Os jogos eletrônicos têm o poder de cativar as pessoas desde a infância, graças à diversão que proporcionam. Com o avanço tecnológico, que trouxe novas possibilidades de jogar e interagir, o mundo dos games expandiu-se e deu origem a uma nova categoria: os e-sports.

Impulsionada por jogos como Dota, Fortnite, League of Legends e outros, a comunidade gamer também cresceu substancialmente. Como resultado, os eventos voltados para esse público também evoluíram, e a Brasil Game Show, conhecida como BGS, destaca-se como o principal evento de jogos na América Latina.

Nesse contexto, o repórter Carlos Soares teve a oportunidade de entrevistar Fernando Braga, também conhecido como KitoBoladão, um dos novos nomes do mundo de streamers de Valorant. Durante a conversa, o profissional compartilhou sua paixão e o começo do seu caminho na criação de conteúdo. Além disso, avaliou a BGS 2023. Confira!

O evento da Brasil Game Show 2023

Entre os dias 11 e 15 de outubro, o Expo Center Norte, na cidade de São Paulo, tornou-se o epicentro da 14ª edição da Brasil Game Show 2023, a maior exposição de jogos eletrônicos da América Latina. Desde sua estreia em 2009, o evento tem sido um ímã para pessoas de todas as regiões do Brasil e, ao longo dos anos, alcançou êxito ao distribuir mais de 450 toneladas de alimentos.

No ano de 2023, o público da BGS teve a oportunidade ímpar de experimentar jogos que ainda não haviam sido lançados, testar simuladores de corrida e interagir com profissionais do mundo dos e-sports e da criação de conteúdo. Assim, a feira reafirmou sua posição de destaque ao oferecer inovação nas experiências proporcionadas aos visitantes.

A experiência na BGS 2023

As diversas possibilidades que o mundo dos jogos eletrônicos fornecem para o seu público surgiram com o avanço do mundo online. Com o surgimento de jogos que incentivaram a interação entre jogadores, como por exemplo, Valorant, League of Legends, entre outros.

Desse modo, também foram surgindo novos eventos para celebrar o meio gamer. Neste sentido, a BGS, maior feira do ramo na América Latina, pode ser a primeira experiência das pessoas com o meio.

Sendo assim, Carlos Soares perguntou para KitoBoladão, streamer de Valorant, como está sendo a experiência no evento. O criador de conteúdo mostrou alegria com as possibilidades que a 14ª edição da BGS proporcionou:

Primeira vez que eu venho aqui. Acho que os primeiros três minutos são os melhores, que é tudo novo, é muita luz, muita gente engraçada, que faz amizade com você na mesma hora. Show de bola os estandes, um mais bonito que o outro, super show de bola, estou adorando”.

Da paixão pelos games a ser o profissional

Os jogos eletrônicos, muitas vezes, é uma paixão que começa desde novo e vai crescendo com o passar dos anos. Dessa maneira, a interação virtual também evoluiu, criando a possibilidade da criação de conteúdo através de lives de jogos e interação de profissional e público à distância.

Nesta realidade um dos envolvidos é Fernando Braga, streamer de Valorant, famoso jogo de FPS criado pela Riot Games. Conhecido no meio do entretenimento do e-sports como KitoBoladão, o profissional possui mais de 11 mil seguidores nas suas redes sociais.

Desse modo, quando perguntado sobre o começo de sua caminhada, Fernando Braga credita o seu pai como incentivador. Além disso, apontou o CS como um dos percussores pelo gosto nos jogos de tiro:

O primeiro contato com o videogame foi por causa do meu pai. Porque ele já jogava desde a época do CS 1.6, mostrou para mim o jogo, acabei gostando e fui interagindo. Aí já era, virou um sonho né, começar a jogar, streamar, pró player de alguma coisa, é super bom mesmo”.

A relação de KitoBoladão e Valorant na criação de conteúdos

O início da caminha no mundo do entretenimento através dos jogos de tiro pode ter surgido do Counter Strike, mas atualmente quem manda no coração de KitoBoladão é outro jogo. O jogo criado pela Riot é a base dos seus conteúdos criados, assim também Fernando Braga já expõe outro planos, como a formação de uma equipe:

Atualmente estou como criador de conteúdo, faço com o Valorant. E começando agora também um time no jogo, estamos ingressando em alguns campeonatos, já fomos campeões do Premier, que teve do Valorant, Está super show de bola, sendo bem diferente, a sensação é única”.

A escolha do jogo é muito importante para a interação e os produtos criados através da criatividade. Neste sentido, Carlos Soares questionou o porque da escolha por Valorant, rapidamente Fernando entregou que as várias possibilidades estratégicas são o diferencial que o fez gostar do jogo eletrônico:

O FPS dele é muito diferente dos outros. Porque além de você ter a sensação de dar uma bala no inimigo, você pode soltar um poder nele, só de soltar uma skill nele você abre espaço para mais táticas no game.

Não fica só aquela mesmice de plantar bomba, sair e guardar bomba. Você tem que fazer a sua tática, escolher o agente certo para poder jogar. Tem toda essa questão e é isso que diferenciou o Valorant”.

Aproveite para se aprofundar ainda mais no esporte com nossos outros conteúdos: