O jovem fisiculturista Thales Toledo, de apenas 21 anos, demonstrou ter um grande sonho envolvendo o fisiculturismo e deixou claro que irá fazer de tudo para cumprir seus objetivos.

Natural de Pouso Alegre, Minas Gerais, Toledo veio para São Paulo no começo deste ano para se aventurar na capital paulista a fim de estar mais próximo do dia a dia do bodybuilding.

Para entender melhor a história desse prodígio do fisiculturismo nacional, continue na matéria e veja a entrevista exclusiva que realizamos com Thales Toledo.

Veja também: conheça os 81 termos do fisiculturismo que são essenciais para quem quer conhecer mais sobre o esporte e as categorias que são disputadas nele!

Tudo começou quando Thales Toledo veio para São Paulo

A priori, Thales Toledo sempre foi apaixonado por fisiculturismo. Em 2022 ele realizou sua estreia no Bárbaros e Valkirias, da SPFF. Depois, já subiu em shows de outras federações, incluindo a NPC.

Minha primeira competição foi aqui na SPFF, no ano passado, Batalha dos Bárbaros. A SPFF é uma federação fantástica, realmente me motivou a continuar no esporte desde lá. Aí vim pegando outros campeonatos, peguei alguns da NPC, há duas semanas eu tava no Muscle Contest São Paulo, competi na Classic. Agora eu fui na Bodybuilder.

Após essa temporada, já em 2023, Toledo decidiu que era hora de fazer uma mudança que lhe proporcionasse melhores condições no esporte. Foi a partir daí que a preparação para a temporada deste ano começou.

Então a preparação começou em fevereiro desse ano, quando eu decidi me mudar para São Paulo para treinar em uma academia melhor, ficar mais próximo dos atletas e realmente buscar conhecimento. 

A mudança de estado e as dificuldades

Como dito pelo atleta, ele se mudou para São Paulo visando ficar mais próximo do seu objetivo. A mudança solitária acarretou alguns problemas. Porém, o apoio das pessoas ao seu redor o ajudou a lidar com os obstáculos pelo caminho.

Me mudei, vim sozinho, com o apoio da minha família, é claro. Aliás, vim sozinho e estou morando aqui sozinho e vim pelo esporte. Até agradecer o pessoal da Academia Gaviões da Bela Vista que me apoiaram. Meus amigos lá me dão apoio e força diária. Saí e larguei tudo em Minas para buscar o esporte mesmo.

[Entrevista] Tales Toledo e a busca pelo sonho no fisiculturismo

Na preparação, mesmo com o apoio dos já citados, Thales Toledo ainda sofreu com alguns pontos comuns desta fase do protocolo.

Tive todas as dificuldades possíveis, todas. Fome, cansaço, psicológico abalado, financeiro apertado. Foi difícil, mas o principal de tudo foi o psicológico. Essa parte é a mais difícil, imagino que para qualquer atleta de qualquer esporte.

Por fim, o jovem prodígio deixou claro que irá continuar no foco do fisiculturismo. Entretanto, ainda não tem um próximo show definido.

Não tenho planos não. Pela questão financeira, psicológica e física, dá para sentir que o corpo precisa de um off. Mas não sei. Vou ver com minha família, que é quem me apoia de verdade, meu pai e minha mãe, vamos ver.

Vá além do mundo do fisiculturismo! Confira também nossos outros conteúdos:

Avatar de Gustavo Gama
Autor Gustavo Gama

Repórter do Esportelândia. Jornalista pela Belas Artes. Responsável pela popularização da mídia do fisiculturismo de forma jornalística. Acadêmico de nutrição e criador da página Notícias Sobre Fisiculturismo. Está no Esportelândia desde 2021.