Logo após conquistar o Pro Card, no ano passado, o atleta Vitor Porto entrou para a lista dos fisiculturistas profissionais do Brasil que podem render títulos em breve. De fato, ele vem trabalhando duro nos últimos meses para evoluir seu físico e cumprir as expectativas.

Desde o final de 2022, Porto vem em estado de off-season, fase na qual o atleta foca em comer mais calorias durante o dia para aumentar seu volume de massa muscular. Assim, nesta temporada ele tem como objetivo brigar pelo título de um grande show Pro.

Nesse sentido, conversamos de forma exclusiva com Vitor Porto durante o Arnold Classic Brasil 2023. Na entrevista, o fisiculturista detalhou sua fase atual, revelou os campeonatos que pretende subir neste ano e indicou uma possível mudança de categoria.

Veja também: conheça os 81 termos do fisiculturismo que são essenciais para quem quer conhecer mais sobre o esporte e as categorias que são disputadas nele!

Vitor Porto afirma: “a gente foi fazer a estreia para subir do lado do…” 

[Entrevista] Vitor Porto afirma: "a meta é subir na Open"
Reprodução/Ribeiro Tartaruga
Como já dito, logo depois de competir no Mr. Olympia, ser Overall e conquistar o Pro, Vitor Porto mal efetuou um off-season e já se aventurou na sua estreia. Porém, o competidor revelou que teve um motivo especial para ter batalhado neste evento.

Foi muito bom. A gente saiu campeão Overall do Olympia Amador, pegou o Pro card e, como já tava perto do FitPira, a gente foi para fazer a estreia para subir do lado do Eduardo Corrêa, que é uma referência do Brasil na 212, que é minha categoria. Pegar o terceiro lugar é uma colocação muito boa para uma estreia, muito boa mesmo.

[Entrevista] Vitor Porto afirma: "a meta é subir na Open"
Vitor após conquistar o Overall do Olympia. Reprodução/vitorportopro
Como ele mesmo comentou, foi um 3° lugar logo na estreia, o que é algo difícil de se ver no fisiculturismo, ainda mais se tratando de uma categoria Bodybuilder, que exige mais massa muscular.

Nesse sentido, mesmo que tenha ficado com o top 3, Porto observou que era hora de ficar longe das competições e entrar no off-season visando evoluir o físico. “Agora entrei num off. Estou fazendo um off e tô pesando 104 kg. Quero bater uns 106 e já ta bom.” Disse o atleta.

Próximas competições do Vitor Porto são reveladas 

Vitor Porto também revelou que vai voltar aos palcos no segundo semestre e já está visando conseguir uma vaga para o Mr. Olympia.

Acho que em setembro vai ser o campeonato que eu vou estar indo. To decidindo ainda qual vai ser, vai ser ou na Europa, o Europa Pro, ou no Canadá. Ainda estou decidindo qual dos dois. E de novo vou subir no FitPira, é certeza. Já evolui bastante. Aqui eu to respirando mais o esporte, e a evolução tá muito incrível e com fé em Deus vou conseguir a classificação para o Mr. Olympia.

Por fim, Porto comentou sobre algo inédito na sua carreira. O atleta, que até então competia pela 212, revelou que visa subir para a Open nos próximos anos.

Acho que eu tenho que começar a brincar um pouco mais, mas a meta é subir na Open. Primeiro eu tô com foco de fazer destaque na 212, e aí quem sabe migrar para  a Open.

Vá além do mundo do fisiculturismo! Confira também nossos outros conteúdos: