Tá cansado de perder na Weekend League? Quer obter resultados satisfatórios no Modo Carreira? Sonha em trilhar uma trajetória de pro player e não sabe como evoluir? Seus problemas acabaram! É hora de descobrir como melhorar no FIFA 21.
Existem alguns caminhos para elevar a gameplay no simulador de futebol da EA Sports. Afinal, nem todo mundo sabe explorar as principais mecânicas do jogo. Foi por isso, então, que decidimos reunir conselhos que mudarão sua vida.
Dominando as oito dicas a seguir, você vai sentir melhoras nítidas na sua maneira de encarar os adversários, principalmente online. Pode ter certeza que as vitórias se tornarão mais constantes no seu dia a dia. Bora ver tudo isso?
Como melhorar no FIFA 21
- Use formações com dois volantes
- Anule as principais jogadores ofensivas
- Troque a marcação com o analógico
- Volte para defender com os pontas
- Aprenda a super arrancada
- Refine o controle de bola
- Abuse dos chutes bugados
- Treine o escanteio perfeito
Use formações com dois volantes

Para abrir este guia de como melhorar no FIFA 21, temos uma dica fundamental: escolher formações com dois volantes de marcação. É o que está sendo usando no meta atual por jogadores competitivos e pro players.
Veremos a seguir que jogadas ofensivas na entrada da meia lua são a melhor forma de finalizar. Portanto, é necessário ter meias mais presos para proteger o perímetro e evitar com que os zagueiros fiquem no mano a mano.
Recomendamos o 4-4-2 (qualquer variação) ou o tradicional 4-2-3-1. Esse último esquema é um dos mais utilizados – e não é de agora. Monte sua equipe nesses moldes.
Anule as principais jogadores ofensivas

Segundo estudos feitos por youtubers e jogadores profissionais, existem regiões ofensivas que te possibilitarão mais chances de anotar um gol. São essas áreas que você precisa anular investidas adversárias. Veja a imagem acima e preste atenção nelas.
Como dito no primeiro tópico, a entrada da meia lua é onde os jogadores tentam trabalhar a bola. Caso seus volantes não marquem direitinho, é bem provável que o centroavante receba a bola no pivô, gire contra algum zagueiro e descole um chute perigoso.
As extremidades da grande área também possibilitam infiltrações perigosas. Os players tentarão descer na linha de fundo para chegar próximo ao gol, tocar para trás e encontrar algum atacante com ótimas condições de arremate.
Troque a marcação com o analógico

Este é um truque que nem todo mundo conhece. Muita gente troca a marcação dos jogadores através do L1/LB. Só que, dependendo da situação, esse mecanismo não vai te fazer encontrar o atleta certo com a rapidez necessária.
Para otimizar a marcação, toque o analógico direito (drible) na direção do jogador desejado. Você vai notar que essa estratégia é muito melhor e vai otimizar sua gameplay. O cursor nunca mais vai ficar “sambando” até chegar no atleta correto!
Volte para defender com os pontas

Continuamos nosso tutorial de como melhorar no FIFA 21 com algo muito relacionado aos tópicos anteriores. Te explicamos que a melhor opção para marcar a entrada da meia lua é utilizar um esquema com dois volantes. E as infiltrações na linha de fundo?
Para neutralizar essa investida, é preciso que os seus pontas voltem para marcar. Isso pode ser feito nas “instruções individuais” do menu tático.
É que nem no futebol da vida real: se o seu winger não fechar a extremidade do campo, os jogadores farão a famosa dobra 2×1 no lateral. Com desvantagem numérica – e se o adversário souber aproveitar o meta – vai passar o rolo compressor em cima de você.
Leia mais sobre games e esports:
- Os 20 melhores pontas do FIFA 21 (esquerdos e direitos)
- YoDa: biografia, títulos e curiosidades no League of Legends
- Melhores jogadores do FIFA 20: nomes, posições e equipes
- FalleN: biografia, títulos e curiosidades no Counter-Strike
- Pro player FIFA (profissionais de FIFA): saiba como virar um
Aprenda a super arrancada

A super arrancada talvez não esteja no seu repertório ofensivo. É um artifício muito útil para furar defesas sólidas e jogadores que conseguem marcar muito bem.
Sabe quando você fica trabalhando a bola na intermediária e não consegue encontrar brechas para finalizar? Experimente segurar L1/LB + R1/RB dando um toque com o analógico esquerdo para a direção desejada.
Você vai notar que o jogador dará uma adiantada na bola maior do que o normal. Isso pega muita gente desprevenida, principalmente zagueiros lentos que não conseguirão te acompanhar. Com isso, mais espaços se abrirão para arremates.
Refine o controle de bola

Este comando que eu vou te passar agora é usado por todo os jogadores profissionais. Não tem exceção! Precisa estar no manual de todo mundo que joga competitivamente.
Trata-se do controle de bola segurando o R1/RB. O jogador vai conduzir a bola igual no futsal, se movimentando rapidamente com toques curtos na bola. Isso é uma beleza para mudar de direção instantaneamente e quebrar linhas defensivas.
Use esse controle de salão no ataque e veja a magia acontecer. Os marcadores ficarão mais confusos e às vezes nem saberão para qual direção você está querendo ir. O resultado disso são: brechas mais frequentes para chutes, infiltrações e enfiadas de bola.
Abuse dos chutes bugados
Continuamos o guia de como melhorar no FIFA 21 com os chutes bugados. Caso não saiba, em toda edição de FIFA existem algumas finalizações com mais chances de acerto do que outras. É preciso conhecê-las na ponta da língua para acumular mais vitórias.
Na atualidade, existem quatro chutes bugados:
1- Chute colocado na entrada da meia lua

2- Chute colocado no canto do goleiro (rente à trave)

3- Pancada cruzada no alto

4- Chute rasteiro

Lembre que, para dar o chute colocado, basta segurar o R1/RB. Já a finalização rasteira pode ser executada segurando R1/RB + L1/LB. É bom ficar de olho também na melhor perna do jogador que está chutando. Deste modo, as chances de gol aumentam mais ainda.
Treine o escanteio perfeito

Para finalizar, vou te explicar o tutorial do escanteio perfeito. As cabeçadas não são muito aconselháveis para marcar gols em partidas competitivas, mas ainda sim é uma carta na manga para variar seu leque de ações ofensivas!
- Escolha um batedor com bons atributos de bola parada
- Selecione o melhor cabeceador do time usando L1/LB
- Mire o escanteio na área demarcada da imagem
- Leve o jogador escolhido para a localização marcada
- Ao cabecear, não se esqueça de mirar para onde quer que a bola vá
Todas essas dicas tiveram como base o canal do youtuber Crocodilo Games. Trata-se de um dos melhores jogadores brasileiros de FIFA da atualidade! Para conferir mais conselhos, é só visitar o canal abaixo:
Agora que você conheceu oitos dicas de como melhorar no FIFA 21, não tem outra saída: é treinar, treinar e treinar. Masterizando tudo isso, ninguém vai te segurar! Mas não nos abandone ainda. Temos outros conteúdos maneiros por aqui:
- Os 10 maiores jogadores da França de todos os tempos
- Tudo da Fórmula E: história, carro, regras, equipes e pilotos
- Regras do Taekwondo: como funcionam as lutas da arte marcial
- Conheça os 10 jogos de celular mais baixados do mundo
- Tudo de Duda Amorim: biografia, títulos e prêmios no Handebol