Momentos antes de competir na categoria Men’s Physique do Miss e Mister 2023, o atleta Daniel Martins falou um pouco sobre sua carreira no fisiculturismo.

Em suma, mesmo sendo um iniciante no esporte, Martins demonstrou ter uma ótima mentalidade no esporte e já visa competir em campeonatos ainda maiores que o da SPFF.

Diante disso, confira a entrevista exclusiva com o jovem atleta a seguir.

Veja também: conheça os 81 termos do fisiculturismo que são essenciais para quem quer conhecer mais sobre o esporte e as categorias que são disputadas nele!

O começo de carreira de Daniel Martins e a sequência desgastante de campeonatos

De fato, Daniel Martins possui pouco tempo de competições no fisiculturismo. Sua estreia, realizada no Muscle Contest Campinas, marcou o início da jornada. Após este show, ele competiu no Muscle Contest São Paulo, ainda na mesma preparação.

Meu primeiro campeonato, no Estreantes, eu fiquei em 4° lugar. No segundo campeonato, que foi em São Paulo, já fui na categoria Open, e aí eu fiquei em 3° lugar. 

A priori, é importante dizer que a preparação no fisiculturismo é desgastante, ainda mais para quem está começando no esporte. Porém, um pré-contest que engloba três shows de uma vez se torna um grande desafio.

Daniel Martins relata começo de carreira no bodybuilding em entrevista

Sobre isso, Martins não escondeu que o seu terceiro show o deixou esgotado mentalmente e fisicamente.

Eu, igual eu tava falando pro meu treinador, o Vini, a gente dividiu em três campeonatos assim e eu não achei que ia conseguir fazer três seguidos. Como eu comecei agora, é bem desgastante para quem tá começando. Então, a mente eu senti que deu uma boa desgastada. Foi bem cansativo, estressante também. Não dorme, a gente fica mais cansado nos últimos dias. Então três competições foi bem estressante. 

A mudança positiva no físico e os próximos passos da gloriosa carreira

O processo de preparação, por mais desgastante que seja, garante mudanças positivas e significativas no físico.

Nesse sentido, Daniel Martins afirmou que ao longo dos últimos meses de dieta apertada e treinos pesados, seu shape foi apenas progredindo e indicando que o caminho que ele estava seguindo era o ideal.

Meu físico mudou demais, mudou muito. Tipo assim, na minha primeira competição era um físico. Na minha segunda competição foi outro físico. E aí a gente começou um trabalho que eu entrei com o Vini, e ele começou a me ajudar nessa terceira competição e foi um divisor de águas. A gente fez uma estratégia para mudar minha dorsal, a gente alinhou várias estratégias para, em pouco tempo, alinhar o shape. Então fiquei muito feliz com o resultado. A gente não tem tempo de comer muito de uma preparação para a outra, e ver o shape mudar em questão de 20 dias é bem satisfatório. É uma sensação de dever cumprido.

Por fim, o jovem competidor, que deve despontar em breve no cenário do fisiculturismo nacional, revelou que sua preparação se encerrou no Miss e Mister 2023.

Em suma, os próximos meses serão voltados para um off-season visando melhorar os pontos fracos.

Depois daqui é off e a gente já tem planos para final do off, setembro e dezembro. A gente provavelmente vai para a NPC, em dezembro. E estamos vendo em novembro tudo certinho.

Vá além do mundo do fisiculturismo! Confira também nossos outros conteúdos:

Gustavo Gama

Repórter do Esportelândia. Jornalista pela Belas Artes. Responsável pela popularização da mídia do fisiculturismo de forma jornalística. Acadêmico de nutrição e criador da página Notícias Sobre Fisiculturismo. Está no Esportelândia desde 2021.