Desde 2018 o atleta Gilson Machado vem participando de competições de fisiculturismo na categoria Men’s Physique, onde sempre se sentiu confortável e com o físico encaixado.

Porém, neste ano, após dicas de amigos e de árbitros, ele decidiu se aventurar na Bodybuilding e o resultado foi positivo.

Para conferir essa história completa, continue na matéria e leia a entrevista exclusiva com Gilson Machado sobre sua carreira e a competição que mudou sua vida.

Veja também: conheça os 81 termos do fisiculturismo que são essenciais para quem quer conhecer mais sobre o esporte e as categorias que são disputadas nele!

Gilson Machado revela que decidiu mudar de categoria faltando dois dias para competir

A priori, vale entender um pouco mais sobre a jornada de Gilson Machado no fisiculturismo antes de chegarmos até os dias atuais.

Eu participo de competições desde 2018, tive uma pausa de dois anos e sempre fui na Men’s Physique. De lá para cá fui melhorando e evoluindo o físico, adaptando e ganhando mais massa. 

Nesse ano, em meio ao seu off-season para competir na Men’s, seu peso chegou até a marca de 108 kg, e foi aí que seus amigos começaram a questionar se não era hora de mudar de categoria.

Cheguei aos 108 kg e a galera começou a falar que eu tava com shape de Bodybuilder, mas eu não gostava, me identificava na Men’s. Quando foi no dia da inscrição e eu troquei ideia com o juiz de centro, ele me falou que meu shape não era mais de Men’s Physique.

[Entrevista] Gilson Machado saiu da Men’s para ser campeão na Bodybuilding

Ou seja, faltando menos de três dias para o show do Miss e Mister, Gilson Machado decretou que era a hora de subir um degrau na sua carreira e competir na Bodybuilding.

Diante disso, surge um problema: as poses. Afinal, na Men’s Physique há apenas poses de frente e costas. Enquanto na Body há mais de cinco formas de apresentar o físico.

As poses se tornaram um problema

Mesmo que tudo fosse novo para sua apresentação, Gilson Machado alegou que as poses acabaram sendo um obstáculo vencido durante a reta final.

Eu não fazia ideia de nenhuma pose, meu cargo chefe sempre foi Men’s Physique, lá eu já domino. Mas as poses da Bodybuilding são totalmente diferentes, a preocupação é maior, são sete poses compulsórias fora a coreografia. 

Assim, junto com um amigo, Machado dedicou seus últimos dias antes do campeonato para ensaiar e aprender como apresentar o físico em uma nova categoria.

Em um dia eu aprendi tudo isso com um parceiro que a gente chama de coach de poses porque ele começou a ensinar a galera. Ele manja muito e já competiu com a gente, primeira vez que ele foi por nossa indicação pegou top 1 também. 

Gilson Machado afirma: “Vou retornar como Bodybuilder”

Claro que com tanto esforço o resultado seria positivo. Assim, competindo como Bodybuilder, Gilson Machado foi campeão da sua categoria de peso. Enquanto isso, no Overall ele ficou com o top 2 fazendo uma grande briga contra o campeão, Eduardo Kaike.

Por fim, Machado afirmou que voltará aos palcos em breve como atleta da Bodybuilding.

Como eu subi no ano passado na Bárbaros e Valkirias como Men’s, dessa vez eu vou retornar como Bodybuilder, mas mais cheio. Vou ver se consigo ganhar um pouco mais de volume e chegar com mais confiança nas poses.

Vá além do mundo do fisiculturismo! Confira também nossos outros conteúdos:

Gustavo Gama

Repórter do Esportelândia. Jornalista pela Belas Artes. Responsável pela popularização da mídia do fisiculturismo de forma jornalística. Acadêmico de nutrição e criador da página Notícias Sobre Fisiculturismo. Está no Esportelândia desde 2021.