O universo fitness tem ganhado cada vez mais adeptos ao redor do mundo. Já não é de hoje que as pessoas estão começando a se preocupar mais com o seu bem-estar e passam a investir tempo e dinheiro em busca de uma vida mais saudável.
No caso da influencer fitness Bárbara Borches, a rotina saudável anda alinhada a uma dieta vegetariana.
Em entrevista ao Esportelândia, contou que não come carne desde os 13 anos e segue levando um dia a dia completamente saudável e com todas as proteínas necessárias para o seu estilo de vida fitness.
O Shape de Bárbara Borches
A dieta vegetariana da influencer fitness
Na última sexta-feira (28), a influencer fitness, Bárbara Borches concedeu entrevista exclusiva ao Esportelândia, onde contou detalhes da sua trajetória de vida e o caminho que trilhou até alcançar os mais de 35 mil seguidores no Instagram.
Dentre os assuntos abordados, um dos mais que mais chamaram a atenção foi a sua dieta vegetariana, a qual explicou que leva como estilo de vida há mais de 16 anos, e que ainda a permite deixar o seu corpo da forma como deseja.
Como eu sou vegetariana, eu não como carne de nenhum tipo. Não sendo carne, eu como. Então a minha proteína é basicamente de soja. Eu mesma faço aqui em casa, é super prático.
É só hidratar e temperar que está pronta, uma carne moidinha de soja. E clara de ovo e Whey, que graças a Deus, finalmente a gente tem bastante agora, o que está sendo outra realização na vida.
Você ama outros esportes além de fisiculturismo? Aqui no Esportelândia também falamos sobre:
Borches conta que a sua vida vegetariana teve início ainda quando era muito pequena. Como cresceu convivendo com o ambiente rural, a relação com os animais do sítio interferiram bastante para a sua decisão de não comer mais carne.
Desde novinha eu tive a infância em sítio, sempre gostei muito de bicho, vivia agarrada na galinha, no porco, na vaca, agarrada mesmo. Aí quando caiu a minha ficha de que era aquilo ali a comida, eu falei: ‘Como assim vocês estão fazendo isso comigo? Aquele franguinho que estava no meu colo hoje é o que vocês estão comendo?’.
Isso bugou a minha cabeça e eu nunca mais comi. Parei de comer carne com 13 e, agora que estou com 29, já são 16 anos sem carne. Então eu já estou muito acostumada, para minha é absolutamente normal e tranquilo.
Falta de carne não atrapalha?
Como as dietas para quem malha costumam conter muita proteína, é natural que algumas pessoas se perguntem se a falta de carne não pode atrapalhar quem decide fazer exercícios, mas manter uma dieta vegetariana.

No entanto, Bárbara explica que não sente falta alguma. Já que está acostuma a não comer carne há quase duas décadas, para ela é fácil se alimentar sem esta opção. Além disso, ainda afirma que ajuda na hora de preparar as refeições.
É só soja, clara de ovo e Whey com fruta ou com danone, então acaba facilitando o dia a dia, pois não tem muita coisa para cozinhar.
Como já faz muito tempo que eu não como, nenhuma dor de cabeça. A única coisa, quando a gente sai para algum rolê, eu tenho de pedir opções sem carne, mas sempre têm. Nunca passei perrengue com isso.
Por fim, a influencer fitness revela que na época em que decidiu ser vegetariana, não existia muito acesso a esse tipo de informação, tampouco alimentos próprios para isso. Hoje ela enxerga o mundo com mais possibilidades, facilitando a vida de quem quer seguir este caminho.
Quando eu parei de comer carne, era uma época em que isso não era tão normal. O mundo globalizado não estava que nem está hoje. Eram outros tempos de internet, de produção de soja, de opções vegetarianas e de acesso.
Hoje está muito tranquilo. Qualquer lugar que eu saio tem opção para mim e, se não tiver, eu levo a minha marmitinha, Whey ou alguma outra coisa.
Aproveite para se aprofundar ainda mais no esporte, além da dieta vegetariana, e veja nossos outros conteúdos:
- Relembre todos os títulos do Rafael Brandão no profissional
- Ramon Dino: história completa, títulos e conquistas
- Perfil do atleta: Chris Bumstead (Cbum)
- Dicionário do fisiculturismo – Conheça os 81 termos do bodybuilding
- 10 podcasts sobre fisiculturismo que você precisa conhecer
- Regras do fisiculturismo – Conheça os critérios de julgamento no bodybuilding