Se tratando do topo da Bikini no cenário mundial, Janine Herrera merece ser citada. Sendo atleta há menos de cinco anos, a fisiculturista profissional é um símbolo Master do esporte.

De maneira exclusiva, a atleta americana concedeu uma entrevista ao Esportelândia comentando sobre seu início no esporte e sobre sua privilegiada genética.  Além disso, ela concedeu alguns detalhes de como são suas preparações. Confira a seguir!

Veja também: conheça os 81 termos do fisiculturismo que são essenciais para quem quer conhecer mais sobre o esporte e as categorias que são disputadas nele!

O começo de Janine Herrera no fisiculturismo – A desconfiança imperava

Por mais que Janine Herrera seja uma atleta IFBB Pro que sempre está no topo da categoria Bikini, o começo não foi tão simples.

De fato, o ponto de partida da fisiculturismo na categoria Bikini aconteceu depois de um longo período de insistência e trabalho mental para perder a desconfiança do seu físico. 

Eu comecei no fisiculturismo em outubro, ou novembro, de 2020. Eu encontrei um treinador e comecei a treinar. Nessa época, eu não levava tão a sério, para ser honesta. Eu tinha um pouco de desconfiança. Então, o objetivo era competir em um show mas fiquei demorando para escolher um show.

Porém, tudo mudou em janeiro de 2021, depois de um ano do seu começo na academia. Naquela época seu corpo já mostrava ótimas respostas para o ganho de massa e a futura atleta se animou com o fisiculturismo.

Comecei a pensar que (competir) seria algo que eu poderia fazer pelo menos uma vez. A gente escolheu um show em março de 2021, e eu entrei nesse show e ganhei todas as quatro categorias da Bikini que eu estava registrada. 

[Entrevista] Janine Herrera fala sobre genética, preparações e expectativa para o Olympia Masters na Bikini
Primeira competição da Janine Herrera em 2022. Reprodução/ Bodygraphics
Foi assim que ficou claro o quanto a genética e o trabalho duro de Janine Herrera poderiam levá-la para altos patamares no bodybuilding. “Desse ponto em diante, eu decidi que não seria apenas um show”, completou Herrera.

Eu queria continuar fazendo isso. Eu amei a constância, amei os hábitos que se formaram dentro de mim, amei todas as conquistas que eu tive colocando tudo de mim em algo e sendo bem sucedida nisso.

A temporada de 2023 e o sonho do Masters Olympia

Antes de mais nada, vale pontuar a fase atual da experiente atleta. Nesta temporada, Janine Herrera já participou de três shows e está a caminho da sua 4° tentativa de título neste ano.

A temporada de 2023 começou tão bem para mim. Eu participei de três competições e nas três eu fiquei em 1° na Bikini Masters 40 e fiquei entre as 10 melhores na categoria Open. Eu e meu treinador já decidimos que vamos competir mais uma vez, será no Miami Muscle, e eu espero trazer um físico ainda melhor do que eu trouxe nas outras três competições.

No caso, o Miami Muscle será realizado neste fim de semana, no dia 03

Diante das colocações citadas por Herrera, já foi possível notar que seu físico é, de fato, um dos melhores entre as competidoras profissionais. 

Uma Bikini que come mais de 3 mil calorias em preparação

Para explicar como é possível chegar nessa condição, a atleta falou sobre um ponto genético que auxilia na preparação.

Minha preparação para o klash foi bem parecida com as duas outras competições, que foram a Girl Power e o primeiro Klash. Minhas calorias normalmente costumam ser maiores que as de outras competidoras da categoria Bikini. Enquanto a maioria fica nas 500 calorias  mais ou menos, eu como 3 mil. Eu tenho um metabolismo muito rápido geneticamente. Ainda, as melhores opções para mim são cardios pequenos ou até sem cardios durante a preparação, controlando o meu nível de estresse e melhorando meu sono.

Ou seja, tal ponto é um grande diferencial nas suas preparações já que garante uma maior tranquilidade no dia a dia. Além disso, Herrera mencionou que os curtos períodos que passa realizando cardio a ajuda com outras tarefas fora do bodybuilding.

Isso também acaba facilitando minha vida fora do fisiculturismo. Tenho três pequenas crianças, então tento passar um tempo precioso com elas, porque normalmente quando eu compito no fim de semana, eu não tenho tempo para elas. 

[Entrevista] Janine Herrera fala sobre genética, preparações e expectativa para o Olympia Masters na Bikini

O convite especial

Por fim, Janine Herrera fez questão de mencionar o quão feliz ficou com a oportunidade de competir no Masters Olympia deste ano. 

Afinal, após 10 anos sem a disputa, ela foi uma das poucas atletas escolhidas para brigar pelo título deste show.

Vale dizer que estou muito honrada e grata de ter sido uma das escolhidas para competir no Masters Olympia, na Romênia. Esse será o primeiro Masters Olympia a ser disputado depois de 11 anos. E essa é a primeira vez que a categoria Bikini estará presente no Masters Olympia. Estou tão animada e honrada de fazer parte deste evento que acontecerá em agosto.

A atleta ainda deixou um abraço para todos seus fãs no Brasil e prometeu vir ao país prestigiar o esporte em breve.

Vá além do mundo do fisiculturismo! Confira também nossos outros conteúdos:

Gustavo Gama

Repórter do Esportelândia. Jornalista pela Belas Artes. Responsável pela popularização da mídia do fisiculturismo de forma jornalística. Acadêmico de nutrição e criador da página Notícias Sobre Fisiculturismo. Está no Esportelândia desde 2021.