Competir no fisiculturismo pode parecer impossível para alguém que possui esclerose múltipla.

Porém, o atleta Rodrigo Belussi mostrou que as dificuldades existem para serem superadas e realizou tal feito no último show da SPFF, realizado em agosto.

Após passar pela obesidade e ter sofrido com esclerose múltipla, Belussi deu a volta por cima e realizou seu sonho de competir no fisiculturismo.

Vencendo a Esclerose Múltipla no Fisiculturismo: uma história de superação!

O competidor concedeu entrevista exclusiva e deu detalhes de tudo que ocorreu na sua vida e como conseguiu superar os desafios propostos para alcançar seu sonho.

Veja também: conheça os 81 termos mais diferentes falados no linguajar do fisiculturismo!

“Me deram uma semana de vida”, revela atleta com esclerose múltipla que competiu no fisiculturismo

Além da superação vivenciada, a história de Rodrigo Belussi é uma verdadeira montanha-russa.

Tudo começou quando, ainda na obesidade, Belussi acordou sem sentir nenhum dos membros do corpo.

Eu descobri a esclerose múltipla há 12 anos. Eu acordei e não enxergava nada, fui tentar levantar e não conseguia. Fiquei totalmente paralisado e fui para o hospital ver o que era.

 

O pesadelo da esclerose múltipla estava apenas começando. Foi na primeira ida ao hospital que Belussi recebeu uma sentença para sua vida.

No primeiro hospital que eu fui me falaram que eu tava com câncer terminal e me deram uma semana de vida. Aí fui para outro hospital, fizeram tudo, exames e tal e não descobriram o que era.

Depois de várias tentativas, Rodrigo enfim descobriu que o que estava sofrendo era uma esclerose múltipla e que, de fato, não havia apenas uma semana de vida.Vencendo a Esclerose Múltipla no Fisiculturismo: uma história de superação!

Porém, como na época ainda era obeso, ele recebeu um ultimato para começar a se preocupar com a saúde e com seu corpo.

A obesidade e o começo na academia

Mesmo que não tenha confirmado tal fato durante a entrevista, um dos fatores que podem ter influenciado a esclerose múltipla foi a obesidade.

Sendo assim, Belussi confirmou que os médicos deram a dica de começar a se preocupar com a balança para evitar demais problemas.

Eu tava com 130 kg, eu era gordão. E aí eu vi que eu tinha que fazer alguma coisa para mudar minha vida, mudar a alimentação ou alguma coisa. 

Foi assim que Rodrigo iniciou na academia. No começo, tudo era questão de apenas saúde.

Os médicos falaram para mim que eu tinha que perder peso. Aí a chave virou e eu comecei a fazer academia para melhorar a saúde.

Vencendo a Esclerose Múltipla no Fisiculturismo: uma história de superação!

O fisiculturismo apareceu na sua vida

Ao passar das semanas, a musculação tomou conta da sua vida e após vencer os problemas decorrentes da esclerose múltipla, o fisiculturismo apareceu.

Comecei a fazer musculação e comecei a gostar do fisiculturismo. Esse aqui foi meu primeiro ano competindo.

Assim, Rodrigo competiu no Miss e Mister e na Copa Atlas como atleta PCD.

Uma mensagem de motivação de alguém que foi um guerreiro nos palcos

Por fim, Rodrigo Belussi fez questão de deixar uma mensagem para todos aqueles que possam estar passando pelo mesmo problema, seja ele a obesidade ou a esclerose múltipla.

O ser humano pode tudo, tudo que ele quiser, consegue. Só basta querer e focar naquilo. Tem que falar: “eu quero e eu vou conseguir”. Se você focar, você consegue. O ser humano tem esse negócio, ele é forte para lutar e ele consegue.

Vá além do mundo do fisiculturismo! Confira também nossos outros conteúdos:

Gustavo Gama

Repórter do Esportelândia. Jornalista pela Belas Artes. Responsável pela popularização da mídia do fisiculturismo de forma jornalística. Acadêmico de nutrição e criador da página Notícias Sobre Fisiculturismo. Está no Esportelândia desde 2021.