Neste último sábado (19), o atleta de fisiculturismo Vitor Damasceno competiu no show de bodybuilding realizado na edição de 2022 da BTFF (Brasil Trending Fitness Fair).
Em suma, o evento reuniu grandes empresas do ramo fitness, porém, seu ponto forte para os fãs do esporte foram as competições de fisiculturismo amador, realizadas pela SPFF (São Paulo Fisiculturismo e Fitness).
Dessa maneira, chamada de The Future Champion, o show de culturismo abrangeu todas as categorias amadoras, tanto as masculinas quanto as femininas. Assim, o jovem atleta viu com bons olhos a chance de realizar sua estreia no esporte.
Logo a seguir será possível conferir a entrevista exclusiva que o fisiculturista concedeu ao Esportelândia sobre sua preparação e mentalidade para subir no palco da BTFF 2022.
Vitor Damasceno concede detalhes de sua preparação para o BTFF 2022
Com certeza, a estreia de um atleta no fisiculturismo é algo que requer bastante psicológico. Além de lidar com fome e treinos pesados, é a primeira vez que o competidor tem que lidar com a pressão e a ansiedade pré-palco. Vitor Damasceno comentou sobre o quanto foi complicado chegar pronto para competir no show da BTFF.
Não foi fácil, eu estou há muitos dias no desafio. É você contra você mesmo. É dia de choro, é dia de felicidade. Uma hora você está triste, na outra você tá feliz. Mas tudo valeu a pena, todo o sofrimento valeu a pena para chegar aqui hoje.
Ainda nesse mesmo sentido, Damasceno deixou claro que realizar a preparação não foi simples. Porém, saber que todo o esforço seria compensado foi o que o deixou de pé para continuar na batalha.
Foi minha estreia. (O psicológico) é muito louco. Eu fiquei pensando: caramba, como será que vai ser subir, tentei ficar calmo o tempo inteiro. A preparação não foi fácil, mas eu sabia do meu objetivo, sabia o que eu tinha que fazer e só fiz.
Por fim, mas não menos importante, o recém estreado fisiculturista já confirmou que cogita subir novamente em breve. No dia 10 de dezembro ele voltará aos palcos para buscar sua segunda competição na carreira.
Vou subir em mais um campeonato no dia 10 do mês que vem. Um campeonato pequeno lá na minha cidade. Depois vou começar um off porque quero chegar aos 85kg.