Com apenas 22 anos e um começo desafiador no esporte, Pedro Camilo competiu no Miss e Mister 2023 tentando galgar mais uma vaga entre os melhores físicos do show.

Em suma, o jovem concedeu entrevista exclusiva ao Esportelândia dando detalhes de como foi o seu início de carreira no fisiculturismo. Além disso, falou sobre sua preparação para o campeonato mais recente da federação SPFF.

Veja também: conheça os 81 termos do fisiculturismo que são essenciais para quem quer conhecer mais sobre o esporte e as categorias que são disputadas nele!

Pedro Camilo fala sobre começo conturbado no esporte

Para quem olha hoje, com títulos conquistados e um ótimo físico, mal é possível compreender que o começo de Pedro Camilo no fisiculturismo foi negativo.

Como ele mesmo relata logo a seguir, o seu físico no primeiro campeonato não rendeu os resultados que eram esperados. Porém, com algumas estratégias utilizadas, Camilo recuperou-se.

Então, a primeira vez que eu competi foi em 2021, pela SPFF também, no final do ano. Eu fui só na Junior e acabei ficando em último. Fui bem mal, tava zoado. Dei uma desanimada do esporte, mas depois de uns 6 meses eu quis competir de novo porque vi meu físico evoluindo. Aí eu competi numa federação um pouco menor, a FBBF, que é tipo uma terceira divisão do fisiculturismo. Competi lá e fui Overall, ganhei a Men’s Junior, a Men’s Open e fui Overall. 

Com o grande título conquistado, Pedro decidiu que era hora de voltar para a SPFF e se arriscar no Miss e Mister 2022. Na ocasião, ele conquistou mais um título Júnior e ficou em top 5 na Open, contra 15 atletas, um feito positivo, ainda mais levando em conta sua idade.

[Entrevista] Pedro Camilo comenta sobre preparações e destaca importância da família no esporte
Pedro Camilo no campeonato da SPFF em 2022
Após o show, o jovem começou sua preparação para o Miss e Mister 2023. Diante disso, foram alguns meses de off-season para melhorar o físico. Depois, o período de pré-contest veio à tona.

A preparação de Pedro Camilo e a importância da família

Sobre a preparação para este show, Pedro Camilo relatou que o longo tempo em pré-contest fez com que o processo fosse menos desgastante.

Foram cinco meses de preparação, uma preparação bem longa de 21 semanas. Como foi bastante tempo de trabalho e meu coach já tá comigo há bastante tempo e conhece bem meu físico, teve suas dificuldades, mas no geral foi muito bom.

Além disso, o jovem relatou que algumas pessoas da sua vida foram de extrema importância durante o processo. No caso, Pedro Camilo citou dois nomes que o auxiliaram na preparação em várias ocasiões.

Minha mãe me apoia muito, só mora eu e ela, é minha única família, foi ela e esse meu amigo, o Raul, que fez a preparação inteira comigo, todos os treinos, todos os dias juntos. Eu sou muito abençoado por ter ele e minha mãe. Então tudo que poderia ser mais difícil, eles deixaram bem mais fácil. Estou chegando aqui de cabeça boa.

[Entrevista] Pedro Camilo comenta sobre preparações e destaca importância da família no esporte

Por fim, o competidor já deixou claro que a preparação tem chances de se estender por mais algumas semanas. Afinal, na cidade onde mora, Santos, irá acontecer um grande show amador da NPC. Assim, Pedro confirmou haver chances de competir por lá.

Eu moro em Santos, aí tem o Muscle Contest Praia Grande, daqui a três semanas, e aí dependendo do resultado, de como eu me sair hoje, eu vou emendar mais esse. Mas dependendo, se eu achar que tá na hora de descansar porque eu to bem cansado já, cinco meses de preparação não é fácil, vamos ver.

Vá além do mundo do fisiculturismo! Confira também nossos outros conteúdos:

Gustavo Gama

Repórter do Esportelândia. Jornalista pela Belas Artes. Responsável pela popularização da mídia do fisiculturismo de forma jornalística. Acadêmico de nutrição e criador da página Notícias Sobre Fisiculturismo. Está no Esportelândia desde 2021.