O último show da SPFF, Miss e Mister 2023, teve a participação de uma grande atleta de outra modalidade: Carina Santi, atleta profissional de Jiu-Jitsu.
Mesmo com anos de história dentro das artes marciais, Santi decidiu sair da zona de conforto e se aventurar no bodybuilding competindo em uma das categorias disputadas no evento.
Para entender mais sobre essa curiosa história que envolve superação e determinação, continue na matéria e confira a entrevista exclusiva que conduzimos com Carina Santi!
A estreia de Carina Santi no fisiculturismo após 15 anos de Jiu-Jitsu
Antes de mais nada, vale entender o motivo que fez com que Carina Santi desse uma pausa no foco para as artes marciais e voltasse seus olhos para o fisiculturismo.
Infelizmente, por conta de uma lesão no joelho, a atleta precisou de um tempo treinando para fortalecimento na região. E foi nesses treinamentos que ela decidiu competir no bodybuilding.
Eu, na verdade, sou atleta profissional de Jiu-jitsu, sou faixa preta e luto há 15 anos. E aí eu tô vindo de pós-parto e lesão de LCA, então, na verdade, minha preparação começou mais com foco de fortalecimento dos meus membros inferiores e com isso eu falei: pô, dá para tentar estrear e tal, ver no que vai dar. Aí eu comecei a ficar focada nisso.
Mesmo que sua estreia só tenha ocorrido agora, Carina Santi afirmou que o sonho de competir em um show de fisiculturismo já existe há muito tempo.
Fiquei oito meses me preparando só para isso, e cara, foi muito gratificante estar aqui porque é uma parada que eu já queria desde os meus 12 anos, quando eu estive, pela primeira vez, em uma academia de musculação, e eu pude finalmente realizar um sonho. Treino desde os 12 anos, mas só agora que eu coloquei o foco da musculação no fisiculturismo. Eu treinava para ter performance no Jiu Jitsu, que é totalmente diferente.
Existem diferenças nas preparações de fisiculturismo e de Jiu-Jitsu?
De fato, partindo da última frase dita por Carina, pode surgir a dúvida sobre as diferenças de preparações para ambos os esportes.
Já que Santi agora tem experiência nas duas áreas, ela respondeu com clareza quais pontos se destacaram nas preparações da arte marcial e do fisiculturismo.
Os dois tem suas dificuldades, são preparações físicas totalmente diferentes. No Jiu-Jitsu o atleta se prepara fisicamente, porém, o foco é dentro do tatame. Agora não, agora na preparação eu treinava duas vezes musculação, duas vezes cardio, que era basicamente o que eu fazia, só que no Jiu Jitsu. Então meio que só mudou o foco e o local, mas a quantidade de treino, a dieta, a disciplina, é a mesma, não mudou nada. Acho que isso me deixou até mais tranquila e deu para ter feito mais fácil por ter mais experiência, acho que isso facilitou bastante.
O campeonato mundial de Jiu-Jitsu
Por fim, a atleta revelou que irá dar uma pausa na sua carreira como fisiculturista. Em suma, Carina Santi afirmou que voltará seus olhos para o Jiu-Jitsu por um motivo especial. Porém, deixou claro que a veremos novamente nos palcos do bodybuilding.
Agora meu foco vai ser no Jiu-Jitsu. Eu vou lutar no mundial daqui a três meses, em Las Vegas. O meu foco neste ano é o Jiu-Jitsu e ano que vem eu quero, sim, estar de novo no fisiculturismo.
Vá além do mundo do fisiculturismo! Confira também nossos outros conteúdos:
- Tudo Sobre Basquete: Regras, Táticas, História e Fundamentos
- Novak Djokovic: história, títulos, recordes e maiores rivais
- Exclusiva com Caio Castro, ator e piloto da Fórmula Truck: “2023 é ano de pódio”
- Liga das Nações de Vôlei Masculino: campeões, história e recordes
- Livros de Futebol: os 48 melhores do Brasil e do mundo!