O mundo dos jogos eletrônicos conquistou uma ampla base de fãs ao longo dos anos, devido ao entretenimento proporcionado. Além disso, para muitos, transformou-se em uma categoria esportiva, sendo denominada como e-sports. Com a popularização dos jogos, surgiram também os eventos que celebram essa categoria.

Nesse contexto, entre os dias 11 e 15 de outubro, na cidade de São Paulo, acontece a Brasil Game Show, também conhecida como BGS 2023. Este evento reúne jogadores profissionais, empresas do setor e entusiastas, sendo a maior feira de jogos do país. Como era de se esperar, o Esportelândia marcou presença no evento para oferecer a melhor cobertura possível.

Sendo assim, Leandro Correia, repórter do Esportelândia, entrevistou Jefão, streamer e pai de Nobru, um dos principais nomes brasileiros no segmento. O jogador profissional de Free Fire compartilhou sua visão sobre o cenário dos games na atualidade. Assim também, apontou os objetivos da Fluxo, a equipe que gerencia, no mercado e como fonte de oportunidades. Confira!

O evento BGS 2023

A Brasil Game Show se destaca como a maior feira de jogos da América Latina, atraindo entusiastas de todo o Brasil. Realizada anualmente a partir de 2009, a BGS se posiciona como um dos maiores eventos de games em âmbito global, tanto em termos de público quanto em área ocupada.

O evento tem como local o Expo Center Norte, em São Paulo, e reúne as principais empresas do ramo, servindo como palco para significativos lançamentos e atraindo renomadas personalidades da indústria de jogos eletrônicos. Além disso, proporciona espaço para estúdios independentes.

A 14ª edição da BGS está agendada para ocorrer entre os dias 11 e 15 de outubro, mais uma vez no Expo Center Norte, em São Paulo. O evento se consolida como uma festa em homenagem ao universo gamer e oferece uma série de atrações, incluindo participações de convidados internacionais, lançamentos, competições de e-sports e concursos de cosplay.

O Free Fire no cenário dos games

A BGS 2023 reuniu um hall de ilustre do mundo gamer brasileiro, logo, Jefão, também conhecido como Pai do Nobru, não poderia faltar ao evento. Após apoiar a carreira do filho no Free Fire, Jeferson Moreira seguiu os passos e conseguiu seu público no mundo esportivo do e-sports e no entretenimento do Youtube.

Com a evolução dos games e alguns possíveis problemas, os jogadores profissionais sempre são perguntados sobre o momento de um determinado jogo. Neste sentido, por Jefão ser um dos nomes do Free Fire brasileiro, Leandro Correia o questionou sobre qual seria a expectativa do pai de Nobru para o desempenho do game após a BGS:

O Free Fire teve uma alta muito grande, onde todos os cenários conseguiram crescer e teve uma estabilidade, devido a vários problemas com o personagem, magias dentro do jogo. A Garena está se encontrando com os influenciadores, que eu acho isso muito importante, ouvindo a comunidade, isso a gente pedia há muito tempo.

Então, hoje eu digo que o jogo está estagnado e não caiu, muitas pessoas falam que o Free Fire caiu. Mas, ainda continua um jogo muito bom, tanto que na LBFF, ou qualquer campeonato que a Garena faça, ainda tem um público muito bom e a gente alcança um número legal em lives”. 

Jefão quer dar oportunidades para a comunidade

Assim como o filho, o pai de Nobru é criador de conteúdo do mercado de games. Jeferson também é Co-fundador da Fluxo, equipe profissional de games, gerenciada por Nobru, Cerol e ele. Ou seja, Jefão é responsável pela formação e o desenvolvimento do time e consequentemente da comunidade.

Leandro Correia questionou o pai de Nobru sobre como funciona a captação de atletas e o que precisa ser desenvolvido. Prontamente, Jefão confidenciou o objetivo de oportunizar as pessoas e ajudarem elas a subirem, assim como eles:

Para a captação de atletas a gente tem um staff que faz esse estudo, que sempre está de olho em pequenas joias, em pessoas que têm um talento. Então, a gente sempre está em busca de talentos novos para dar oportunidade também para a comunidade. Porque o Fluxo tem isso, viemos pela comunidade, a gente cresceu e a gente quer dar oportunidade para pessoas crescerem igual a nós”.

Assim também, ostreamer explicou a divisão das equipes de recrutamento do time Fluxo. Porque assim as chances de chegar a mais pessoas aumentam:

Temos uma equipe que cuida disso e traz os nomes para gente. Se for para um competitivo, a gente tem uma equipe que cuida. Se for para talentos, é um outro departamento. E a gente sempre está dando oportunidades para a galera”.

A importância das parcerias e de eventos como o BGS 2023

Os esportes eletrônicos estão cada vez mais conquistando o seu espaço no cenário brasileiro e se consolidando mundialmente. Dessa maneira, cada vez mais parcerias são realizadas e assim proporcionando um crescimento para o e-sports.

Uma das empresas que acompanha de perto esse crescimento é a LG, que possui parceria com Jefão e o mundo gamer. Leandro Correia questionou o jogador de Free Fire sobre a ajuda que a parceria fornece para o cenário de desenvolvimento da Fluxo:

A LG é uma marca que se conecta totalmente com o mundo gamer, principalmente pelos monitores, da Ultra Gear, que é o monitor top deles, que se conecta com a gente, traz uma experiência nova para o jogador.

E para a gente como empresa, como CEO da Fluxo, temos um exponencial, por exemplo, a gente tem o CSGo feminino, a Line de Academy e o League of Legends. E tudo isso, o fruto de uma parceria da Fluxo com a LG, que apoiou muito e aposta muito nos esportes no Brasil”.

Por fim, Jefão foi perguntado sobre como eventos no estilo da BGS são importantes para alavancar ainda mais o e-sports no Brasil. O pai de Nobru rapidamente direcionou que os eventos são o combustível para o crescimento da cena gamer no país:

O Games no Brasil está formentando cada vez mais, é uma empresa que gira, o esporte gira milhões. é muito mais conhecido lá fora e até profissionalmente falando.

Jefão crava os objetivos da Fluxo em sua presença na BGSMas eu creio que a gente está abrindo portas importantes, principalmente aqui na BGS, para a gente ter essa oportunidade de conectar marcas com o público, que é o nosso combustível, e fazer cada vez mais o cenário de e-sports crescer e continuar sendo esse exponencial que a gente vê”.

Aproveite para se aprofundar ainda mais no esporte com nossos outros conteúdos: