Ah, os times brasileiros do FIFA 21… afinal, quem está dentro do jogo? E quem está fora? Os jogadores são realmente genéricos? Como funcionam os modos Conmebol?
São várias dúvidas que surgem na cabeça de quem não acompanhou de perto as negociações de contratos e direitos autorais envolvendo clubes do Brasil.
A parada ficou meio torta nesta última edição do game. Equipes como Atlético-MG, Internacional e Santos estão na lista de agremiações. Mas a experiência jogando com elas é extremamente frustrante. A gente vai te explicar tudo isso abaixo.
Quais times brasileiros têm no FIFA 21?
- Athlético-PR
- Atlético-MG
- Atlético-GO
- Bahia
- Botafogo
- Ceará
- Coritiba
- Fluminense
- Fortaleza
- Goiás
- Grêmio
- Internacional
- Santos
- Flamengo (apenas Conmebol)
- Palmeiras (apenas Conmebol)
- São Paulo (apenas Conmebol)
- Vasco (apenas Conmebol)
- Oceânico FC (fictício)
Como jogar com times brasileiros do FIFA 21

Existem duas formas distintas de jogar com times brasileiros do FIFA 21. A primeira é disputando partidas casuais ou começando uma temporada no Modo Carreira. Para essas propostas, só será permitido usar os 13 clubes que estão dentro da Liga do Brasil.
As 13 equipes são: Athlético-PR, Atlético-MG, Atlético-GO, Bahia, Botafogo, Ceará, Coritiba, Fluminense, Fortaleza, Goiás, Grêmio, Internacional e Santos, além do Oceânico FC, um clube totalmente fictício criado pela EA Sports.
A segunda maneira é disputando confrontos nos modos Libertadores e Sul-Americana. É aí que entram mais quatro agremiações: Flamengo, Palmeiras, São Paulo e Vasco. Eles foram liberados apenas no contexto Conmebol.
É possível simular fase de grupos, mata-mata ou apenas a grande final desses dois torneios. Para isso, bastante acessar o menu, escolher o seu time preferido e cair pra dentro.
Por que há essa divisão?

A utilização dos times brasileiros do FIFA 21 está dividida por contextos. Os 13 clubes da Liga do Brasil estão licenciados em nome, escudo e uniforme pois negociaram diretamente com a desenvolvedora do game.
Já as equipes dos modos Libertadores e Sul-Americana foram anexados graças a uma outra negociação, desta vez envolvendo Conmebol e EA Sports. Como resultado, todas as agremiações que disputaram os torneios na temporada 2020/21 entraram no FIFA, mas apenas nos dois modos citados.
Flamengo, Palmeiras, São Paulo e Vasco, assim como os demais, também foram licenciados em nome, escudo e uniforme. Mas nem tudo são rosas. E a gente te explica o porquê.
Confira mais textos sobre games:
- FalleN: biografia, títulos e curiosidades no Counter-Strike
- 7 melhores jogadores de Fortnite do mundo: conheça os nomes
- Conheça os 10 melhores personagens do LoL para iniciantes
- Melhores laterais-esquerdos do FM: 10 jovens para contratar
- Quiz: Tente acertar todos os campeões do CBLoL!
Por que clubes brasileiros não têm jogadores reais no FIFA 21?

Infelizmente você não leu errado. Os times brasileiros do FIFA 21 possuem jogadores com nomes totalmente genéricos. Donatinho, por exemplo, é o goleiro do Atlético-MG. No Fluminense temos Morrinhos compondo o ataque. E assim por diante.
Esse é justamente o ponto que deixa a experiência praticamente inviável no simulador da Electronic Arts. Beleza que os escudos e uniformes são reais, mas jogar com Coíntra, Formido, Pessinho e Lobateiro no Internacional? Não dá, né.
Isso tem uma explicação. Ao contrário do que rola na Europa e outros locais do mundo, onde existem entidades que representam todos os jogadores de uma vez só, no Brasil a EA Sports precisa negociar direitos de imagem separadamente com cada atleta.
Imagina ter que conversar individualmente com centenas de jogadores? É um trampo meio surreal. Por isso a desenvolvedora simplesmente abriu mão do processo. Até porque diversos atletas já processaram a empresa por uso indevido no passado.
Na Inglaterra, por exemplo, funciona de forma diferente. A EA Sports negocia todos os contratos de uma só vez com a Professional Footballers’ Association (PFA). A entidade representa todos os atletas profissionais das principais ligas nacionais inglesas.
Quais times não estão no FIFA 21?
- Corinthians
- RB Bragantino
- Sport
Os três clubes acima não fazem parte dos times brasileiros do FIFA 21. Eles não se enquadram em nenhum contexto, ou seja, nem negociaram contratos diretos com a EA Sports e tampouco participaram das competições sul-americanas.
Vale lembrar que o Timão foi eliminado na pré-Libertadores. Os modos do jogo só levam em consideração as agremiações que alcançaram a fase principal.
Continue por aqui! Leia também:
- Os 10 melhores ataques da história da NFL
- Como escolher entre os diferentes tipos de bola de tênis
- Posições do handebol e as funções dos jogadores em quadra
- Rede de vôlei: saiba o que avaliar antes de comprar uma
- Tudo sobre Beach Tennis: história, regras e fundamentos
*Última atualização feita em 24 de fevereiro de 2021