Personagens do LoL

Dando sequência ao nosso tutorial de como jogar LoL, o segundo passo para entender o MOBA é compreender o funcionamento dos personagens.
Os campeões possuem quatro habilidades (skills) que são ativadas usando as teclas ”Q,” ”W”, ”E” e ”R” do teclado. As três primeiras habilidades são normais e a última, conhecida popularmente como ultimate, é a mais forte.
Cada habilidade possui seus efeitos e tempo de recarga próprios (cooldown). Elas podem ser de ataque, defesa ou utilidade. É por isso que League of Legends possibilita um leque quase infinito de combinações e estratégias!
Além das quatro skills principais, os personagens também desferem pequenos ataques básicos (ou auto ataque), que efetuam dano e não possuem tempo de recarga. Os auto ataques, entretanto, são muito mais fracos que as habilidades.
A movimentação do campeão é feita por meio do mouse. Caso queira que o seu personagem ande, basta clicar no local desejado que ele irá responder ao comando.
Os campeões podem ser de três naturezas:
- Attack damage (AD) – poder de ataque
- Ability damage (AP) – poder de habilidade
- Híbrido – contém dano AD e AP ao mesmo tempo
Classes de personagens do LoL
- Tanques
- Lutadores
- Retalhadores
- Magos
- Controladores
- Atiradores
- Especialistas
Lembra que eu te falei que cada personagem do LoL é equipado com atributos únicos? Pois então, eles são catalogados em sete classes: tanques, lutadores, retalhadores, magos, controladores, atiradores e especialistas.
Nota: as classes foram definidas pela própria Riot Games neste texto oficial.
Tanques do LoL
Os tanques são personagens resistentes que absorvem dano inimigo na linha de frente. Na hora das lutas, posicionam-se com o intuito de proteger aliados mais frágeis.
Lutadores do LoL
Os lutadores são personagens de ataque corpo a corpo, ou seja, precisam estar próximos ao inimigo para desferir dano. Possuem atributos de ataque e defesa equilibrados.
Retalhadores do LoL
Assim como os lutadores, os retalhadores também são personagens de ataque corpo a corpo. A diferença é que possuem muito mais poder de ataque explosivo.
Magos do LoL
Os magos são personagens especialistas em dano mágico. Utilizam feitiços para atacar, defender, locomover e auxiliar a equipe. São geralmente tão frágeis quanto retalhadores.
Controladores do LoL
Os controladores são personagens suportes que utilizam habilidades para invocar efeitos positivos (buffs) e efeitos negativos (debuffs) como lentidão, enraizamento, cura, velocidade de movimento e cegueira.
Atiradores do LoL
Os atiradores são personagens que atacam à distância e são extremamente frágeis. Precisam da proteção de outros campeões para desferirem o máximo de dano possível, que pode ser tanto físico quanto mágico.
Especialistas do LoL
São personagens que reúnem características de várias classes ao mesmo tempo e por isso não podem ser categorizados.
Bônus: temos um guia completo sobre personagens do LoL! Para acessar a lista completa de campeões e entender melhor as classes, leia:
Mapa do LoL

O terceiro passo deste guia sobre como jogar League of Legends é entender o mapa – a ”arena” onde tudo acontece no MOBA.
A rota superior é o trajeto localizado na parte de cima do mapa, a rota inferior está presente na parte de baixo do mapa e a rota central é o caminho entre essas duas extremidades. A selva é tudo aquilo que está fora das três.
Além das estruturas (torres e inibidores), o mapa é também composto por monstros neutros e épicos, ou seja, que não tomam partido de nenhuma equipe e podem ser derrotados por qualquer pessoa dentro da selva.
Quando eliminados, cada monstro dá um bônus e uma quantidade de ouro específica para o jogador. Os monstros neutros são os mais fracos do jogo. Já os monstros épicos são os mais difíceis de serem eliminados. São tão importantes que podem mudar o rumo de um jogo.
Os monstros precisam ser derrotados para que os times ganhem dinheiro e, consequentemente, mais recursos para comprar itens.
Lista de monstros neutros do LoL
- Kruges
- Lobos
- Acuâminas
- Grompe
- Azuporã
- Rubrivira
- Aronguejo
Lista de monstros épicos do LoL
- Dragão Infernal
- Dragão das Nuvens
- Dragão das Montanhas
- Dragão do Oceano
- Dragão Ancião
- Arauto do Vale
- Barão Na’Shor
Ouro, experiência e tropas no LoL

O quarto passo do guia ”Como jogar LoL” do Esportelândia diz respeito às três principais variáveis do gênero MOBA: ouro, experiência e tropas.
As equipes são auxiliadas por tropas (mínions ou creeps) que se deslocam junto com os personagens nas três principais rotas de Summoner’s Rift. Elas possuem várias atribuições mecânicas: defendem a base, atacam estruturas e desferem dano nos campeões adversários. Possuem pouca vida e são fáceis de serem eliminadas.
Ao derrotar tropas inimigas dando o último hit, os personagens ganham ouro e experiência. Esse ”ato” de abater mínions é conhecido como ”farmar”. Quanto mais ”farm”, mais ouro e experiência o usuário terá para se fortalecer dentro do game.
Quando um inibidor é derrubado, a base que destruiu a estrutura envia ”super tropas” durante um restrito período de tempo, aumentando o potencial de ataque do time. Esses mínions são mais resistentes e difíceis de serem abatidos.
Os personagens começam no nível 1, mas vão ganhando experiência (XP) e ouro (gold) ao longo da partida. Esses recursos podem ser adquiridos de diversas formas: eliminando monstros, abatendo adversários, ”farmando” tropas ou derrubando estruturas. O nível máximo é o 18 e o limite de ouro é infinito.
A cada nível adquirido, um ”ponto de habilidade” pode ser adicionado ao kit de skills do campeão. Esses pontos são usados para melhorar as quatro principais habilidades do personagem. Quanto maior o level, mais forte o campeão será.
Já o ouro é utilizado para comprar itens na loja que fica presente na base. Cada item possui os seus atributos e preços próprios. Eles podem ser defensivos, ofensivos ou de utilidade. Quanto mais itens o personagem tiver, mais forte ele será.
Isso significa que existem itens para cada tipo de situação: itens de armadura, itens de resistência mágica, itens de poder de ataque, itens de poder de habilidade, etc.
Cada player tem direito a ter até sete itens para formar o seu estoque. A lista completa de itens e seus respectivos atributos podem ser encontrados no site oficial do LoL.
É nessa dinâmica de ouro/experiência/itens que as partidas de League of Legends funcionam. Pode parecer complicado, mas a ideia é facilmente captada quando você está jogando. Garanto que depois de ler este tutorial, você assimilará na hora!
Lista de atributos do LoL
- Penetração de armadura
- Dano de ataque
- Velocidade de ataque
- Chance de acerto crítico
- Dano de acerto crítico
- Roubo de vida
- Armadura
- Vida
- Regeneração de vida
- Resistência mágica
- Poder de habilidade
- Redução de recarga
- Penetração mágica
- Mana
- Regeneração de mana
- Vampirismo mágico
- Velocidade de movimento
Leia outros textos sobre games aqui no Esportelândia:
- Campeões, posições, regras e runas: aprenda tudo sobre LoL
- Principais campeonatos de CS:GO do mundo: Conheça todos!
- Armas, equipamentos e regras: saiba tudo sobre Fortnite
- Campeonatos de Fortnite e maiores vencedores: Conheça todos!
- Tudo sobre FIFA: modos, torneios e principais jogadores
Feitiços de invocador do LoL

Dando sequência ao manual ”Como jogar LoL”, é hora de explicarmos o que são feitiços de invocador – uma parte muito importante presente na gameplay do jogo.
Na seleção de campeões, os players precisam escolher dois feitiços de invocador. Essas habilidades especiais podem ser utilizadas por qualquer um, ou seja, não são inerentes a um certo tipo de personagem. Para acioná-las, basta apertar as teclas D e F do teclado.
Os feitiços disponíveis atualmente são das mais diversas naturezas. Como possuem tempo de recarga mais alto que as habilidades normais, precisam ser utilizadas com precisão. Por isso, pense bem na hora de usar um feitiço de invocador!
Lista de feitiços de invocador do LoL
- Flash: teletransporte curto
- Teleporte: teletransporte longo
- Incendiar: causa dano ao inimigo
- Exaustão: enfraquece o inimigo
- Barreira: protege o seu campeão
- Curar: recupera vida do seu campeão
- Golpear: causa dano a tropas e monstros
- Purificar: remove efeitos negativos
- Clareza: restaura mana
- Fantasma: aumenta velocidade de movimento
Runas do LoL

Outro passo importante deste tutorial de como jogar League of Legends é o sistema de runas presente no jogo.
As runas são árvores de atributos que podem ser selecionados antes da partida começar. Elas definem parte de como o seu campeão se portará no mapa.
Assim como os feitiços de invocador, as runas são variadas, estão disponíveis para todos os players e precisam ser escolhidas de forma minuciosa. Elas podem aumentar stats, melhorar skills, prover itens e habilidades únicas.
Vale ressaltar que os efeitos das runas não são ”ativáveis” e nem possuem tempo de recarga, ou seja, ficam ”para sempre” no campeão do início ao fim da partida.
Lista de runas do LoL
- Dominação: dano explosivo
- Inspiração: ferramentas criativas
- Precisão: sustentação de dano
- Feitiçaria: manipulação de recursos
- Determinação: durabilidade e controle de grupo
As árvores de runas são formadas por pedras primárias e pedras secundárias. O jogador, portanto, precisa construir as ramificações de acordo com o tipo de situação que ele enfrentará. Portanto, não existe a ”receita perfeita”!
Lista de posições do LoL

- Topo (top laner)
- Meio (mid laner)
- Atirador (ad carry)
- Suporte
- Caçador (jungler)
Agora que você entendeu os principais conceitos e mecânicas neste tutorial especial de ”Como jogar LoL”, chegamos à cereja do bolo: as posições dos jogadores.
Existem, atualmente, cinco posições, ou seja, uma para cada integrante da equipe. Cada posição possui a sua importância específica dentro do trabalho coletivo. Veremos, a seguir, as principais características de cada uma.
Ao final, escolha a sua posição preferida e divirta-se!
O que é top laner no LoL
Os topos, também conhecido como top laners, ficam situados na parte superior do mapa. Trabalham sozinhos e geralmente usam o feitiço ”Teleportar” para auxiliar o time.
Os campeões utilizados pelos topos não seguem uma regra fixa. Eles podem ser desde tanques a retalhadores. Tudo depende da estratégia utilizada pela equipe.
O que é mid laner no LoL
Os meios, também conhecidos como mid laners, ficam situados na parte central do mapa. Assim como os topos, trabalham sozinhos.
Os mids compõem parte do poderio ofensivo da equipe junto com os atiradores. Costumam ser frágeis e, por isso, necessitam proteção dos aliados.
O que é ad carry no LoL
Os ad carries, também conhecidos como atiradores, ficam situados na parte inferior do mapa. Trabalham em conjunto com os suportes, que também se posicionam por lá.
Assim como os mid laners, a principal função dos atiradores é causar dano. É a posição mais frágil do jogo e por isso precisa da proteção do suporte na mesma rota. Os campeões utilizados pelos ad carries no LoL são aqueles de ataque a distância.
O que é suporte no LoL
O suporte é o parceiro de rota dos ad carries, ou seja, se ficam inseridos na parte inferior do mapa. Costumam utilizar campeões tanques e de utilidade.
Além de proteger os aliados, os suportes também precisam ganhar visão no mapa posicionando sentinelas. Eles também servem como iniciadores de lutas.
O que é jungler no LoL
O caçador, também conhecido como jungler, é o ”maestro” da equipe, pois não possui rota fixa. Ele precisa transitar entre os espaços da selva para abater monstros, ganhar visão, adquirir informações do adversário e conquistar objetivos
Outra função do caçador, se não a mais importante, é encaixar ”ganks”, isto é, emboscadas. Os ganks acontecem quando o caçador ataca alguma das três principais lanes (superior, central ou inferior), com o intuito de causar superioridade numérica e acumular abates.
Expressões usadas no LoL
- Ace: quando uma equipe elimina todos os adversários de uma só vez
- Bait: armadilha
- Ban: ato de banir um campeão adversário em partidas competitivas
- Buff: efeito positivo momentâneo sobre alguma habilidade/item/campeão
- Burst: desferir dano explosivo de forma instantânea
- Brush: arbusto
- Build: conjunto de itens usado em um jogo
- CC: crowd control – controle de grupo
- Chase: perseguir
- CS: cool down – tempo de recarga
- Disengage – sair de uma luta
- Dive: atacar um adversário que se encontra debaixo da torre
- Double kill: quando um único jogador elimina dois adversários de uma só vez
- Draft: quando os times escolhem seus personagens antes do jogo começar
- Engage: iniciar uma luta
- Gank: quando o caçador ataca uma rota adversária
- GG: good game – usado como agradecimento ao fim das partidas
- Kitar: desferir ataques básicos no campeão inimigo e se movimentar ao mesmo tempo
- Mia: usado para avisar que um adversário sumiu do mapa
- Nerf: efeito negativo momentâneo sobre alguma habilidade/item/campeão
- Penta kill: quando um único jogador elimina cinco adversários de uma só vez
- Pick: escolha
- Poke: atirar habilidades em curtos períodos de tempo
- Push: empurrar ondas de mínions
- Quadra kill: quando um único jogador elimina quatro adversários de uma só vez
- Rage: ficar irritado com alguma situação
- Roaming: quando o jogador sai da sua rota original para visitar outra
- Silence: silenciar
- Snowball: quando um time (ou campeão) acumula muita força ao longo da partida
- Split push: quando um jogador está sozinho em sua lane e o resto da sua equipe junta
- Stun: paralisar
- Tankar: absorver dano do adversário, monstros ou estruturas na linha de frente
- Team fight: lutas em equipe
- Triple kill: quando um único jogador elimina três adversários de uma só vez
- Stomp: atropelar um time adversário
Dicas para melhorar no LoL

- Assista jogadores profissionais em streams e campeonatos
- Assista/leia tutoriais e guias
- Treine bastante antes de jogar partidas ranqueadas
- Aprenda o funcionamento dos campeões no modo treinamento
- Treine o farm em partidas personalizadas
- Veja runas e builds usadas por pro players no site Probuilds
- Se especialize em poucas posições e campeões
- Jogue poucas partidas por dia para não estressar
- Compre sentinelas e use-as sempre que puder, visão é tudo!
- Nunca entre em um arbusto sem ter visão
- Comece com a tela presa, mas treine a tela solta no futuro (é melhor)
- Fique de olho no mini mapa e não apenas no seu personagem
- Atenção aos pings e sinalizações de companheiros
- Jogue com amigos sempre que puder! A comunicação é bem melhor
- Estude matchups específicas da sua posição
- Nunca faça builds fixas, não há receita certa; é preciso analisar cada situação
- Continue ligado no Esportelândia 🙂
Chegamos ao fim do guia especial ”Como jogar LoL”. Se você leu até o final, tenho certeza que arrebentará dentro de Summoner’s Rift e, futuramente, nas filas ranqueadas!
Nos vemos por lá 😉
Confira outros conteúdos do Esportelândia:
- 12 melhores jogadores de futebol americano de todos os tempos
- Armas do CS:GO: guia completo com tipos, preços e funções
- Melhor jogador da Premier League: veja craques da história
- Copa da Itália: história, campeões, artilheiros e recordes
- Ruiter Silva: história, medalhas e trajetória do nadador