Desde jovens muitas pessoas são arrebatadas pelo mundo dos jogos eletrônicos por causa das possibilidades e o entretenimento que geram. Com o passar dos anos e o a evolução da tecnologia, o interação no meio eletrônico e virtual só cresceu, graças a lançamentos como Raiwbon 6, Counter Strike, Fortnite, entre outros jogos.
Dessa maneira, surgiu o e-sports, modalidade do meio virtual. Na mesma proporção, os eventos da comunidade também evoluíram, um desses exemplos é a Brasil Game Show, também conhecida como BGS, o maior evento de games da América Latina. Na edição deste ano, o Esportelândia fez a cobertura da feira para ter o melhor conteúdo possível.
Na feira, o repórter Carlos Soares entrevistou Gustavo Herdina, também conhecido como “Herdsz”, um jogador profissional de Raiwbon 6 e um dos grandes nomes do momento. Na conversa, Herdsz destacou a importância de eventos igual a BGS e o crescimento do mundo do e-sports no geral. Confira!
O evento da Brasil Game Show 2023
A BGS desempenha conquistou a posição de maior exposição de jogos eletrônicos na América Latina, atraindo entusiastas de todas as regiões do Brasil, a sua estreis foi em 2009. Ao longo de suas várias edições, a feira se conseguiu êxito em angariar e distribuir mais de 450 toneladas de alimentos.
O evento sempre inovou nas experiências proporcionadas para as pessoas presentes. Assim em 2023, na sua 14ª edição, A BGS trouxe uma ampla variedade de atrações, incluindo a presença de convidados internacionais, lançamentos, competições de e-sports e concursos de cosplay.
Dessa maneira, entre os dias 11 e 15 de outubro, no Expo Center Norte, em São Paulo, os participantes experimentaram jogos que ainda não foram lançados, simuladores de corrida, encontraram e interagiram com profissionais do mundo do e-sports e criação de conteúdo.
Ver essa foto no Instagram
Como Herdsz chegou ao mundo profissional do e-sports
Como dito anteriormente, com o passar dos anos o entretenimento dos jogos eletrônicos virou até profissão. A possibilidade se concluiu com o lançamento de jogos no meio virtual como League of Legends, Dota, jogos de FPS, nesta categoria um deles foi o Reibown 6.
Um dos grandes destaques do game é Gustavo Herdina ou Herdsz, seu nome no mundo do Rainbow 6. O jogador se profissionalizou, se tornou campeão Mundial e hoje faz sua renda através de criação de conteúdos com o jogo de tiro, criado pela Ubisoft, uma das maiores empresas do meio.
Sendo assim, Carlos Soares perguntou a Gustavo como ele chegou no mundo dos jogos eletrônicos e depois se profissionalizou na área. O jogador admitiu que o seu caminho era outro inicialmente, mas que mudou a rota quando cresceu:
Eu sempre fui um cara que gostou muito de competir. Meu sonho era ser jogador de futebol e a partir do momento que eu vi que não iria dar, que realmente eu não era bom o bastante, eu comecei a focar nos Games. Comecei no R6, dentro do PS4. E ali começou uma paixão, apaixonei pelo jogo e estou aqui até hoje”.
Como todo amante da competição, Herdsz entrou em uma equipe profissional para disputar campeonatos e evoluir no meio virtual. Desse modo, o pró-player de R6 de declarou para sua equipe W7M e destacou a grande relação e oportunidade que possui lá dentro:
A W7M foi minha primeira equipe profissional e vou para o quarto ano agora com eles, a relação é a melhor possível, é minha segunda casa. Eu sempre brinco, me sinto muito à vontade aqui e tenho uma relação boa com o dono, com todo mundo que trabalha. Então, me sinto bem confortável de trabalhar aqui, e eles me dão todo o suporte que eu preciso e para o time todo, logo é muito bom”.
WORLD CHAMPION ?? pic.twitter.com/YoAVv16Kg4
— HerdsZ (@HerdsZZ) May 7, 2023
Crescimento da comunidade e-sports e dos eventos como a BGS
A expansão da comunidade virtual se deu de forma muito rápida, assim também possibilitou outras áreas, como a de criação de conteúdo, a elevarem o nível. Feiras como a Brasil Game Show foram um dos eventos. Porque podem proporcionar a primeira experiência das pessoas com o meio.
A cada edição que passa, a BGS atrai mais público. Então, Carlos Soares perguntou a Herdsz se isso é um sinal de que o mundo dos e-sports está crescendo e veio para ficar de vez no Brasil. O criador de conteúdo logo afirmou que é um grande sinal e exemplificou com a renda alcançada:
O cenário dos games é o que mais cresce no mundo, mais que cinema, mais que música e um dos que mais fatura também. Então, acho que isso aqui está desse tamanho, com muita gente, é mais um exemplo do quanto tem crescido e tem melhorado esse mundo dos games”.
Espero vocês lá ?? https://t.co/Wb26YzGJa9
— HerdsZ (@HerdsZZ) October 11, 2023
Aproveite para se aprofundar ainda mais no esporte com nossos outros conteúdos:
- BGS 2023: tudo o que você precisa saber sobre o evento
- “Válvula de escape”, Maka fala sobre seu começo com os games
- Na BGS, Fernando Albertoni destaca o esporte virtual: “Ganha dinheiro”
- Jefão Pai do Nobru crava os objetivos da Fluxo em sua presença na BGS
- Na BGS 2023, Cerol revela segredo para sucesso no mundo dos games