Em março deste ano, o atleta de fisiculturismo Luan Pereira sofreu um acidente enquanto treinava e acabou tendo uma grave lesão no seu músculo do tríceps. 

Em suma, o jovem competidor, que é considerado uma das promessas brasileiras da categoria Bodybuilder, teve um rompimento que o levou a fazer uma cirurgia a fim de prevenir qualquer tipo de problemas no futuro. Clique aqui para conferir a matéria sobre a lesão de Luan.

Dito isso, em entrevista exclusiva concedida ao portal Esportelândia, Luan Pereira contou todos os detalhes da sua lesão, inclusive alguns fatores que ele confessou terem sidos a provável causa do acidente. Confira a entrevista completa a seguir.

Veja também: conheça os seis atletas de fisiculturismo amador que foram campeões das disputas Overais realizadas no show da bodybuilding do Muscle Contest São José do Rio Preto 2023.

Fatores que podem ter ocasionado a lesão de Luan Pereira 

Durante a conversa com o atleta Luan Pereira, que deixou claro não ter problemas em falar sobre o delicado assunto, alguns pontos que podem explicar a lesão foram relatados. Segundo ele, tudo começou com uma mudança na sua rotina de treinos que aconteceu graças a um fato pessoal. 

No dia anterior era para eu treinar, mas tive que ir até o cemitério fazer a exumação do meu avô. Todo esse processo é muito demorado e acabei não treinando naquele dia. Então, eu descansei na quarta e na quinta ia no ombro e tríceps. 

Além deste fator, Luan comentou sobre a parte técnica de um processo que leva até uma lesão. Nesse sentido, é importante dizer que ele estava na reta final do processo de ganho de massa e seu corpo tinha aumentado consideravelmente neste off-season.

O que mais acarreta lesões de tendão é o volume de treino e o aumento muito grande do ventre do músculo. Eu cresci muito no meu off, aumentou muito minha força. Dito isso, batemos muito no meu tríceps e no meu braço durante o off-season para melhorar meu braço. O volume de treino ele acarreta o tendão a ficar mais ferrado, então eu tive dores de cotovelo por muito tempo, mesmo fazendo deload e tudo mais não passava. E aí foi o que aconteceu. 

Além dos dois fatores mencionados que fazem referência à mudança na rotina e ao tendão enfraquecido, Luan Pereira quis esclarecer um ponto discutido nas redes sociais após a ocasião.

Na época da lesão, era comum ver pessoas comentando que o machucado só aconteceu devido a um excesso de cargas. Porém, se tratando de fisiculturismo em alto nível, isto é algo necessário. Assim, Luan Pereira deixou claro sua opinião a respeito desses comentários.

Essa carga eu pegava há muito tempo, 70 kg, já estava pegando há anos. Minha meta naquele treino era fazer 12 repetições com aquele peso. Não eram seis nem cinco repetições. Eu já estava muito bem amparado nessa questão. Quando você faz um desenvolvimento com dumbells você precisa de muita estabilidade, ainda mais com 70 kg. Não dá para fazer um desenvolvimento com  50, não dá. Esse peso é um peso para 20 repetições, não dá. Qual era a decisão sábia a se tomar: fazer no smith, numa máquina. Infelizmente eu não estava bem. 

O apoio de grandes nomes do fisiculturismo nacional

Como mencionado anteriormente, Luan sofreu algumas críticas de pessoas que não sabem como é um treino de fisiculturistas. Afinal, construir músculos sólidos, densos e volumosos requer cargas altas. 

Quando perguntado sobre sua opinião a respeito de quem faz essas críticas, Luan Pereira revelou que não liga para tal, além de confessar ter recebido apoio de grandes nomes do fisiculturismo nacional.

Eu não fico irritado porque eu nem vejo. Ver não vai fazer diferença nenhuma, eu sei o que estou fazendo. Veio vários caras falar comigo, Gabriel Zancanelli, Eduardo Corrêa. Quem que é o cara de 25 de braço que comenta perto desses caras? O Zancanelli mesmo, depois que aconteceu aquilo comigo, ele parou de fazer qualquer tipo de movimento que fosse composto porque estava com dor no cotovelo também. Então foi um negócio que ele viu e foi correr atrás, ele falou isso para mim. Então é isso, essas críticas nem chegam perto de mim. 

Por fim, o promissor atleta confessou que não sabe mais quais são os planos para o restante da temporada. Vale dizer que a entrevista foi realizada antes do Luan Pereira realizar a cirurgia.

A gente não definiu nada ainda porque tem que passar a cirurgia para saber. Eu preciso fazer ela porque eu preciso ter o tendão 100% para conseguir voltar no meus 100% de treino. Eu poderia deixar assim, só que conforme o tempo vai passando a musculatura vai se encurtando, aí fica com um aspecto estranho.

Luan Pereira conta detalhes do rompimento de tríceps
Foto feita após a cirurgia, Luan alegou que o procedimento foi um sucesso. Reprodução/luanbodybuilder

Vá além do mundo do fisiculturismo! Confira também nossos outros conteúdos:

Gustavo Gama

Repórter do Esportelândia. Jornalista pela Belas Artes. Responsável pela popularização da mídia do fisiculturismo de forma jornalística. Acadêmico de nutrição e criador da página Notícias Sobre Fisiculturismo. Está no Esportelândia desde 2021.