O Mr. Olympia 2024 trouxe emoções variadas para os atletas brasileiros, refletindo uma mistura de decepções e conquistas. Um dos focos foi a queda de desempenho de Ramon Dino que, após ter sido um forte candidato ao pódio no ano anterior (top 2), desta vez terminou em um decepcionante 4º lugar na categoria Classic Physique.
A expectativa era alta, especialmente após seu desempenho brilhante em 2023. Por outro lado, Rafael Brandão fez um retorno significativo ao Olympia, depois de ter optado ficar de fora em 2023. Com uma 8ª posição, ele não atingiu exatamente o que muitos esperavam — uma luta por um lugar entre os quatro primeiros — mas sua performance ainda foi digna de nota.
As histórias dos brasileiros no Mr. Olympia 2024
Uma das histórias mais empolgantes do evento foi a dominação brasileira na categoria Wellness. O Brasil conquistou o pódio inteiro, com Isa Pereira Nunes levando a 1ª colocação e encerrando o reinado de Francielle Mattos, que ficou em 2º. Isa Nunes se destacou com uma apresentação impressionante, solidificando sua posição como uma das melhores atletas da categoria.
Eduarda Bezerra também teve uma performance notável, garantindo o 3º lugar e surpreendendo a todos com seu crescimento contínuo como atleta. Além disso, Giselle Machado e Rayane Fogal completaram o top 5 e 7, respectivamente, mostrando que a presença do Brasil na Wellness é forte e promissora.
Ver essa foto no Instagram
Na Men’s Physique, Edvan Palmeira e Vitor Chaves tiveram atuações impressionantes, terminando em 5º e 7º lugares, respectivamente. O Brasil anda teve Kaique Santos, que ficou em 10º. Na categoria 212, Vitor Porto fez história ao alcançar a 5ª posição, mostrando que é uma força a ser reconhecida na cena internacional.
A categoria Classic também teve seu destaque com Matheus Menegate, que terminou em 9º colocado. Sua performance foi promissora e sugere um potencial de crescimento que poderá render melhores colocações em futuras competições.
Finalmente, na Women’s Bodybuilding, Leyvina Barros e Alcione Barreto, com um 7º e um 14º lugares, respectivamente, mostraram que o Brasil está fazendo progressos na categoria, embora a competição seja intensa.
Reflexão sobre o Mr. Olympia 2024
O Mr. Olympia 2024 pode ter trazido algumas decepções, especialmente para atletas como Ramon Dino e Rafael Brandão, mas a impressionante performance do Brasil na Wellness e as promissoras classificações em outras categorias mostram que o país continua a ser uma força poderosa no fisiculturismo global.
Posição final de todos os brasileiros no Mr. Olympia 2024
Masculino (12)
Open Bodybuilding (2)
- Rafael Brandão – 8º lugar
- Bruno Santos – 13º lugar
212 (3)
- Vitor Porto – 5º lugar
- Marcello Alfonsi – 11º lugar
- Fabrício Moreira – 14º lugar
Classic Physique (3)
- Ramon Dino – 4º lugar
- Matheus Menegate – 9º lugar
- Eric Wildberger – 15º lugar
Men’s Physique (3)
- Edvan Palmeira – 5º lugar
- Vitor Chaves – 7º lugar
- Kaique Santos – 10º lugar
Cadeira de Rodas (1)
- Gorila Albino – 5º lugar
Feminino (12)
Women’s Bodybuilding (2)
- Leyvina Barros – 7º lugar
- Alcione Barreto – 14º lugar
Figure (1)
- Letícia Ramos – 12º lugar
Women’s Physique (2)
- Natália Coelho – 2º lugar
- Zama Benta – 5º lugar
Wellness (5)
- Isa Pereira Nunes – 1º lugar
- Francielle Mattos – 2º lugar
- Eduarda Bezerra – 3º lugar
- Giselle Machado – 5º lugar
- Rayane Fogal – 7º lugar
Bikini (12)
- Isa Pecini – 8º lugar
- Angélica Teixeira – 10º lugar
Brasileiros fora do Top 15 do Mr. Olympia 2024 (25)
Caike Pro e Diogo Montenegro estavam classificados para o Mr. Olympia 2024, mas decidiram não participar de última hora. Assim, o Brasil baixou de 51 para 49 participantes.
Classic Physique (8)
- Everson Costa
- Gabriel Zancanelli
- Fábio Júnio
- Livinho Livingstone
- Gabriel Pereira
- Junior Javorski
- Tenente Breno
- Júlio Gorila
Men’s Physique (7)
- Guilherme Gualberto
- Vinicius Mateus
- Matheus Nery
- Rafael Oliveira
- Guilherme Gualberto
- Emerson Costa
- Emmanuel Costa
Bikini (3)
- Luciana Santos
- Priscila Rodrigues
- Alice Rocha
Wellness (6)
- Marcela Mattos
- Valquiria Lopes
- Narla Vilar
- Juliana Mota
- Dani Garcia
- Camile Luz
Women’s Physique (1)
- Caroline Alves