O Praga Pro 2024 é um show de fisiculturismo que está programado para os dias 16 e 17 de novembro e que ganhou enorme visibilidade no cenário do fisiculturismo, especialmente após a confirmação da participação de Chris Bumstead, o “Cbum”.
Com seis títulos de Mr. Olympia na Classic Physique, Bumstead havia anunciado aposentadoria após sua última conquista.
Agora, ele retorna para competir na categoria Open, sendo esta uma despedida dos palcos e gerando grandes expectativas. Sua decisão de competir na Open chamou atenção e colocou o evento como um dos mais aguardados do ano após o Mr. Olympia 2024.

Praga Pro 2024: os confirmados da Open
A disputa da Open do Praga Pro 2024 receberá, além de Cbum, outros nomes de grande destaque no cenário profissional do fisiculturismo.
Martin Fitzwater, quarto colocado no Mr. Olympia 2024 na categoria Open, é um dos favoritos ao título.
Junto a ele, Marcello De Angelis, conhecido como “Horse” no cenário nacional, também está confirmado. O brasileiro ganhou popularidade entre os fãs e vem se preparando para representar o Brasil ao lado de Cbum no Praga Pro 2024.
Shaun Clarida, atleta com dois títulos de campeão na categoria 212 do Olympia, também foi confirmado na Open, deixando o nível de competitividade ainda mais alto e diversificando completamente a experiência do evento.
Ramon Dino, Rafael Brandão e Urs Kalecinski no Praga Pro 2024
Além dos principais competidores, o Praga Pro contará com uma apresentação de Urs Kalecinski, atleta Classic Physique que será o convidado especial do evento para um “guest posing”.
Essa participação não possui nenhum objetivo competitivo, sendo apenas uma apresentação com objetivo de entretenimento.
Vale dizer que o Urs é o atual top 3 do mundo, perdendo apenas para Mike Sommerfeld e o próprio Chris Bumstead.

Outro nome que os fãs esperavam ver na Open é o brasileiro Ramon Dino, o melhor brasileiro dentro da categoria clássica.
Porém, Dino já comentou que está em fase de recuperação, focando em descanso e preparação para o Olympia 2025, o que diminui suas chances de competir no Praga Pro 2024.
Com isso, Rafael Brandão surge como um possível nome para o evento já que ele compete uma semana antes, no Romênia Pro.
Assim, acaba aumentando as expectativas dos brasileiros e fãs internacionais que acompanham a carreira de Brandão, cuja confirmação ainda é esperada.

Outras categorias do Praga Pro 2024
O Praga Pro não fica limitado apenas para a disputa da categoria Open. Com sete categorias profissionais, o evento expandiu sua proposta, atraindo competidores de diferentes categorias e nacionalidades.
No total, são oferecidos seis cartões IFBB Pro, incentivando também a participação de atletas amadores que buscam sua qualificação profissional.
Entre as categorias confirmadas, além da Open, incluem-se Classic Physique, Men’s Physique, 212, Bikini, Wellness e Figure, todas reconhecidas pela IFBB Pro League e compondo um line-up diversificado.
Além das competições profissionais, haverá uma grande feira fitness com marcas, produtos, e convidados da indústria de saúde e bem-estar.
Com prêmios em dinheiro que somam 105 mil dólares, o evento oferece aos competidores um incentivo adicional.
Com todos esses pontos esclarecidos, fica claro o motivo que leva o Praga Pro 2024 a ser um dos shows mais esperados deste ano.
Ver essa foto no Instagram
Veja outros textos sobre fisiculturismo:
- Horse faz aviso e desafia Cbum no Praga Pro: “Estou no melhor shape da minha vida”
- Mr. Olympia Masters 2025 pode ter Fábio Giga e Júlio Balestrin na disputa
- Horse fala pela primeira vez sobre Cbum no Praga Pro 2024: “Se subir com 112kg…”
- Ramon Dino se desculpa oficialmente após derrota e revela plano para 2025