Dorian Yates, seis vezes vencedor do Mr. Olympia, o show mais importante do fisiculturismo, é uma lenda no bodybuilding e uma referência quando se trata de quantidade de massa muscular.
Recentemente, já distante dos palcos, o atleta compartilhou detalhes sobre suas dietas realizadas em meio as temporadas competitiva e fora delas.
Dorian Yates confirmou comer mais de 6 mil calorias na sua dieta
Durante uma entrevista com Mike Hind MBE, um dos melhores treinadores do Reino Unido, Dorian Yates discutiu abertamente seus hábitos alimentares durante sua carreira.
O inglês compartilhou tudo sobre sua estratégia, incluindo alguns detalhes que faziam relação com sua ingestão calórica. O ex-atleta explicou:
No período de ganhos, eu consumia em média 6.500 calorias. Essa era a minha média. Na preparação para o Olympia, eu começaria com 4.500 a 4.800 calorias.
Outro ponto relevante e bastante questionado em dietas de fisiculturistas é sobre a quantidade de proteína utilizada diariamente.
Yates não escondeu o jogo sobre o tema e disse ter uma estratégia mínima para consumir durante a fase de preparação.
A proteína é quase sempre uma constante. Então você deve ter um grama, grama e meio de proteína por quilo de peso corporal, então se você pesa 200 libras, 200 a 300g de proteína, você pode brincar com isso.
Ver essa foto no Instagram
A lesão que quase tirou Dorian Yates do Olympia 97
A lenda do fisiculturismo também compartilhou uma experiência um tanto quanto coplicada durante a entrevista. No ano de 1997, pouco antes do Olympia daquela temporada, o atleta lesionou gravemente o seu tríceps.
Yates descreveu a intensa dor que sentiu durante uma série e a consequente lesão que veio aparecer no músculo. Com isso, hoje, ele admite que houve uma grande incerteza sobre sua participação no Olympia daquele ano.
Mesmo com a lesão, Dorian Yates competiu e ainda conseguiu fechar seu ciclo com chave de ouro ao ganhar o título.
Além disso, Yates admitiu ter enfrentado momentos de paranoia antes da competição e até mesmo no palco, especialmente relacionados ao tríceps.
Quase todos os minutos que antecederam a competição e até mesmo no palco, eu ficava quase paranoico com qualquer coisa que envolvesse o tríceps. Especialmente qualquer mero toque quando os competidores frequentemente se encostam durante as poses.
Veja também: Poses fisiculturismo: como fazer a pose perfeita?