Neste último sábado (19), o atleta de fisiculturismo amador Matheus Oliveira, de 22 anos, competiu pela primeira vez em um show de bodybuilding realizado na edição de 2022 da BTFF (Brasil Trending Fitness Fair).

Em suma, o evento reuniu grandes empresas do ramo fitness, porém, seu ponto forte para os fãs do esporte foram as competições de fisiculturismo amador, realizadas pela SPFF (São Paulo Fisiculturismo e Fitness).

Dessa maneira, chamada de The Future Champion, o show de culturismo abrangeu todas as categorias amadoras, tanto as masculinas quanto as femininas. Assim, Matheus Oliveira constatou a oportunidade de realizar sua primeira competição de fisiculturismo.

Logo a seguir será possível conferir a entrevista exclusiva que o atleta concedeu ao Esportelândia sobre sua preparação e mentalidade para subir no palco da BTFF 2022.

Matheus Oliveira estreia no fisiculturismo ficando com o top 7 na Open da Classic Physique

De fato, Matheus realizou sua estreia no esporte com um físico bem encaixado dentro dos padrões da Classic Physique. Diante disso, fica claro que o atleta sofreu para chegar no condicionamento ideal de um show de fisiculturismo. 

Foi muito difícil por conta da rotina. Para fazer o trampo e chegar aqui, você demanda muito tempo e dedicação, fora o cansaço. Eu não vivo do esporte, não sou pago para isso, então tenho que encaixar na minha rotina para fazer isso.

Matheus Oliveira conta como foi sua preparação para subir no The Future Champion 2022

Assim, além de conciliar a vida de atleta, o que inclui cardios extensos, dieta sem margem para erros e treinos pesados na academia, Matheus Oliveira ainda tinha que lidar com a vida universitária.

Tem trampo, estágio, isso foi uma parte que quebrou bastante na preparação. No fim da preparação era papo de três cardios por dia mais o treino restrito. Na finalização, de um mês para cá foi bem tenso mesmo.

Por outro lado, mesmo com o grande sofrimento, ele demonstrou estar feliz com o físico apresentado no show. Além, claro, do fato de que esse foi o pontapé da sua jornada no fisiculturismo.

É minha estreia né, estou muito feliz só de ter chegado na condição que estou. Se conseguir o top 5 já está ótimo demais para mim. Eu quis fazer um desafio para mim mesmo que era conseguir chegar hoje com o melhor físico que eu já tive, e eu consegui.

Por fim, o jovem competidor já deixou claro quais serão seus próximos passos na carreira como atleta. 

Terminando isso aqui, eu quero entrar em um off de uns sete meses para ganhar um peso. Hoje estou com 82 kg, quero chegar em uns 88 kg. Tenho muito peso para colocar dentro da minha categoria.

Gustavo Gama

Repórter do Esportelândia. Jornalista pela Belas Artes. Responsável pela popularização da mídia do fisiculturismo de forma jornalística. Acadêmico de nutrição e criador da página Notícias Sobre Fisiculturismo. Está no Esportelândia desde 2021.