Sua infância foi marcada por atividades esportivas comuns no cotidiano norte-americano que moldaram seu caminho rumo ao fisiculturismo.
Hoje, com dois títulos de Olympia, um na categoria 212 e outro na Open, e sendo um dos melhores do mundo na Open, todos conhecem Derek Lunsford.

Assim, vale a pena continuar no texto e conferir os detalhes da vida de um dos melhores fisiculturistas da atualidade.
Derek Lunsford iria ser atleta de qualquer jeito
Desde os primeiros dias na escola, Lunsford se destacou como um jovem ativo com grandes habilidades esportivas.
O futuro atleta vivia mostrando habilidades notáveis em diversas disciplinas atléticas, incluindo o futebol e a luta livre durante seus anos no ensino médio.
Porém, a trajetória de Derek Lunsford nos esportes teve que se adaptar quando ele ingressou na faculdade.
Por ordem do destino, a instituição de ensino que foi estudar não oferecia um programa de luta livre ou de outra modalidade conhecida por ele.
Essa mudança obrigou o jovem Derek Lunsford a explorar outras opções esportivas. Foi durante esse período de transição que sua jornada no fisiculturismo começou a dar os primeiros passos.
Derek Lunsford conheceu o fisiculturismo e já se apaixonou
Derek Lunsford enfrentou alguns desafios no seu começo da academia e os resultados não eram o que ele estava procurando.
Foi nesse momento que o jovem cruzou caminhos com James Brown, um personal trainer que se tornou seu mentor. Sob a orientação de Brown, Lunsford começou a trilhar um caminho que o levaria ao topo do bodybuilding.
Ver essa foto no Instagram
De acordo com entrevistas feitas pelo atleta, sua paixão pelo fisiculturismo aumentou quando ele assistiu a um documentário sobre o esporte, inspirando-se em ícones como Jay Cutler e Phil Heath.
Impulsionado pelo bodybuilding, ele decidiu se comprometer ainda mais com o mundo do fisiculturismo e buscar uma carreira no esporte.
Veja: Ronnie Coleman – A história do 8x Olympia
Os primeiros shows de Derek Lunsford
Aos 22 anos, Derek Lunsford fez sua estreia no fisiculturismo amador subindo no NPC Indianápolis Championships 2015, competindo na divisão mais pesada.

Logo na estreia já conquistou o primeiro lugar, sinalizando o futuro promissor que lhe aguardava.
Após o pontapé, Lunsford continuou a acumular conquistas no cenário amador.
Em 2015, ele venceu o NPC Junior Nationals, um feito que repetiria no ano seguinte, em 2016.
Derek Lunsford ganhou o Pro Card em 2017

Após uma pausa de cerca de um ano voltada para evoluir seu físico, Derek Lunsford fez sua última competição como amador no NPC USA Championships de 2017.
Na ocasião, o americano ficou no top 2. Entretanto, essa colocação lhe rendeu o Pro Card, marcando seu começo na IFBB Pro League.
Veja: Carlos Thomas Jr.: trajetória entre títulos, Olympia e Darkness
Derek Lunsford não perdeu tempo em estrear como profissional no fisiculturismo.
Apenas um mês após ganhar seu Pro Card, ele competiu no Tampa Pro de 2017 e conquistou uma vitória na divisão 212.

Logo no seu Pro Debut, o jovem americano já conquistou um título profissional e, com isso, já iria para o Olympia daquele ano.
Em sua estreia no show mais importante do mundo, ele impressionou a todos ao conquistar o top 5 na 212.
Poucos shows, muitas vitórias: a crítica sobre a carreira de Derek Lunsford
Uma das críticas que se pode fazer sobre a carreira de Derek Lunsford até então é a falta de participação em competições profissionais.
Até o momento, ele competiu apenas no Tampa Pro 2017 e, desde então, vem subindo apenas nos Olympia.

No Mr. Olympia em 2018 conquistou o top 2, e repetiu o mesmo resultado em 2019.
Em 2020, competiu no Olympia 212 e ficou no top 4. Sua grande conquista veio em 2021, quando Derek Lunsford se tornou o campeão do Mr. Olympia 212, marcando o auge da sua carreira na categoria.
A mudança para a Open e a disputa pelo feito inédito no Olympia
Em 2022, Derek Lunsford surpreendeu o cenário do fisiculturismo quando comunicou que iria competir na categoria Open do Mr. Olympia.
Logo no seu primeiro evento entre os maiores do mundo, ele conquistou o segundo lugar, perdendo para Hadi Choopan.
Do Olympia 2022 até a edição de 2023, o americano focou numa evolução de físico que espantou a comunidade do esporte.
Ver essa foto no Instagram
A história foi feita: uma lenda do fisiculturismo
A consagração de Derek Lunsford no Olympia 2023 ficará marcada na história do fisiculturismo como um feito extraordinário.
Neste ano, o americano superou todas as expectativas ao triunfar na categoria Open, desbancando o anterior campeão Hadi Choopan.
Este feito já seria suficiente para colocá-lo no panteão dos grandes do esporte, mas o que torna essa vitória ainda mais notável é o fato de Lunsford se tornar o único atleta na história a conquistar o Olympia em duas categorias distintas: 212 e Open.
Mr. Olympia 2024 e a queda
No ano de 2024, um ano após seu primeiro título na Open, Derek Lunsford viu seu nome sair de primeiro lugar para ir para o top 3 do show.
Lunsford apresentou um conjunto que faltava um pouco de condicionamento. Fator que foi predominante para a vitória de Samson Dauda.
Após o show, seu coach, Hany Rambod, anunciou a aposentadoria. Com isso, Derek anunciou que Cris Aceto, um dos mais renomados do esporte, assumiria seu trabalho e realizaria sua estreia no Arnold Classic Ohio 2025.
A vitória triunfal sobre o atual melhor do mundo
Derek Lunsford nunca competiu em outros shows depois de ter conquistado sua primeira vaga para o Olympia, ainda em 2017.
Sendo assim, seu nome dentro do registro do Arnold Classic Ohio 2025 chamou atenção do mundo. Porém, o que mais chamou atenção foi seu físico, algo poucas vezes visto na história.
Derek conseguiu apresentar volume e condição como poucos outros atletas de fisiculturismo conseguiram. De fato, era incontestável que o título de campeão do Arnold Classic Ohio 2025 não fosse dado a ele.
Com a vitória conquistada sobre o então Olympia, Samson Dauda, Lunsford colocou seu nome de volto no topo e sendo considerado o favorito para vencer o Mr. Olympia 2025.

Derek Lunsford: histórico de competições
Por fim, confira o histórico de competições do Derek Lunsford.
- NPC USA 2017 – Top 1 (Pro Card);
- Tampa Pro 2017 – Top 1;
- Mr. Olympia 2017 – Top 5;
- Mr. Olympia 2018 – Top 2;
- Mr. Olympia 2019 – Top 2;
- Mr. Olympia 2020 – Top 4;
- Mr. Olympia 2021 – Top 1;
- Mr. Olympia 2022 (Open) – Top 2;
- Mr. Olympia 2023 – Top 1;
- Mr. Olympia 2024 – Top 3;
- Arnold Classic Ohio 2025 – Top 1.
Veja: REIS SEM COROA: esses são os melhores fisiculturistas da história que não ganharam o Olympia