Conhecido por ser um dos melhores atletas da categoria Classic Physique no Brasil, Filipe Marins possui uma grande fama nas redes sociais por conta do seu carisma e bom humor nos vídeos.

De fato, o atleta sempre compartilha publicações fazendo referência a um estilo de vida mais leve, sem pressão e com bom humor. Ainda, Filipe Marins possui uma série de vídeos com o dizer “tá tristinho?” fazendo danças ou piadas com o objetivo de transmitir alegria.

Em suma, é raro ver isso no meio do fisiculturismo, onde o atleta tem o estereótipo de ficar mais introspectivo, ainda mais em fase de preparação. Assim, conversamos exclusivamente com Filipe Marins para entender melhor a filosofia por trás dos vídeos animados e da mentalidade que ele possui para continuar de bom humor em meio a um pré-contest.

Filipe Marins exalta pensamentos positivos em momentos turbulentos 

Quando se trata do processo de competir, chamado de pré-contest, o atleta fica semanas comendo pouco e treinando muito. Ou seja, é normal ficar cansado e até, muita das vezes, irritado. 

Entretanto, isso parece não afetar Filipe Marins, que sempre demonstra estar bem-humorado em vídeos e publicações. Nesse sentido, o competidor confessou que essa é sua essência.

Eu não sinto como um peso porque isso é tudo muito natural. Eu sou assim mesmo, eu sou desse jeito. Desde que eu comecei minha carreira eu sou assim. Então eu sinto como um privilégio, fico muito feliz. Óbvio que tem momentos que eu não tô tão legal, não estou tão bem, mas aprendi a adaptar minha vida em cima desses problemas. 

Sobre isso, ele confessou que leva um lema consigo sempre que passa por problemas difíceis do dia a dia. Segundo Marins, este lema faz com que ele consiga ter uma preparação ainda mais focada e, consequentemente, tenha mais resultados.

Tem uma frase que eu sempre digo: tudo aquilo que você pensa determina como você se sente e vai determinar como você vai agir. Você não tem, muitas vezes, como mudar seus pensamentos quando você está triste, se você está mal com uma situação, você se sente triste por aquilo. Mas, tem como mudar suas atitudes. Você está triste, mas age como uma pessoa que não está. Começa a usar isso como disciplina, consequentemente isso traz resultados. 

Por fim, Filipe Marins fez um paralelo entre essa sua mentalidade positiva e o mundo do bodybuilding. Segundo o atleta profissional, no fisiculturismo é necessário fazer os treinos mesmo sem vontade, assim como é necessário se esforçar para superar os dias difíceis.

Essa disciplina em executar o que você tem que fazer, independente se você quer ou não, traz resultados. Eu levo a vida dessa forma. Quando eu estou mal, eu começo a agir como se eu estivesse bem, e isso vai transformando dentro de mim e as coisas vão melhorando. Quando você não está bem você tem que continuar vivendo como se estivesse bem, a gente tem que aprender a lidar com isso. É assim que eu vivo independente de qualquer coisa.

Vá além do mundo do fisiculturismo! Confira também nossos outros conteúdos:

Gustavo Gama

Repórter do Esportelândia. Jornalista pela Belas Artes. Responsável pela popularização da mídia do fisiculturismo de forma jornalística. Acadêmico de nutrição e criador da página Notícias Sobre Fisiculturismo. Está no Esportelândia desde 2021.