Neste último sábado (19), o atleta de fisiculturismo amador João Gabriel competiu no show de bodybuilding realizado na edição de 2022 da BTFF (Brasil Trending Fitness Fair).

Em suma, o evento reuniu grandes empresas do ramo fitness, porém, seu ponto forte para os fãs do esporte foram as competições de fisiculturismo amador, realizadas pela SPFF (São Paulo Fisiculturismo e Fitness).

Dessa maneira, chamada de The Future Champion, o show de culturismo abrangeu todas as categorias amadoras, tanto as masculinas quanto as femininas. Assim, João Gabriel, mesmo sendo um competidor natural, constatou a oportunidade de colocar seu físico ao lado dos atletas hormonizados e brigar por um lugar no pódio do evento.

Logo a seguir será possível conferir a entrevista exclusiva que o atleta concedeu ao Esportelândia sobre sua preparação e mentalidade para subir no palco da BTFF 2022.

João Gabriel compete no BTFF 2022 após ter subido no FitPira

De fato, o atleta João Gabriel ainda está trilhando seus primeiros passos no esporte. Afinal, o show do The Future Champion foi apenas o segundo campeonato que ele competiu. “Há duas semanas eu estreei no FitPira”, disse João.

No campeonato realizado em Piracicaba, ele ficou com o top 4 da sua categoria, nada mal para um estreante natural. Com certeza, um dos fatores que podem ter ajudado ele a conseguir tal colocação, mesmo sem hormônios, foi sua mentalidade com a rotina de atleta.

Eu comecei na academia com catorze anos. Foi muita persistência né, quatro anos de treino com dieta e férias só no ano novo, natal e dia do aniversário. No resto do ano é dieta e treino.

Quando perguntado sobre a preparação para ambos os campeonatos, João deixou claro que vem testando diferentes estratégias para entender a resposta do seu físico. Entretanto, ele afirmou que a reta final para o BTFF 2022 foi mais cansativa.

Nessa preparação eu passei mais sede e mais fome. Mas o físico está melhor, é outra coisa. É ir aprendendo, pegando o feeling e ir aprimorando para cada campeonato estar melhor. No primeiro show eu tava meio envergonhado no palco, mas hoje estou bem confiante.

Por fim, o competidor já comentou sobre quais serão seus próximos passos dentro da sua carreira como atleta de fisiculturismo

Acabando esse evento vou tirar uma semaninha para descansar a mente. Depois, já vou programar para o ano que vem voltar.

Avatar de Gustavo Gama
Autor Gustavo Gama

Repórter do Esportelândia. Jornalista pela Belas Artes. Responsável pela popularização da mídia do fisiculturismo de forma jornalística. Acadêmico de nutrição e criador da página Notícias Sobre Fisiculturismo. Está no Esportelândia desde 2021.