Com mais de 100 títulos conquistados na sua carreira como fisiculturista, Fernando Sardinha é um dos maiores nomes do esporte no Brasil.

Com toda essa vivência, Sardinha já superou diversos preconceitos durante os anos quando o assunto era fisiculturismo.

Inclusive, um deles, sobre o uso de esteroides anabolizantes, voltou a ser discutido com abrangência neste ano. 

Diante de tanta especulação sobre o uso de anabolizantes dentro do fisiculturista, Fernando Sardinha foi a público relatar sua opinião prática sobre o assunto.

Veja também: conheça os 81 termos mais diferentes falados no linguajar do fisiculturismo!

Fernando Sardinha fala sobre anabolizantes: “É uma escolha”

Fernando Sardinha expõe verdades sobre esteroides anabolizantes

Fernando Sardinha, mestre icônico do fisiculturismo nacional, não se escondeu sobre o tema anabolizantes e já deixou claro sua relação com o esporte.

Eu tomo esteroides anabólicos há 38 anos. Eu sou um homem, pagador das minhas dívidas, não faço nada fora da lei, sigo as regras. Não sou perfeitinho, mas eu escolhi este esporte.

A modelo Vladislava Galagan é natural ou hormonizada? Confira o veredito.

Sobre este último ponto, Sardinha fez questão de levantar a discussão de que o uso de esteroides anabolizantes não é obrigatório.

Na verdade, a pessoa que escolher utilizar a substância tem que estar de acordo com seus efeitos colaterais e cabe a ela escolher se irá arriscar sua vida ou não.

Eu sou natural e quero ficar assim para sempre… Parabéns, continua. Se seus exames disserem que você tem que tomar, toma.

Há dependência do anabolizante?

Fernando Sardinha expõe verdades sobre esteroides anabolizantes

Sardinha ainda comentou que, por conta da idade, o esteroide anabolizante já faz parte da sua vida e deixá-lo de tomar teria consequências negativas.

Para mim, aos 54 anos, se eu não tomar, nem o pinto sobe.

Fernando Sardinha expõe verdades sobre esteroides anabolizantes
Magaclick

Por fim, tendo em vista o crescente movimento do fisiculturismo “ante-bomba”, Fernando Sardinha fez questão de deixar um recado para quem o incomoda sobre o assunto.

Se você não precisa tomar, não toma. Mas não encha o saco dos outros. Segue tua vida, simples assim.

Vá além do mundo do fisiculturismo! Confira também nossos outros conteúdos:

Avatar de Gustavo Gama
Autor Gustavo Gama

Repórter do Esportelândia. Jornalista pela Belas Artes. Responsável pela popularização da mídia do fisiculturismo de forma jornalística. Acadêmico de nutrição e criador da página Notícias Sobre Fisiculturismo. Está no Esportelândia desde 2021.