Os Jogos Olímpicos de e-Sports podem realmente acontecer e estão ganhando mais e mais espaço com a aproximação dos jogos de Paris.
Há um mês, ocorreu a 142ª Sessão do Comitê Olímpico Internacional (COI), onde foram discutidos vários temas do mundo esportivo.
Um dos assuntos que se destacou, especialmente para os fãs de jogos digitais, foi a proposta de criar os Jogos Olímpicos de e-Sports.
Durante as discussões sobre como esse evento funcionaria, também foi mencionada a possibilidade de iniciar estudos para selecionar um país para sediar os Jogos Olímpicos de e-Sports.

A criação dos Jogos Olímpicos de e-Sports
Na reunião de sexta-feira, ficou decidido que será estabelecida uma nova estrutura dentro do COI exclusivamente dedicada ao estudo dos Esports como parte dos Jogos Olímpicos, separada do modelo tradicional.
O presidente do COI, Thomas Bach, revelou estar muito animado com o entusiasmo da comunidade de esports em relação à iniciativa de criar este evento.
Com a criação dos Jogos Olímpicos de e-Sports, o COI dá um grande passo em frente e acompanha o ritmo da revolução digital. Estamos muito entusiasmados com o entusiasmo com que a comunidade de esportes eletrônicos representada em nossa Comissão de esportes eletrônicos se envolveu com esta iniciativa

O presidente também afirmou que a criação dos Jogos Olímpicos de e-Sports é uma grande demonstração do atrativo da marca olímpica e também destaca todos os valores principais que ela representa.
Esta é mais uma prova da atratividade da marca olímpica e dos valores que ela representa. No que diz respeito aos esportes eletrônicos, nossos valores são e continuarão sendo a linha vermelha que nunca cruzaremos
Sonho dos Jogos Olímpicos de e-Sports é antigo
A parceria entre o Comitê Olímpico Internacional e os esports começou em 2018, com um fórum em Lausanne, na Suíça, para discutir o tema. Três anos depois, o COI formou uma comissão dedicada aos esportes virtuais.
Em 2023, ocorreu a primeira edição da Semana de Esports Olímpicos, em Singapura. O evento, organizado pelo Comitê Olímpico Internacional, aconteceu de 22 a 25 de junho e incluiu debates, encontros de atletas de esports, campeonatos em dez modalidades e partidas de exibição. A França foi a grande campeã, com quatro medalhas.
Ver essa foto no Instagram
Os campeonatos faziam parte das Olympic Esports Series 2023, que começaram em 2021 e tiveram suas primeiras finais presenciais durante a Semana de Esports Olímpicos.
Todos os jogos eram simuladores virtuais de esportes tradicionais ou envolviam atividade física. Vale ressaltar que, jogos populares como Counter-Strike: Global Offensive (CS: GO) e League of Legends não foram incluídos.
Jogos Olímpicos de e-Sports no EAU
O Comitê Olímpico Internacional (COI) revelou, nesta sexta-feira, a criação dos Jogos Olímpicos de e-Sports, cuja primeira edição será realizada na Arábia Saudita em 2025.
Em parceria com o Comitê Olímpico Nacional da Arábia Saudita, o evento será realizado regularmente durante um período inicial de 12 anos, embora a periodicidade das competições ainda não tenha sido especificada.
A definição dos detalhes, como cidade-sede, local, duração do evento, jogos a serem disputados e processo de classificação, será feita em breve.
O COI informou que as federações internacionais e comitês olímpicos nacionais que já incluem e-Sports em suas atividades poderão participar.
Veja também: Péssimo ou excelente: especialistas dão opiniões sobre beta do UFL, novo rival do EA FC